sábado, abril 26, 2025
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Prefeitura na Barra: evento é marcado por serviços à comunidade, cultura e diversão

Centenas de atendimentos foram realizados pelas secretarias e autarquias municipais na Praça do Pescador

A transferência simbólica da sede administrativa para o Bairro da Barra marcou esta sexta-feira (25) com um dia de música, arte, cultura e serviços na Praça do Pescador. O local se transformou em um grande palco de atividades, onde centenas de atendimentos realizados pelas secretarias e autarquias municipais aproximaram ainda mais a comunidade do Poder Público.

O evento teve início com a apresentação da Banda Municipal, encantando o público com um repertório composto por grandes sucessos nacionais e internacionais. Em seguida, o diácono Júlio Cesar Alexandre subiu ao palco para compartilhar mensagens de fé e abençoar a solenidade.

Os alunos do Jardim II do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Bom Sucesso, no Bairro da Barra, emocionaram os presentes com sua apresentação do tradicional Boi de Mamão. O público também prestigiou o projeto “Musicalizando com Sucata”, idealizado pelo professor Ricardo Alexandro Rigo, que transforma materiais recicláveis em instrumentos de percussão, unindo música e conscientização ambiental.

O projeto “Cultura Unindo Gerações – Manifestação Folclórica do Boi de Mamão” levou a essência da dança tradicional, valorizando a identidade e a história do Bairro da Barra. Outro momento marcante foi a apresentação da cantora Isabel Grah, que interpretou a canção “O Que É, O Que É”, de Gonzaguinha.

Em seguida, teve início a cerimônia de assinatura de projetos de lei, investimentos e ordens de serviço, que trarão benefícios diretos para a comunidade da região Sul.

A prefeita Juliana Pavan abriu a solenidade expressando sua gratidão por esse momento tão significativo. “Estou profundamente feliz e orgulhosa de estar aqui, assinando ordens de serviço e anunciando investimentos que ultrapassam R$ 45 milhões para a região Sul, o coração da nossa cidade. Este é um evento histórico para Balneário Camboriú, que reconhece o valor e a importância desta região e de sua comunidade”, destacou.

Na parte da tarde, a Praça do Pescador se transformou em uma animada pista de dança, onde a diversão tomou conta com muita música e dança, movimentando a comunidade e proporcionando momentos de alegria e lazer para todos.

Balanço de atendimentos

A Secretaria da Saúde realizou 351 atendimentos, incluindo 95 aferições de sinais vitais, 89 sessões de auriculoterapia, 32 regulações, 75 atendimentos em odontologia, além de 30 ações da Vigilância Sanitária e 30 atendimentos por telemedicina.

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) prestou serviços como esclarecimento de dúvidas, abertura de protocolos, emissão de segunda via de faturas e orientações gerais, totalizando dez atendimentos.

O Procon contabilizou 17 atendimentos, envolvendo principalmente casos de precificação, reembolso, cobrança indevida, divergências contratuais e orientações gerais. O órgão também forneceu informações sobre suas atribuições e realizou o direcionamento adequado para outros setores, quando necessário.

A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família fez 15 atendimentos voltados ao Programa de Proteção Global, que atua na prevenção, combate, assistência e diminuição dos índices de violação de direitos no município. Deste total, foram feitos dois encaminhamentos para atendimento psicológico junto à Casa da Família. Além disso, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Programas Abraços atenderam um total de 183 pessoas.

A Secretaria de Obras fez a abertura de sete ordens de serviço ao longo do dia, na unidade móvel instalada junto à Praça do Pescador.

A Secretaria da Pessoa Idosa emitiu mais de 60 carteirinhas e fez a distribuição de informativos do Programa Abraço ao Idoso e do cronograma das dezenas de atividades oferecidas pela secretaria.

Outros serviços

A Fundação Cultural marcou presença com a exposição de artesanato, livros e trabalhos das Câmaras Setoriais do Conselho Municipal de Política Cultura. Além disso, foi montado um estande especial da Colônia de Pescadores, destacando sua relevância histórica e cultural para o Bairro da Barra.

A Fundação Municipal de Esportes (FME) realizou atendimentos para inscrições nas escolinhas esportivas do município, que oferecem 23 modalidades, e nas 49 oficinas promovidas pela Prefeitura. A praça foi palco de oficinas esportivas e de um torneio de vôlei de praia organizado pela FME.

A Secretaria de Educação realizou ações pedagógicas, orientações institucionais e inscrições para o programa Fila Única. Além disso, o ônibus “Conta Pra Mim” promoveu contação de histórias para as crianças.

Nas ações de combate à dengue, foram realizadas orientações sobre medidas preventivas e distribuídos materiais informativos à população.

A Secretaria de Segurança esteve presente com a Ronda Escolar e o Departamento de Maus-tratos a Animais. Já a BC Trânsito fez orientações sobre ciclomotores e atividades educativas para crianças.

A Controladoria promoveu o Programa Compliance, que facilita o acesso dos cidadãos às informações públicas e aumenta a transparência administrativa por meio do uso do sistema eletrônico de solicitação de informações (e-SIC). A ouvidoria atendeu presencialmente acompanhando as demandas registradas e informando sobre as atribuições do setor.

Diversos sorteios foram realizados, promovidos pela Secretaria de Turismo, com ingressos para as principais atrações de Balneário Camboriú, como Barco Pirata, Parque Unipraias, Multiparque, Muve Indoor, Aventura Jurássica, Grupo Oceanic, Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico), Summit BC e FG Big Wheel.

Transferência da sede administrativa

A transferência simbólica acontecerá todos os anos, sempre no dia 26 de abril (ou no dia útil anterior, quando a data coincidir com feriados ou fins de semana), em referência à fundação da antiga Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú, atual Bairro da Barra, em 1849.

Capital Inicial celebra 25 anos do acústico Mtv com show em Curitiba

“O projeto comemorativo de uma das maiores bandas do rock nacional, chega à capital paranaense no próximo dia 14 de junho na Arena White Hall/Jockey Clube do Paraná. Leoni e Di Ferrero serão os convidados especiais que farão seus shows para completar essa grande festa. Ingressos estão à venda”.

Em 2025, o Capital Inicial celebra um dos álbuns mais icônicos da carreira com a turnê “Capital Inicial: Acústico 25 Anos”. Inabalável há 42 anos, a banda traz toda a atmosfera desse trabalho para os dias atuais. Com realização da Prime e Bonus TrackCuritiba será palco dessa comemoração de um dos maiores projetos do rock nacional, no próximo dia 14 de junho, na Arena White Hall/Jockey Clube do Paraná (R: Dino Bertoldi, 740)Para a apresentação se tornar ainda mais memorável, o show conta com os convidados Di Ferrero Leoni, que farão apresentações especiais completas para a comemoração do emblemático álbum. A turnê teve início em março e vem sendo um sucesso por onde passa. 25 cidades, reproduzindo na íntegra, e na ordem, as músicas do famoso disco com quase a mesma formação da gravação original. 

“Um marco como esse da história do Capital tem que ser celebrado! Por isso, vamos levar para 25 locais esse show com a formação quase original de 25 anos atrás. Vai ser lindo reviver esse momento que foi a virada de chave para a banda e os fãs. Estamos muito felizes em poder tocar nossos grandes sucessos em versão acústica!”, afirma Dinho Ouro Preto.  

Os ingressos estão à venda na plataforma online www.blueticket.com.br e custam a partir de R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm., de acordo com o setor. ***Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. PISTA – R$160,00 (inteira)/ R$80,00 (meia-entrada)/ ÁREA VIP/PREMIUM – R$320,00 (inteira)/R$160,00 (meia-entrada)/ BISTRÔ (somente mesa, sem banquetas) – R$2.000,00 (cada bistrô acomoda 6 pessoas para o espaço localizado dentro da área vip). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. INGRESSO SOLIDÁRIO – doares de 1kg de alimento não-perecível, possuem 40% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento e as doações serão recebidas por entidades específicas a serem cadastradas e definidas. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. ***Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

POR TRÁS DO ACÚSTICO

Em 2025, o Capital comemora os 25 anos da gravação do seu álbum mais conhecido, influente e aclamado, o Capital Inicial Acústico MTV. A banda havia se reunido um pouco antes, em 1998, cinco anos após a saída de Dinho Ouro Preto. A retomada da banda tinha pretensões bastante modestas – a ideia era fazer apenas alguns shows para celebrar a sua história e o legado do rock de Brasília.

No entanto, poucos meses após os primeiros shows, chega um convite da nascente Abril Music para gravar um disco de inéditas. O álbum, depois chamado de “Atrás dos Olhos”, foi gravado em Nashville com o produtor David Z, mesmo de Prince e Billy Idol, em agosto de 1998, e marca a retomada fonográfica e o ressurgimento do Capital Inicial. 

Pouco depois, chega o segundo convite, também inesperado, para gravar o Acústico MTV. A banda se dá conta da visibilidade e dos desafios do projeto e passa quase dois meses ensaiando de manhã e à tarde no Teatro Mars. Para a produção musical, é convidado Marcelo Sussekind, um velho amigo e produtor de álbuns anteriores do Capital. Para acompanhá-los na gravação, do começo ao fim, é convidado outro grande amigo, o Kiko Zambianchi; e para uma participação especial, dessa vez uma amiga de escola do Dinho, a Zélia Duncan. Nesse time ainda são chamados mais dois músicos, o Denny Conceição na percussão, e o Aislan Gomes nos teclados.

Horas, dias e semanas se arrastam enquanto todos ensaiam ininterruptamente. Enquanto isso, algumas perguntas surgem: que canções incluir?  Qual o critério a ser usado na seleção do repertório? Qual a sonoridade a ser buscada?  Que cara dar ao projeto? Chega-se ao consenso de que o som deveria ser cru e simples, quase elementar. Algo que remetesse às origens da banda. Na escolha do repertório é feito algo similar, as músicas mais conhecidas e mais emblemáticas dos discos anteriores são escolhidas. Porém, toma-se também a decisão de incluir canções mais recentes e duas inéditas, “Natasha” e “Tudo Que Vai”. É feita ainda uma versão de “Primeiros Erros” do Kiko Zambianchi.

O registro dessa noite singular, literalmente única, pois tudo foi gravado em uma única noite, é bastante próximo do desejo de todos os envolvidos. O espírito e a essência da banda estavam presentes, mas com o pé no freio. Tudo muito calmo; como se estivessem tocando na sua sala ou em volta de uma fogueira a céu aberto.

Registro feito, gravação terminada, alívio generalizado e pronto, agora era só lançar. O começo desse processo foi como tudo que envolveu a banda desde a sua reunião – modestamente. Mas o que se seguiu não poderia ser mais diferente. O álbum se viu gradualmente abraçado por mais e mais gente. Aos poucos as vendas ficam cada vez maiores. Os shows começam a ficar cada vez mais lotados. A agenda já não cabe no calendário. Até que, no Rock in Rio de 2001, a performance do Capital e a reação do público lançam a banda a uma dimensão até então inédita. O disco, cujas vendas já iam bem, explodem. Os shows passam a ser em ginásios e estádios. 

Um ano inteiro após seu lançamento, o Capital se vê entre os maiores nomes da música brasileira. Passa a ver a sonoridade do disco copiada. E não só no rock, em outros gêneros também, como na música sertaneja. A partir daí, o disco rapidamente alcança um milhão de discos vendidos. Ele é pirateado de norte a sul e mesmo assim as vendas não param. Recebe todos os prêmios que havia no país. A banda não consegue mais chegar aos seus próprios shows. O Capital passa a ser acompanhado por uma escolta para abrir o caminho. Há gritaria na porta dos hoteis. E as vendas continuam. Até hoje não se sabe qual é o número final das vendas. Em parte, porque nunca parou de vender. Até hoje algumas canções do disco estão entre as mais ouvidas do Capital nas plataformas de streaming.   

O Capital Inicial quis aproveitar esse bom momento para lançar discos novos e escrever mais capítulos de sua história. Assim foi feito – eles lançaram um disco a cada dois anos até a pandemia. A banda quer continuar a olhar para o futuro, mas uma data como essa, e um disco como este, merece e vai ser celebrado. A banda vai fazer mais de 25 shows, com quase a mesma formação da gravação original. Vai também lançar um EP de músicas inéditas para acompanhar a turnê. Os shows terão produção musical de Marcelo Sussekind, cenografia do Zé Carratu, Studio Curva e MangoLab,  e design de luzes de Césio Lima. Vai ser uma comemoração à altura de sua dimensão.

Mais sobre Di Ferrero

Di Ferrero é cantor e compositor. Esteve à frente da banda brasileira de rock NX Zero como vocalista de 2004 a 2017, e em 2018 estreou sua carreira solo.

Com a banda, o cantor gravou sete discos de estúdio, três DVDs e dois DVDs ao vivo (Multishow Ao Vivo: NX Zero 10 anos e Norte Ao Vivo), e ganhou diversos prêmioscomo “Melhor Cantor” no Prêmio Multishow de Música Brasileira em 2011 e “Melhor Álbum de Rock Brasileiro” no Grammy Latino em 2009. Além disso, alcançou sete vezes o 1° lugar de música mais tocada no país, e já fez uma participação na música internacional “All Good Things” da cantora Nelly Furtado. Gravou também “Abra a Felicidade”, com Pitty e MV Bill, música tema da campanha publicitária Verão 2009, da Coca-Cola. Na TV, Di foi jurado do The Voice Brasil por duas temporadas, do X Factor Brasil 2016, e especialista no Pop Star, da TV Globo, além de apresentar o The Voice Extras, no Canal Sony. Em 2019, foi campeão do quadro Show dos Famosos, do programa Domingão do Faustão, na Rede Globo, e apresentador do Rock in Rio no canal Multishow. 

A carreira solo de Di conta com os EPs “Sinais – Parte 1”, “Sinais Sessions” e “Di Boa Sessions”. Também se destacou com os singles “Onde A Gente Chegou”, “Desculpa” e “Vai Passar”. Em 2022, o artista lançou seu primeiro álbum solo: Uma Bad Uma Farra, que conta com 12 faixas, nove músicas inéditas e três singles já lançados:“Intensamente” (feat. Vitor Kley), “Descansa” (feat. Clarissa) e “Aonde é o céu”.

Ano passado, Di teve a oportunidade de se recarregar com carinho e energia dos fãs pelos quatro cantos do Brasil após o sucesso que foi a Tour Cedo ou Tarde em reencontro com NX Zero. Agora, não teria melhor forma para retribuir do que presentear os fãs com Outra Dose Tour.

Mais sobre Leoni

O cantor, compositor e escritor, Leoni celebra 40 anos de estrada num show repleto de sucessos, em que o cantor e compositor revisita canções que marcaram a sua trajetória.  Começou sua carreira em 1983 como fundador da banda Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. Atuando como baixista, compôs todas as canções dos dois primeiros álbuns da banda. Em 1986, deixou o Kid Abelha para fundar e comandar sua segunda banda, Heróis da Resistência, quando assumiu os vocais e compôs todo o repertório dos três álbuns gravados. Partiu para a carreira solo em 1993 e, desde então, lançou sete álbuns, três DVDs e três EPs. Em toda trajetória, ganhou sete discos de ouro, um DVD de ouro e teve por volta de 200 canções gravadas. O compositor tem parcerias com grandes nomes da música brasileira como Cazuza, Zélia Duncan, Frejat, Herbert Vianna, Marcos Valle, Xande de Pilares, Zeca Baleiro. Como escritor, lançou quatro livros: “Letra, música e outras conversas” (1995), “Manual de sobrevivência no mundo digital” (2010), “A margarida mostrando os dentes” (2015) e “Baião de 2” (2016) em parceria com Mario Santa Cecília. 

SERVIÇO: 
CAPITAL INICIAL: ACÚSTICO MTV 25 ANOS

Abertura: Di Ferrero e Leoni 

QUANDO: 14 de junho de 2025 (sábado) 

LOCAL: Arena White Hall/Jockey Club do Paraná (R: Dino Bertoldi,740, Tarumã) 

HORÁRIO: a confirmar

VALORES:  a partir de R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm., de acordo com o setor.

***Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.  
PISTA – R$160,00 (inteira)/ R$80,00 (meia-entrada);
ÁREA VIP/PREMIUM – R$320,00 (inteira)/R$160,00 (meia-entrada);
BISTRÔ (somente mesa, sem banquetas) – R$2.000,00 (cada bistrô acomoda 6 pessoas para o espaço localizado dentro da área vip).

A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer.  

INGRESSO SOLIDÁRIO – doares de 1kg de alimento não-perecível, possuem 40% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento e as doações serão recebidas por entidades específicas a serem cadastradas e definidas. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. 
***Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. 

VENDAS ONLINE: www.blueticket.com.br .Para compras online é necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada no acesso ao evento.  

FORMA DE PAGAMENTO: Dinheiro, Pix e cartões de crédito/débito  

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Jovens com idade entre 14 e 16 anos terão acesso ao evento acompanhado de maior responsável. Jovens com idade inferior a 14 anos só terão acesso ao evento acompanhados dos pais.
Realização: Prime e Bonus Track 

Crédito: Fernando Schlaepfer

Miss Flamengo e musa da Sexy muda visual e alfineta: “dá pra ser elegante e continuar gostosa”

A modelo e empresária Nivia Abreu, de 34 anos, repaginou o visual para estar no jogo do Flamengo no final de abril, no Maracanã, e falou sobre a mudança radical no estilo.

“Tem muita mulher (Musa) tirando a roupa por qualquer coisa, para aparecer de qualquer jeito. Muita gente querendo chamar atenção com tudo de fora. Pra ser gostosa não precisa dar o bumbum para ‘bater’. Resolvi mudar, cortei o cabelo, troquei meu guarda-roupas e vou aparecer no jogo do mengão toda repaginada”, disse ela.

Nivia, que foi estrela de uma das edições da revista Sexy, revelou ainda o quanto já sofreu por passar a imagem da mulher ‘gostosona’ e sensual. Agora, com o novo visual, a Miss Flamengo quer se livrar do rótulo de ‘vulgar’ que, segundo ela, as mulheres do ‘meio são estigmatizadas’.

“Este é o meu terceiro ano como Miss Flamengo, e fui muito estigmatizada pelo jeito que me visto e por tantos ensaios sensuais. Isso não aconteceu só comigo, acontece com todas as mulheres bonitas que são associadas, de alguma forma, ao futebol. Somos vistas como vulgares e, muitas das vezes, somos condenadas por outras mulheres e atacadas por homens. Com o tempo, entendi que dá pra ser elegante e continuar gostosa, sem precisar  ‘andar’ com o corpo descoberto”, revelou.

Fotos: Divulgação / Perfil II Comunicação

Projeto seleciona artistas de Blumenau para gravar live session gratuita

Projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo oferece divulgação da música blumenauense de forma gratuita

Muitos artistas independentes sonham em ter uma captação ao vivo da performance no palco. E agora este sonho será realizado pelo Escadinha Musical, projeto de Blumenau (SC) que irá gravar dois artistas e/ou bandas musicais locais no formato live session no Auditório Carlos Jardim, na Fundação Cultural de Blumenau. Com inscrições gratuitas e abertas entre os dias 21 de abril a 5 de maio de 2025, o Escadinha incentiva a apresentação de faixa inédita durante a gravação dos episódios, que contarão com 16 minutos de duração. Confira o link para inscrição: http://forms.gle/F5vwNHYwEVkcYka67

“A gente sonha que todo artista independente tenha acesso a uma estrutura profissional de gravação e alcance visibilidade. A Escadinha Musical nasceu pra dar essa força e mostrar que tem muita coisa boa sendo feita aqui em Santa Catarina”, explica Arieu Felipe, que junto de Natália Mühlemberg são os idealizadores do projeto.

Pensado para promover a cena musical independente de Blumenau (SC), o projeto Escadinha Musical é fomentado pela Lei Paulo Gustavo e está em sua primeira edição. De acordo com o regulamento da ação, podem participar da chamada pública artistas solo, bandas ou coletivos musicais que sejam residentes na cidade catarinense, e que se identifiquem nos gêneros musicais pop, rock, MPB e suas variações, com composições cantadas em português. Vale ressaltar que os artistas devem ter, no mínimo, uma canção autoral já lançada (plataformas de streaming musical e YouTube) e repertório suficiente para uma gravação sem interrupções, de 16 minutos.

Com banca avaliadora formada por membros da equipe de produção, os critérios de avaliação para participação no projeto Escadinha Musical incluem: qualidade artística e técnica da música apresentada, coerência entre proposta e repertório dos artistas, originalidade e identidade autoral, potencial de engajamento com o público e disponibilidade para apresentação de faixa inédita durante a gravação.

O formato do programa se inspira em projetos já conhecidos, como Audiotree, KEXP, Tiny Desk, entre outros. Além da produção musical, Arieu também é responsável pela pós-produção (mixagem e masterização) e assina a produção cultural do projeto, que foi contemplado pelo edital 05/2024 da Lei Paulo Gustavo, no município de Blumenau.

Os artistas independentes que forem selecionados para participar do projeto Escadinha Musical receberão a gravação da performance ao vivo, realizada no Auditório Carlos Jardim, em Blumenau (SC); a divulgação na mídia impressa, radiofônica e online do episódio da live session no canal do projeto audiovisual no YouTube. Para mais informações sobre o Escadinha Musical, entre em contato no e-mail: escadinhamusical@gmail.com

Acompanhe o Escadinha Musical

Instagram: https://www.instagram.com/escadinhamusical/

YouTube: https://www.youtube.com/@escadinhamusical

TikTok: https://www.tiktok.com/@escadinhamusical

Grupo Pereira promove semana de contratação exclusiva para pessoas com mais de 50 anos

Somente no estado de Santa Catarina são mais de 1.200 vagas abertas nas 52 unidades de negócio do grupo, incluindo oportunidades nas lojas Fort Atacadista, Comper e Farmácia SempreFort; inscrições são válidas de 28 de abril a 3 de maio

 

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do país, promove uma semana exclusiva de contratação de pessoas 50+. A iniciativa busca ampliar a inclusão de profissionais com mais de 50 anos no mercado de trabalho. Ao todo, a empresa tem duas mil vagas disponíveis para todos os perfis e idades, inclusive os 50+, em todos os estados onde o grupo atua: Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Somente em SC, onde o grupo começou as suas atividades há 63 anos e possui uma forte atuação, com 52 unidades de negócio – entre elas 40 lojas Fort Atacadista –, são mais de 1.200 vagas disponíveis.

Podem participar pessoas com ou sem experiência. Para concorrer a uma das vagas, basta comparecer a uma das lojas das bandeiras Fort Atacadista, Supermercados Comper, Farmácia SempreFort ou Centro de Distribuição (Porto Belo/SC) entre a próxima segunda-feira, dia 28 de abril, e o dia 3 de maio, das 8h às 11h ou das 13h às 17h, munido de documentos pessoais e currículo.

Também é possível realizar o cadastro online, pelo link  https://grupopereira.pandape.infojobs.com.br. As oportunidades são para diversos cargos em áreas operacionais e administrativas.

Benefícios para os colaboradores

Além de oportunidade de recolocação, os contratados terão acesso a um pacote completo de benefícios, que inclui:

  • Seguro de vida
  • Vale-transporte
  • Alimentação na empresa (café da manhã, almoço ou jantar)
  • Convênio com o Sesc e empresas parceiras nas áreas de lazer, educação e saúde
  • Empréstimo consignado
  • Descontos no Vuon Card (cartão de crédito exclusivo para compras nas lojas do Grupo)
  • Plano odontológico
  • Programa Acolhe GP (suporte social gratuito com atendimento especializado)

Segundo o último Censo Demográfico do IBGE, de 2022, a população com 60 anos ou mais no país é de 32 milhões de pessoas, representando 15,6% do total. Apesar disso, esse público ainda enfrenta barreiras significativas no mercado de trabalho. A iniciativa do Grupo Pereira busca quebrar esse estigma, reconhecendo o valor da experiência, da maturidade e da dedicação desses profissionais. Atualmente, 16% do total de colaboradores do Grupo é de pessoas 50+.

Em Santa Catarina, atualmente, já são 1352 colaboradores 50+ nas lojas do Grupo Pereira, principalmente nas unidades da rede Fort Atacadista.

O Grupo Pereira foi o primeiro varejista brasileiro a receber o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+. O objetivo do programa é ajudar os candidatos a vagas de trabalho com mais de 50 anos a identificar empregadores comprometidos em considerá-los para um emprego adequado, livre de preconceito ou discriminação de idade, e reconhecer as empresas que valorizam os 50+ por seu conhecimento, maturidade, confiabilidade e produtividade.

“Desde 2023, promovemos uma semana exclusiva de contratação de pessoas com 50 anos ou mais e tem sido um grande sucesso. Na ocasião, cerca de 400 pessoas se inscreveram, mais que o dobro da quantidade média de candidatos em outros períodos do ano. E muitos candidatos que chegam às nossas lojas contam que haviam sido rejeitados pelo mercado de trabalho por conta da sua idade. Aqui no Grupo Pereira temos o compromisso de incluir essas pessoas e criar oportunidades reais, para que essa parte significativa da população continue ativa e produtiva. Nossa Semana da Contratação 50+ é uma porta aberta para quem deseja começar no primeiro emprego nesta idade ou seguir contribuindo com o mercado de trabalho”, completa Paulo Nogueira, diretor de Gente e Gestão do Grupo Pereira.

Foto: Divulgação

Mais de 800 pessoas foram impactadas no projeto de música em hospitais de SC

Desde fevereiro de 2025, o musicista Matheus Gadelha promove o projeto “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada” em três unidades hospitalares da Grande Florianópolis

 

Com o objetivo de proporcionar um momento de leveza, para pacientes, acompanhantes e público que frequenta hospitais de Santa Catarina, o musicista Matheus Gadelha realiza o projeto “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada”. Desde a primeira apresentação, realizada em fevereiro de 2025, mais de 800 pessoas foram impactadas com os recitais comandados pelo musicista.

 

“Cada apresentação é única, e em cada encontro é possível ver como as pessoas ficam alegres com a nossa presença. E isso me deixa bastante feliz e realizado, afinal esse é um dos propósitos do projeto”, destaca o violista que nasceu no Crato/CE e atualmente mora em Florianópolis.

 

Segundo Matheus, além de transformar o ambiente hospitalar num ambiente mais acolhedor, o projeto busca fomentar a música instrumental, erudita e popular em ambientes não convencionais.

 

Na primeira edição do “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada” foram escolhidas três unidades hospitalares, duas de Florianópolis e outra em São José. Em maio, quando inicia a quarta etapa do projeto, serão realizadas apresentações na segunda, dia 5 de maio, no Hospital Infantil Joana de Gusmão (Rua Rui Barbosa, 152 – Agronômica), em Florianópolis, na quarta, dia 14, no Hospital CEPON (Rod. Admar Gonzaga, 655 – Itacorubi), também em Florianópolis e na quarta, dia 21, no Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes (Rua Adolfo Donato da Silva, Praia Comprida), em São José. Todas as apresentações começam a partir das 14h.

 

“Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada” é um projeto cultural realizado por Matheus Gadelha, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo de Bistek Supermercados e Alucal Alumínio Caravaggio Ltda. Acompanhe a programação completa no @projetoumacuraarretada.

Temporada 2025 do programa Câmara Cidadã estreia em 28/04

Estreia na segunda-feira (28/04), na Rádio Câmara BC (101,5 FM), a temporada de 2025 do Câmara Cidadã.

O programa de entrevistas, com apresentação de Gian Del Sent, traz representantes de entidades organizadas e líderes comunitários para debater temas de interesse público.

Ele é veiculado na rádio às segundas e quintas-feiras, às 12h e às 20h, e também fica disponível nas redes sociais e nas principais plataformas de podcasts.

O episódio de estreia traz a entrevista com a presidente da ONG Grupo Amigo, Roze Nascimento. A entidade atende famílias em situação de vulnerabilidade, através de atividades socioeducativas e cursos de capacitação.

Assista às temporadas passadas do Câmara Cidadã clicando aqui.

