Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Blumenau é pioneira na implantação do Programa Vida no Trânsito

Blumenau é pioneira na implantação do Programa Vida no Trânsito

Nesta terça e quarta-feira, dias 28 e 29 de junho, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau participam da oficina de implantação do Programa Vida no Trânsito. O município será o primeiro com menos de 1 milhão de habitantes, além das capitais, a receber a iniciativa. Implantado em Santa Catarina 2012, o Programa Vida no Trânsito é uma iniciativa federal, coordenada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan Americana da Saúde (Opas).

Para a secretária de Saúde Maria Regina de Souza Soar, que esteve presente na abertura do evento nesta terça, no auditório do Hotel Mansiones, a adesão de Blumenau ao Programa complementa o trabalho de prevenção que já é desenvolvido na cidade, principalmente durante o movimento Maio Amarelo. Ela ressaltou ainda a importância do envolvimento de outros órgãos, serviços e entidades para que a prevenção e a educação no trânsito possam reduzir a imprudência e as mortes em Blumenau.

Além dos profissionais de saúde, também participam da programação profissionais de órgãos de segurança pública e de trânsito. As oficinas são o primeiro passo para a implantação efetiva do programa e terão palestras de especialistas nacionais no tema, como a cirurgiã-dentista Vera Lídia de Oliveira, mestre em Saúde Pública, apoiadora do Ministério da Saúde na ampliação do Projeto Vida no Trânsito; o sociólogo Victor Pavarino, Mestre em Transportes Urbanos, consultor internacional da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS); o médico Otaliba Libânio de Morais Neto, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva, coordenador da Comissão Interministerial do Projeto Vida no Trânsito; e Celso Mariano, especialista em Trânsito, diretor e colunista do Portal do Trânsito, diretor do Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Trânsito de Curitiba na época da implantação do Projeto Vida no Trânsito, em 2012. A experiência da implantação do Projeto Vida no Trânsito em Florianópolis será apresentada pelo médico Leandro Pereira Garcia, diretor de Vigilância em Saúde da prefeitura de Florianópolis.

Trânsito em Blumenau

De acordo com dados do ano de 2014 do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, Blumenau é a sétima cidade do Estado com a maior taxa de mortalidade por acidentes de trânsito (por 100 mil habitantes). Levantamento do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb) dos acidentes de trânsito contabilizados por meio de laudos mostra que, dos registros feitos no ano de 2016, 49% são acidentes com vítimas. Nessas colisões, 733 pessoas ficaram feridas e nove perderam a vida no trânsito esse ano em Blumenau.

 

Assessora de Comunicação: Marília Prado

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril