Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Basquete abre portas para jovens brasileiros em universidades dos Estados Unidos

Muitas pessoas sonham em viver nos Estados Unidos e conquistar uma carreira de sucesso durante a estadia. Um dos meios para conseguir isso é por meio do esporte e foi como Caio Teixeira conseguiu promover o próprio desenvolvimento ao se candidatar para uma vaga na universidade pleiteando bolsa de estudos para jogar basquete e futebol. Atualmente, após se graduar em Administração e jogar pela Johnson University de Orlando, Caio produz conteúdo para internet com base em suas experiências no país.

Para os jovens, essa é uma boa forma de apresentar quais são as possibilidades de crescimento e desenvolvimento em outro país, visto que existe uma infinidade de oportunidades nos Estados Unidos quando o assunto é esporte. Desde os 13 anos, Caio jogou no Brasil pelos times de Niterói e do Botafogo e quando surgiu a chance de ir para os Estados Unidos, precisou participar de diversas peneiras para conseguir se alocar em um time do ensino médio.

Segundo o atleta, foi fundamental o treinamento de alto nível ainda no Brasil para conquistar a vaga na high school, uma vez que os estudantes do colégio já estavam desenvolvendo suas habilidades para convencer o técnico e esperando conquistar essa oportunidade. Ele relata que os anos jogando campeonatos sub-15 e sub-19 fizeram toda a diferença nesse processo.

No entanto, a conquista da bolsa esportiva em uma universidade costuma ser o momento mais difícil para esses estudantes, considerando o valor necessário para estudar, que pode chegar a mais de 50 mil dólares anualmente, sem contar os custos de residência, transporte, alimentação e lazer. Por esse motivo, muitos buscam a oportunidade de bolsa de estudos, seja ela por mérito acadêmico ou esportivo.

Ao terminar o último ano escolar, apesar de fazer parte do time titular de basquete, Caio não recebeu nenhuma proposta de universidades, o que o levou a fazer um showcase para mais de 40 técnicos de basquete, vindos de todos os cantos do país. Com isso, conseguiu duas propostas vindas de Massachusetts e Vermont, onde a oferta era mais vantajosa e com uma estrutura colossal.

Ainda assim, Caio passou por algumas adversidades, como o frio e a falta de oportunidades no time da faculdade, sendo que durante o primeiro ano ele jogou apenas 15 minutos inteiros devido à falta de reconhecimento por parte dos técnicos e colegas de equipe, diferentemente dos times que fez parte em Orlando, que eram mais abertos a estrangeiros.

Por essa razão, após o período de um ano, ele solicitou a transferência para Orlando e terminou a graduação em Administração e Negócios no Estado da Flórida, embora não tenha conseguido continuar com o basquete devido a algumas barreiras de idioma e com as matérias de cálculo.

É importante ressaltar que falar inglês de conversação não basta quando se trata de formação universitária, quando é necessário entender termos técnicos de disciplinas que podem ser extremamente difíceis, como cálculo, bem como para os que desejam cursar matérias biológicas, como medicina e química.

E mesmo fora do time de basquete, Caio não deixou de praticar o esporte e continuou recebendo apoio de patrocinadores e da NBA Brasil para compartilhar a experiência que estava vivendo nos Estados Unidos com os vídeos no YouTube, que além do dia a dia real no país mostram também diversos materiais sobre o esporte. Atualmente, além de produzir conteúdo para internet, Caio também quer continuar no meio do esporte, seja jogando ou comentando os jogos de forma profissional.

*Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com quase 150 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB São Paulo e Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB Santos.

Sobre o escritório

O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos, Miami e Huston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br ou entre em contato por e-mail contato@toledoeassociados.com.br.

Sobre a Lee Toledo Law

A parceria entre o escritório Youjin Law Group e Toledo e Advogados Associados resultou agora na LeeToledo PLLC. Os principais diferenciais do novo escritório, que soma a experiência de 30 anos da Advogada Kris Lee e 18 anos do Advogado Daniel Toledo são a possibilidade de atender o cliente dentro do seu próprio território nacional, seja no Brasil, União Europeia, desde que haja acordo de reciprocidade entre a Ordem dos Advogados de Portugal e a associação de advogados do outro país europeu ou Estados Unidos. O atendimento pode ser realizado em português, inglês, espanhol e coreano. Acesse : https://leetoledolaw.com/

Posts Relacionados

Leilão 5G garante internet de alta velocidade para toda a região Sul

Dezembro Laranja combina cuidados com a COVID-19 e prevenção contra o câncer de pele

Cristo Redentor é iluminado de azul e amarelo para celebrar a declaração de Barbados como uma república

Krav Magá é uma excelente opção para quem deseja exercício dinâmico

Diário da Cidade

Economista aponta impactos para o Brasil trazidos pela crise hídrica

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até hoje; veja quem tem direito

Olimpíadas Especiais Brasil participarão de Corrida Virtual para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Brasil se mobiliza com ações em homenagem às vítimas de trânsito

Uber inicia nova campanha educativa de combate ao assédio na Região Sul

1 em cada 4 pessoas negras já evitou usar transporte por medo de racismo

Foz do Iguaçu recebe o Festival Tambaqui da Amazônia

Consciência Negra: Mars acelera trabalho de equidade racial com nova área de inclusão e diversidade

Casos de zumbido aumentam entre jovens e adolescentes

Diário da Cidade

59% dos brasileiros consideram cancelar os serviços de streaming caso os preços aumentem, aponta relatório

Pix completa um ano com novas medidas de segurança

Donos de terras invadidas devem denunciar crimes ambientais

Startup chilena lança “Aprendo Livre”, plataforma gratuita que ajuda estudantes brasileiros na reta final do Enem

Checklist do gênio chega ao Brasil pela SENAI-SP Editora em parceria com MIT – Massachusetts Institute of Technology

Diário da Cidade

Depressão é um tabu para muitos homens brasileiros

Andreas Kisser faz série de apresentações no Sesc Vila Mariana com o projeto de releituras Brasil Rock Stars