Departamento de Comunicação Social e TV
Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú
Texto: Assessoria de Comunicação CVBC
Fotos: Charles Camargo
(47) 3263-7631 / 3263-7616

https://www.facebook.com/CamaraBC
https://www.instagram.com/camarabc/
https://x.com/CamaraBC
https://www.youtube.com/camarabc

BC Convention lança, em evento aberto ao público na próxima segunda-feira, o Projeto MICE

O foco do novo projeto da entidade é impulsionar o turismo de eventos e negócios em Balneário Camboriú

O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau lança, na próxima segunda-feira (28), o Projeto MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions/Events – em português: Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos) — uma iniciativa estratégica da área de Apoio à Captação de Eventos. A apresentação acontece às 13h30, na sede do BC Convention (Rua 3160, 533 – Centro, Balneário Camboriú), com participação aberta a empresários da cidade, mediante confirmação de presença.

A proposta do projeto é consolidar Balneário Camboriú como um dos principais destinos de eventos do Brasil, aproveitando o histórico bem-sucedido de eventos já sediados na cidade e todo o potencial trazido pela recente reestruturação urbana e pelo fortalecimento do setor turístico local, como explica a hoteleira Andrezza Negrini, presidente do BC Convention. “O lançamento do Projeto MICE marca um novo momento para o município. Balneário Camboriú tem estrutura, localização estratégica e uma rede hoteleira e gastronômica preparada. Agora é hora de dar um passo além e posicionar a cidade de forma organizada e assertiva no mercado de eventos, gerando impacto positivo para toda a cadeia produtiva do turismo”, diz.

A vice-presidente de Captação de Eventos do Convention, Adriana Both De Pin, reforça que Balneário Camboriú vive uma transformação como destino de eventos. “A chegada do Expocentro Júlio Tedesco, um dos mais modernos do Brasil e o principal do Sul, foi um divisor de águas. Agora é essencial que o empresariado local esteja preparado para atender as exigências do público MICE — perfil que movimenta mais de 50 segmentos direta e indiretamente. A apresentação do projeto traz estratégias claras para fortalecer Balneário Camboriú cada vez mais, como um destino competitivo e preparado para eventos de todas as tipologias e portes. Esperamos na próxima segunda-feira empresários como gastronomia, comércio, atrativos, hospedagem, transporte, espaço e serviços para eventos, entretenimento e outros – afinal, todas essas áreas são impactadas pelo Turismo MICE”, salienta.

O Projeto MICE segue o modelo de sucesso de outras iniciativas do BC Convention, como os projetos Balneário Saboroso e Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar, que são referência nacional em mobilização entre iniciativa privada e setor público. A ideia é que, com a união do trade, Balneário Camboriú poderá se consolidar, cada vez mais, como um destino competitivo e preparado para eventos de todos os tamanhos.

Empresas interessadas em participar do evento de lançamento do Projeto MICE devem confirmar presença via 47 98805-9619.

Foto: BC Convention

Mais de 40 empresas da região oeste participam de encontro do Programa ALI Produtividade

  Mais de 40 empresas dos municípios de Arvoredo, Chapecó, Guatambu, Pinhalzinho, Ponte Serrada, Xanxerê e Xaxim participaram, nesta semana, de um encontro de negócios promovido pelo Programa ALI Produtividade do Sebrae/SC. O evento teve como objetivo estimular o engajamento coletivo entre os participantes, promovendo um ambiente de networking e a geração de novas oportunidades entre empresas de diferentes setores.

“O ALI Produtividade está atendendo, neste ciclo, 125 empresas da região de Chapecó, com foco na aplicação de ferramentas de gestão ágil para promover melhorias nos processos, aumentar o faturamento e impulsionar a lucratividade em curto prazo. Os empresários estão na reta final do Programa, com mais dois meses de acompanhamento, e esse encontro já demonstra grandes resultados que foram conquistados ao longo do processo”, ressaltou a gestora do Programa ALI na região oeste, Raquel Gobb.           

Durante o encontro, os participantes puderam conhecer um case de sucesso de ciclos anteriores, a empresa Perfil Móveis, de Coronel Freitas, que compartilhou os resultados alcançados após a participação no Programa, servindo de inspiração para os demais empresários. Na sequência, também ocorreu um momento de pitch, onde os empreendedores puderam apresentar seus negócios, proporcionando uma troca de aprendizados, ideias e oportunidades.

IMPULSIONAMENTO

“O crescimento nas vendas dos vinhos que produzimos nos levou, há cerca de três anos, a registrar nossa produção no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em busca de mais segurança e legalidade. Desde então, o Sebrae/SC, por meio do Programa ALI Produtividade, tem sido um grande parceiro nesse processo de profissionalização. Nosso foco agora é ampliar as vendas e investir na divulgação da marca. Essa parceria tem feito a diferença no nosso crescimento”, destacou Nilso Oselame, proprietário da Vinícola Dell Ângelo, de Xanxerê, que possui uma produção anual de 20 mil litros e um portfólio com cerca de 20 variedades, entre vinhos, espumantes, cachaças e licores.

Outro exemplo de destaque é a empresária Tânia Mara Facco, da Labor H2O, de Chapecó, especializada em análises de água potável, industrial e efluentes sanitários. Ela relatou que já havia buscado o Sebrae/SC em outras oportunidades, mas o ALI Produtividade proporcionou um olhar mais aprofundado sobre os desafios do negócio. “Estamos no mercado há 10 anos e ao participar do Programa, consegui identificar com mais clareza nossas necessidades. Foi um processo muito válido, percebemos que havia demandas internas que antes passavam despercebidas. A principal melhoria até agora foi na organização dos setores. Nossa estrutura já era sólida, mas conseguimos reestruturar processos que tornaram a operação mais eficiente”, explicou.

Também participando do Programa ALI Produtividade, a empresária Keila Gheller, de Chapecó, destacou os benefícios já percebidos em sua empresa, a Triforma Arquitetura, Engenharia e Construção. Com dois anos de atuação no mercado, o escritório é comandado por Keila, arquiteta urbanista, em parceria com dois sócios, um engenheiro civil e um engenheiro mecânico. “Com o apoio da Agente Local de Inovação, identificamos pontos em que estávamos deixando a desejar, como na área de vendas e no marketing. Agora olhamos para essas questões com mais atenção, porque entendemos que são desafios que precisamos enfrentar com prioridade”, complementou Keila.     

Outra participante do Programa, Ana Paula Bosco, proprietária da Mecânica Luz, em Chapecó, compartilhou os avanços que sua empresa vem conquistando com o apoio do Sebrae/SC. “Com 13 anos de atuação no mercado, oferecemos serviços de mecânica geral para veículos da linha leve, incluindo gasolina e diesel, injeção eletrônica, alto elétrica, câmbio automático e direção elétrica. O contato com o Sebrae/SC já vem de algum tempo, realizamos algumas mentorias, mas essa oportunidade surgiu em um momento muito apropriado, pois precisávamos não só melhorar os serviços que já oferecemos, mas também aprimorar a empresa em alguns processos internos. O apoio foi pontual para identificar falhas e corrigi-las”, relatou Ana.

Entre os avanços, ela destacou a transformação na presença digital da empresa. “A principal mudança até agora foi nas redes sociais, não dá mais para estar fora do mundo online. Precisavamos de melhorias para atingir um público maior e fazer com que nossos serviços fossem mais conhecidos pelos moradores da região”, concluiu.

Com uma proposta diferenciada de cuidado em saúde, a Dra. Maikelli Simes comanda há 16 anos a Clínica Integrativa e SPA que leva seu nome, em Chapecó. Médica de família, ela apostou em um modelo de atendimento particular baseado na atenção contínua à saúde e na promoção da qualidade de vida, com práticas que vão desde a prevenção até a reabilitação. “Na área da saúde, a parte administrativa e de processos costuma ser o ponto mais desafiador. Para mim, isso era como falar grego. Ter alguém de fora, com esse olhar, foi um presente. Tudo que a Agente Local de Inovação apontou, estamos correndo atrás para implementar”.

Maikelli também enfatizou um ponto sensível para profissionais da saúde, a venda. “Temos uma dificuldade muito grande em prospectar clientes na área da saúde. Monitorar números, entender conversões, trabalhar esses dados com a equipe e isso é um grande desafio. Mas estamos trabalhando nisso com o apoio do Programa”, finalizou.

Palácio Marcos Konder terá show ao ar livre da Orquestra Brasileira; casarão histórico ganhará projeções

Apresentação gratuita será no dia 26 de abril com tradução em LIBRAS e audiodescrição

Neste sábado (26), o histórico Palácio Marcos Konder, no Centro de Itajaí, recebe um concerto inédito na cidade da Orquestra Brasileira. Com regência de do maestro Luiz Gustavo Zago, o espetáculo ao ar livre Origens – A Trilha da Nossa Música apresenta a história da música do país e enaltece nossas raízes. A apresentação será acompanhada por uma projeção mapeada feita especialmente para o casarão. Dia 26 de abril, às 19h. Gratuito. Concerto terá tradução simultânea em LIBRAS e audiodescrição.

 

A Orquestra Brasileira é um projeto do pianista, compositor e maestro Luiz Gustavo Zago. Criada em 2020, reúne virtuoses da cena instrumental Santa Catarina e coloca instrumentos da música popular brasileira e toda sua beleza junto à potência e força da música clássica.

 

No concerto Origens – A Trilha da Nossa Música, a Orquestra percorre os marcos fundamentais da identidade sonora nacional, com obras de Chiquinha Gonzaga, Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim e Hermeto Pascoal, entre outros. A fusão de ritmos e influências europeias e africanas será evidenciada em arranjos que conectam o clássico ao popular, recriando o caminho da música brasileira ao longo dos séculos.

“O que eu acho que é mais interessante na nossa identidade musical é a melodia”, afirma o maestro. “A melodia brasileira tem um uma característica muito especial: ela tem uma certa nostalgia, uma certa melancolia, que é muito leve, que é muito gostosa — muito diferente, por exemplo, da música pop”, diz Luiz Gustavo Zago.

As cantoras Bárbara Damásio e Didi Maçaneiro são convidadas especiais e fazem show de abertura. Elas também participam do final do espetáculo, interpretando canções populares para o público cantar junto.

 

Em 2024, o espetáculo Origens faz uma turnê e passa por Florianópolis, em março; Itajaí, em abril; e em São Bento do Sul em maio.

 

Influências europeias e africanas

No repertório, o público vai perceber as influências africanas em alguns arranjos, como para a música Coisa nº 4, do álbum Coisas, lançado em 1965 pelo compositor, maestro e multi-instrumentista brasileiro Moacir Santos (1926 – 2006). “Com isso a gente apresenta um pouco desse grande maestro brasileiro, que trouxe a negritude em grandes arranjos e na música dos filmes, por exemplo. Trata-se de uma referência muito interessante pra gente situar esse lugar da música africana”, adianta o maestro.

 

Para mostrar a influência europeia, a Orquestra Brasileira começa apresentando um Noturno de Frédéric Chopin (1810-1849). “Começo com Chopin porque era o que estava rolando nas casas de família, nos saraus, nas salas de música de época. [Chopin] traz essa identidade melancólica da melodia brasileira”, diz Zago. No Concerto Origens, o Noturno de Chopin é apresentado em novo arranjo: uma valsa-choro.

O espetáculo Origens já teve uma edição em 2022, apresentada no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Capital. Para a turnê de apresentações ao ar livre por três cidades catarinenses, o maestro traz para o repertório peças novas, incluindo algumas novas de Heitor Villa-Lobos.

 

O concerto terá participação também de intérpretes. Em Itajaí, as cantoras Bárbara Damásio e Didi Maçaneiro são convidadas especiais. “A Orquestra Brasileira é um grupo instrumental, mas conta com a participação de muitos artistas, de intérpretes e de grandes vozes que vão também somando aos nossos espetáculos”.

 

Palácio Marcos Konder vai ganhar vida e ritmo

 

O histórico casarão tombado no Centro de Itajaí vai ganhar vida com projeções mapeadas. Com direção de arte de Simone Grando e edição de Bruno VP, o video mapping combina formas fluidas, cores vibrantes e padrões dinâmicos, traduzindo em arte o ritmo e a alma do Brasil. A obra dialoga com o concerto da Orquestra Brasileira.

 

“Inspirado no samba, no modernismo e na diversidade cultural, a estética combina formas fluidas, cores vibrantes e padrões dinâmicos, traduzindo em arte o ritmo e a alma do Brasil.

Todos os vídeos são desenvolvidos exclusivamente para a arquitetura, harmonizando cores e referências visuais para uma experiência imersiva”, diz Simone Grando.

 

Orquestra Brasileira e a união entre o clássico e o popular

 

A Orquestra Brasileira foi criada pelo maestro Luiz Gustavo Zago em 2020. No projeto, violões, cavaquinho, bandolim, acordeon, piano e percussões, entre outros instrumentos da música popular, são executados em métodos de trabalho de uma orquestra. De 2020 para cá, a orquestra promoveu uma série de espetáculos, sempre inovadores e únicos a cada edição.

 

O Concerto Origens – A Trilha da Nossa Música faz parte do projeto Orquestra Brasileira | Concertos Brasileiros, viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Incentivo da Condor, Havan e Buschle e Lepper.  Produção da Marte Cultural e realização da Vivart Produções.

Agende-se

 

Orquestra Brasileira apresenta: Origens | A Trilha da Nossa Música
Quando: sábado, 26/4, 19h
Onde: Palácio Marcos Konder, Rua Hercílio Luz, Centro, Itajaí
Gratuito

Classificação livre
Tradução em LIBRAS e audiodescrição ao vivo

Crédito Tóia Oliveira

OAB/SC: 100 dias de gestão marcados pela escuta ativa no interior e pautas estruturantes

Operação nacionalizada, defesa das prerrogativas, mobilização pela sustentação oral em favor do cidadão e outras conquistas marcam o período

Os primeiros 100 dias da gestão de Juliano Mandelli à frente da OAB/SC foram marcados pela escuta da advocacia e cidadãos em todas as regiões do Estado e por avanços em pautas estruturantes. Ele esteve nas posses dos dirigentes de mais de 50 Subseções da OAB no interior catarinense e nestas oportunidades dialogou sobre demandas da classe e da sociedade. “Nesse período reafirmamos o compromisso da OAB/SC com o combate às fraudes que atingem a advocacia e a população, a garantia do direito à ampla defesa e a modernização do Sistema de Justiça. São conquistas que refletem diálogo e ação firme, e que continuarão sendo prioritárias”, afirma o dirigente.

Uma das principais conquistas desse período foi a nacionalização das investigações do chamado golpe do falso advogado. A OAB/SC criou uma operação para combater o crime e estruturou um núcleo de inteligência para mapear as ocorrências e ajudar as autoridades a identificar e punir os estelionatários. O tema ganhou força com apoio de outras Seccionais e o Conselho Federal da Ordem, e o Ministério da Justiça acolheu proposta da OAB, determinando à Polícia Federal a apuração dos crimes em todo o País.

Outra iniciativa de impacto para a sociedade foi a mobilização pela manutenção da sustentação oral da advocacia nos Tribunais, ameaçada por normativa editada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que na prática significa assegurar a defesa plena dos cidadãos durante os julgamentos. A OAB/SC também teve papel decisivo na aprovação da lei nacional conhecida como “Custas Zero para a Advocacia”, desobrigando os profissionais a antecipar o recolhimento das custas processuais em cobrança judicial de honorários.

Um pleito pela ampliação das varas federais em Santa Catarina foi outro tema que mobilizou a OAB/SC em Brasília (DF). A Seccional mobilizou a bancada catarinense em apoio ao pedido, para mais celeridade processual e melhor atendimento à população. Nesses primeiros 100 dias também foi atendida uma demanda histórica da advocacia catarinense, com a regulamentação do novo Sistema Estadual de Prerrogativas, que passa a contar com estrutura em cada Subseção.

Avançando na igualdade de gênero, a Seccional catarinense também implementou o primeiro Plano de Ação para Valorização da Advocacia Feminina, consolidando uma política permanente de iniciativas para ampliar a paridade e igualdade de gênero na instituição. Atualmente a OAB/SC conta com 3 lideranças femininas dentre os seis nomes de seus cargos principais na diretoria, incluindo a vice-presidência, exercida pela advogada Gisele Kravchychyn. Na Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), dos cinco diretores titulares, três são mulheres. “É um marco na instituição, pois não basta abrir portas, é preciso garantir que as mulheres tenham voz ativa nos espaços de decisão. Essa é uma prioridade desta gestão”, destaca Gisele.

Pela CAASC, as ações voltadas à saúde, bem-estar e oferta de serviços avançaram. “Temos atuado de forma integrada com a OAB/SC para fortalecer o cuidado com a advocacia catarinense. Ampliamos serviços essenciais, fortalecemos parcerias e reforçamos nossa presença nas Subseções. Seguiremos comprometidos com uma assistência mais humana, próxima e eficiente”, ressalta o presidente da CAASC, Pedro Miranda. Campanhas de vacinação, para reforçar exames preventivos de câncer, e o incentivo a diferentes práticas esportivas, além de atividades de lazer, estiveram na pauta.

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Crédito fotos: Eduardo Tarasca
Legenda foto: Gestão de Juliano Mandelli já contabiliza conquistas em favor da advocacia e da sociedade catarinenses