Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Balneário Piçarras – Software de reconhecimento facial ajudará a identificar suspeitos de crimes na cidade

Uma novidade tecnológica promete reforçar a segurança e facilitar o trabalho da Polícia Militar em Balneário Piçarras. O município contará com o auxílio de um software de reconhecimento facial capaz de identificar suspeitos de crimes e até localizar veículos furtados. O novo sistema será lançado hoje, 10, na Companhia da Polícia Militar.

O engenheiro de TI, Alvino Cavaco,  proprietário da empresa 4Face Softwares, foi quem desenvolveu a plataforma. Segundo ele, as imagens captadas pelas 20 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade podem auxiliar a Polícia Militar na captura de criminosos procurados pela justiça. “Basicamente, ele [o software] emite um alerta quando uma pessoa cadastrada no banco de dados da polícia passa pela câmera”, revela Alvino.

Esse alerta soa na central de monitoramento, dentro da Companhia da Polícia Militar, e fornece dados vitais, como o local onde suspeito foi localizado. “O sistema também é capaz de identificar veículos furtados”, acrescenta o engenheiro de TI.

A própria Polícia Militar poderá configurar e personalizar o software, conforme as necessidades da companhia. Segundo Alvino, ações como antecipar possíveis crimes ou contravenções também estão ao alcance do programa. “É possível configurá-lo para, por exemplo, acionar o alerta se uma mesma pessoa for vista mais de uma vez em frente a um banco, ou mesmo tentar abri-lo fora do horário de atendimento”, explica o desenvolvedor.

Balneário Piçarras será o primeiro município brasileiro a implantar o software para segurança pública. Segundo Alvino, o suporte era utilizado, até então, por empresas privadas, como grandes lojas, cooperativas e bancos.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores