Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Avaliados os vinhos produzidos em Xanxerê

A degustação de avaliação dos vinhos da Associação dos Produtores de Vinho Artesanal de Xanxerê, realizada no último fim de semana, demonstrou evolução na qualidade dos produtos desenvolvidos no município. A  iniciativa faz parte de um projeto que visa fortalecer o segmento, desenvolvido pela entidade em parceria com o SEBRAE/SC, SENAR/SC e EPAGRI.

O Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial deu origem aos recursos aplicados pelo SEBRAE/SC, seja nas consultorias tecnológicas de melhoria dos processos produtivos, gestão ou na preparação das unidades de produção para atender boas práticas de produção e aspectos legais de formalização.

O enólogo Fábio Ecco destaca que os vinhos degustados na avaliação surpreenderam pela alta qualidade, porém ainda é preciso trabalhar para que o produto continue evoluindo e ganhando, cada vez mais, o gosto dos consumidores de toda a região. “Esperamos que, em um futuro muito próximo, a região oeste de SC seja reconhecida nacionalmente pela qualidade dos seus vinhos artesanais”.

Ecco explica que os critérios de avaliação incluíram a utilização da ficha de degustação oficial da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) com pontuação de 0 a 100. “Na degustação observamos as características visuais do vinho como a limpidez, brilho e aspecto se condizem com a variedade em questão, as características olfativas (aroma) como a intensidade e qualidade e se tem algum defeito ou não. A última analise é gustativa (sabor do vinho) que permite avaliar a qualidade, intensidade e a persistência do sabor. Também avaliamos de forma geral (apreciação global) três quesitos que é a harmonia entre as características visuais, olfativas e gustativas”, observa.

O projeto, que visa fortalecer a cadeia produtiva do vinho, teve início neste ano com a participação de 12 produtores, porém, os vitivinicultores já participaram de consultorias do SEBRAE/SC em anos anteriores.

Segundo Ecco, o resultado das atividades desenvolvidas pelo projeto até o momento é positivo. “A qualidade dos vinhos elaborados pelo produtores impressiona e isso é consequência do comprometimento deles em busca de conhecimento e novas técnicas de produção. Nós,  do SEBRAE/SC, estamos proporcionando suporte técnico na implantação de novas tecnologias de produção e, com essa parceria entre os produtores, SENAR/SC e EPAGRI, a qualidade dos vinhos aumentará cada vez mais”.

A avaliação contou com a participação dos seguintes enólogos: Fábio Ricardo Ecco (consultor do SEBRAE/SC), Jefferson Dantas de Souza (EPAGRI de Videira – SC), Eduardo Rech (Adega Chesini de Farropilha – RS), Guilherme Fornasier (Vinícola Terraças de Bento Gonçalves – RS) e Vitor Mizevski (Vinícola Terraças de Bento Gonçalves).  Foram analisados 41 vinhos divididos em 5 categorias:  Niagara Branco, Vinho Tinto de mesa, Vinho Bordô, Vinho Rosé e Vinhos Finos.

PREMIAÇÃO

A premiação dos vinhos de Xanxerê ocorrerá durante a 9ª Festa do Vinho e 1ª Festa do Queijo e Salame, promovida pela Associação dos Produtores de Vinho Artesanal de Xanxerê e Região, no sábado, 8 de julho, no CTG Espelho da Tradição. A programação inicia às 19 horas com degustação e segue às 20 horas com cerimonial de entrega do reconhecimento aos produtores de vinho. A partir das 21 horas, haverá baile com musical GD.

Além da degustação de vinhos, o público poderá provar variedades de queijos, salames, copas e demais petiscos servidos durante o evento. Os ingressos poderão ser adquiridos na Taisat Eletrônica, Consistemaq Balanças e KS Móveis. Informações pelo telefone (49) 9 9106 1743.

Posts Relacionados

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro