Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Balneário Camboriú lidera o Ranking Connected Smart Cities em Meio Ambiente pela terceira vez

Pela terceira vez consecutiva, Balneário Camboriú ficou no topo do Ranking Connected Smart Cities, que conta com municípios de todo o Brasil, no eixo Meio Ambiente. A entrega do reconhecimento ocorreu na manhã desta segunda-feira (04), em São Paulo.

O ranking reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis nos mais variados eixos por meio de 75 indicadores. No caso do Meio Ambiente, foram avaliadas questões relacionadas ao saneamento básico, coleta de resíduos sólidos, monitoramento de áreas de risco e recuperação de materiais recicláveis e distribuição de água.

Além do Meio Ambiente, a cidade foi destaque em Governança (2ª colocada), Mobilidade (4ª colocada), Saúde (4ª colocada), Segurança (4ª colocada) e Economia (6ª colocada). Balneário Camboriú também figurou entre as cinco primeiras cidades entre 100 e 500 mil habitantes no ranking geral brasileiro. Na Região Sul, a cidade ficou em 3º no ranking geral, ficando atrás apenas das capitais Florianópolis/SC e Curitiba/PR.

O troféu foi recebido pela secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi, em nome do prefeito Fabrício Oliveira. “Mais uma vez Balneário Camboriú se destaca nesta premiação nacional, e num eixo temático importantíssimo para o conceito de cidades inteligentes, que é o do Meio Ambiente. Temos nos empenhado em obras e ações que transformaram nossa cidade em uma referência no assunto, com a universalização do saneamento básico (quase 100% de rede concluída), com o sucesso ambiental e de proteção costeira da obra de alargamento da Praia Central, com praias certificadas com a Bandeira Azul, e muitos outros investimentos neste setor que representa crescimento com sustentabilidade, com inovação e com qualidade de vida. Outro importante eixo que temos investido é o da mobilidade urbana. Recentemente, fomos uma das primeiras cidades do país a implantar transporte público com tarifa zero. Além disso, desenvolvemos diversos projetos de incentivo à micromobilidade, aumento da malha cicloviária, e, em parceria com as demais cidades da região, com a implantação de um mega projeto em andamento de mobilidade regional com transporte 100% elétrico e com integração rápida ao aeroporto mais próximo de Balneário Camboriú”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

Estando em sua 9ª edição, o Ranking Connected Smart Cities mapeou mais de 650 cidades em todo o país. O evento foi criado com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. O resultado completo do estudo foi divulgado em caderno especial do Jornal O Estado de São Paulo.

Posts Relacionados

Projeto que declara Lula “Persona Non Grata” em Balneário Camboriú não é votado

Audiência Pública irá discutir criação de quatro bairros em Balneário Camboriú

Vereadores de Balneário Camboriú nomeiam membros da CPI do Saneamento

Morador de rua é detido após ameaçar dona de restaurante na Avenida Atlântica

Divulgada a programação especial da 37ª Festa da Tainha

IFC Blumenau oferta vagas para curso técnico de Mecânica via reintegração, transferências e ingresso de diplomados

Banco de Perucas, Lenços e Toucas fez quase mil empréstimos ou doações

Road Show divulgará Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar no Sudeste

Surto de sarna suspendeu aulas em creche de Balneário Camboriú

Campanha contra a Poliomielite enfrenta baixa adesão em Balneário Camboriú