Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Balneário Camboriú triplica número de adoções de crianças e adolescentes no último ano

A comarca de Balneário Camboriú, de julho do ano passado até agosto deste ano, registrou 28 adoções na Vara da Família, Infância e Juventude. Se comparado aos​ últimos dois anos, 2018 e 2019, quando houve registro de nove casos, o número de adoções triplicou. A juíza Camila Coelho, titular da unidade, ressalta que os servidores e as assistentes sociais, assim como as equipes das instituições de acolhimento, dedicaram-se muito para esse fim.

Foram realizadas 13 adoções de bebês de zero a dois anos; 13 adoções de crianças com idade entre dois anos e 12 anos; e de dois adolescentes, de 16 e 17 anos na unidade. Algumas dessas adoções ainda estão em estágio de convivência. Sobre o número expressivo registrado no último ano, a magistrada acredita ter relação com a pandemia, especialmente quanto aos bebês. “Nossos recém-nascidos em geral são filhos de gestantes usuárias de drogas e em situação de rua, e houve aumento desses casos na pandemia”, cita.

A assistente social forense Edna Maria de Oliveira Carvalho observa que muitas pessoas buscam na cidade de Balneário Camboriú melhoria na qualidade de vida e oportunidades de trabalho, mas infelizmente alguns não conseguem. “Nos atendimentos realizados no setor de Serviço Social, observamos que o perfil das mães que procuraram a Vara da Infância para a entrega legal de seus filhos estava relacionado ao desemprego e vivência em situação de rua, muitas delas usuárias de drogas. Essas mães não apresentavam capacidades física e psicológica para desempenharem o devido cuidado que uma criança demanda”, lembra.

Neste período de um ano e dois meses, a Vara da Família, Infância e Juventude de Balneário Camboriú lidou com demandas complexas. A assessora jurídica Alyana Tomio de Souza compartilha que foram feitas adoções de três irmãos para o mesmo casal; quatro irmãos separados em duas famílias distintas, porém residentes na mesma cidade para que mantenham contato; um bebê encontrado na lixeira logo após o nascimento; um bebê entregue pela mãe a um casal através da adoção à brasileira e que foi dele retirado logo após; um bebê cuja mãe já teve 13 gestações, usuária de drogas e moradora de rua; bebês entregues pela própria genitora desde o nascimento no hospital; bebês de usuárias de drogas internadas durante a gestação para receber o tratamento médico adequado.

“É um imenso desafio para a equipe do gabinete trabalhar com tantos casos urgentes e que exigem tanta cautela no momento da análise. Os processos das crianças/adolescentes acolhidos institucionalmente são revisados diariamente para que todas as diligências sejam cumpridas rapidamente por todos os envolvidos. Há a tentativa de estruturar o núcleo familiar antes de qualquer medida mais drástica em relação à criança e ao adolescente”, ressalta a servidora.

Atualmente há quatro crianças e sete adolescentes acolhidos. Entre as crianças, há uma menina portadora de deficiência apta para adoção e em aproximação com um casal. Dos adolescentes, dois estão aptos à adoção, porém não há pretendentes. A comarca de Balneário Camboriú tem 50 casais cadastrados, os quais aguardam pela adoção. Destes, 12 encontram-se temporariamente indisponíveis por alguma razão particular.

”Entre os postulantes cadastrados em nossa comarca, a procura é de crianças com zero a seis anos de idade, que apresentem saúde plena ou situação de saúde tratável. Dessa forma, quando a comarca tem crianças aptas para a adoção, os casais do Cadastro Único são contatados, conforme ordem de inscrição, para a iniciação do processo. Por fim, inferimos que o aumento da demanda se deve ao fato de ter ocorrido uma maior disponibilidade de crianças, pelos motivos supracitados, durante este período”, observa a assistente social Edna Maria de Oliveira Carvalho, ao citar que a equipe, formada também pelas colegas Deolinda Raiser, Celia Biazibetti da Rocha e Janete Kaminski, não mediu esforços e empenho para efetuar o melhor trabalho durante a pandemia.

Portaria sobre apadrinhamento

Para realizar a adoção de uma criança, é necessário que o casal esteja inscrito no Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo (Cuida), o qual tem por objetivo informar acerca de pretendentes à adoção e agilizar os procedimentos relativos ao encaminhamento de crianças e adolescentes. O programa discorre que a inscrição de pretendentes à adoção residentes em Santa Catarina será feita unicamente na comarca do município onde residem. Contudo, uma vez deferida a habilitação, os pretendentes passam a integrar o cadastro estadual e a concorrer à adoção em todas as comarcas do Estado.

No dia 11 de agosto de 2020, a juíza Camila Coelho emitiu uma portaria sobre apadrinhamento (afetivo, provedor ou prestador de serviço) em favor das crianças e adolescentes acolhidos. Entre os citados casos, duas adolescentes foram adotadas por meio do apadrinhamento – a aproximação ocorreu por não haver pretendentes habilitados com esse perfil e, durante a aproximação, surgiu o interesse deles na adoção – e uma criança portadora de deficiência, a qual está em fase de aproximação com um casal que era voluntário no abrigo. Essas adoções foram possíveis em razão de a equipe forense não ter encontrado pessoas habilitadas no Cuida que se encaixavam no perfil.

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana