Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC

BEISEBOLL GANHA CADA VEZ MAIS ESPAÇO ENTRE OS BRUSQUENSES

Um dos esportes mais tradicionais do mundo, o beisebol também entra cada vez mais no cotidiano e gosto dos brasileiros. Em Brusque apaixonados pelo esporte comemoram a ascensão da modalidade que vai deixando a prática em evidência no país.

Há cerca de cinco meses a cidade berço da fiação ganhou a primeira equipe oficial, o Brusque Brewers Baseball que tem como objetivo fomentar a prática do esporte no município. A iniciativa surgiu por meio de um grupo de quatro amigos e hoje já são mais de 30 que participam ativamente.

Entre os idealizadores do grupo está Paulo Colzani. Adepto que sempre admirou o esporte tradicional em países como Estados Unidos, África do Sul e Japão, ele agora vê a oportunidade de ajudar a desenvolver a modalidade no Brasil, país emergente, mais ainda sem tradição no esporte. “Hoje já temos alguns atletas brasileiros jogando as principais categorias. Em alguns lugares do país o beisebol já é uma realidade há algum tempo”, destaca Colzani.

Segundo ele, as principais cenas do esporte ocorrem em estados como o Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Pará. “Onde tem colônia japonesa o beisebol é muito forte”, ressalta. Para o grupo de Brusque, Colzani diz que a ideia é se divertir, mas a partir de 2017 a intenção é trabalhar com crianças. “Não existe outra forma de fazer o beisebol crescer”, destaca.

Relação desde a adolescência
Colzani, hoje com 35 anos, acompanha o beisebol desde 1998, mas somente agora se envolve diretamente com o esporte. O atleta conta que antes de montar a equipe sua experiência com o esporte era restrita a assistir as partidas. “Comecei a praticar junto com a galera, e hoje o grupo já tem grandes nomes, com atletas experientes, que já jogaram em grandes centros do país, como São Paulo e Belo Horizonte, e também no exterior, a exemplo do Nelson Kuroki e do Marcelo San, que jogou 20 anos no Japão”, observa.

Essa troca de experiência, segundo ele, é o que tem ajudado o esporte a se fortalecer rapidamente na cidade. “Eles têm um conhecimento muito evoluído do esporte. Buscamos essas pessoas para que a gente também aprenda e no futuro possa passar para as crianças”, destaca.

Esporte democrático
A ideia do Brusque Brewers é trabalhar com crianças de 10 a 18 anos. Colzani comenta que, diferente do que muitos imaginam, o beisebol é um esporte democrático e pode ser praticado por qualquer pessoa. “Gordo, magro, alto, baixo, não importa, basta ter disposição e querer aprender”. Ele observa que os materiais para a prática não têm preço muito acessível, porém pela sua durabilidade acabam sendo um grande investimento. “É caro, mas dura muito tempo”.

Recentemente, a equipe de Brusque comprou kit com bola e bastão para os atletas que quiserem conhecer mais o esporte. “Temos um patrocinador que é a Serta Balanças e estamos buscando mais investimentos para a compra de novos materiais, mas com a ajuda de todos que já fazem parte do grupo conseguimos comprar um kit para propiciar uma primeira experiência para as pessoas verem se gostam”, conta Colzani. Mais informações sobre a prática podem ser obtidas na página no facebook Brusque Brewers Baseball.

Boa impressão

Em setembro, o Brusque Brewers participou de sua primeira competição oficial. A equipe disputou o campeonato estadual da modalidade em Jaraguá do Sul. Diante escolas bem mais experientes, como Floripa e Curitiba, a equipe até fez bons jogos, mas não conseguiu bons resultados. “Mais por erros nossos do que por qualidade dos adversários”, ressalta Colzani.

Ele conta que a sensação de poder participar de um campeonato oficial foi espetacular. “Ficou todo mundo encantado, torcendo pelo próximo campeonato”, afirma. A ideia agora é de que os atletas participem de mais uma competição no fim do ano. “Queremos fazer um triangular com as equipes de Florianópolis e Joinville. A intenção é de que esses jogos sejam realizados em Brusque, no campo do Paysandu”, adianta Colzani.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina