Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Brasil tem 16 mil novos casos de câncer de colo do útero por ano

Oncologista Ramon Andrade de Mello reforça a importância da vacinação na volta às aulas

Oncologista Ramon Andrade de Mello reforça a importância da vacinação na volta às aulas
A possibilidade de volta às aulas é a oportunidade para colocar a vacina contra o câncer de colo do útero em dia. O país registra mais de 16 mil novos casos por ano e 5.700 mortes. Esse tumor é o terceiro mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama e câncer de cólon.

O oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal), ressalta a importância das medidas preventivas: “A vacinação contra o HPV de 90% das meninas e adolescentes de até 15 anos de idade é indispensável para atender ao chamado internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a eliminação dessa doença oncológica”.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV). “Na maioria das vezes, esse vírus causa infecção genital sem relação direta com qualquer doença. Mas, em alguns casos, podem ocorrer mudanças das células que podem evoluir para o câncer”, explica o pesquisador da Unifesp.

O oncologista do Hospital Albert Einstein reforça a importância da realização anual de exames de Papanicolau. “As mulheres entre 25 e 65 anos precisam fazer essa visita ao seu médico. Essa é uma forma de diagnóstico precoce da doença”.

Com desenvolvimento lento, o câncer do colo do útero pode não manifestar sintomas na fase inicial. Ramon de Mello ressalta que nos casos mais avançados, as pacientes podem apresentar sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual vaginal: “O tumor também pode provocar secreção vaginal anormal e dor no abdômen relacionada a queixas urinárias ou intestinais”.

Sobre Ramon Andrade de Mello
Oncologista clínico e professor adjunto de Cancerologia Clínica da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ramon Andrade de Mello tem pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Câncer de Pulmão no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra) e doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).

O médico tem título de especialista em Oncologia Clínica, Ministério da Saúde de Portugal e Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Além disso, Ramon tem título de Fellow of the American College of Physician (EUA) e é membro do Comitê Educacional de Tumores Gastrointestinal (ESMO GI Faculty) da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology – ESMO), Membro do Conselho Consultivo (Advisory Board Member) da Escola Europeia de Oncologia (European School of Oncology – ESO) e ex-membro do Comitê Educacional de Tumores do Gastrointestinal Alto (mandato 2016-2019) da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology – ASCO).

O oncologista é do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital 9 de Julho, em São Paulo, SP, e do Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU), em Bauru (SP).

Posts Relacionados

Impacto da Reforma Tributária nas empresas tech é um dos temas de evento gratuito dia 18 de março

TIVIT lança programas de orientação e capacitação para estudantes do ensino médio

Banco BV promove ‘Speed Networking’ entre empreendedores e executivos no South Summit

Mercur tem até 75% de matérias-primas naturais nas borrachas de apagar

Buscas por drones alcançam auge em cinco anos

Evento na ABI relembra os 60 anos do Comício da Central e do Golpe de 1964 com exposição

Excesso de telas: o inimigo nº 1 das escolas!

Programa de crédito do BRDE já investiu mais de R$ 350 milhões em negócios liderados por mulheres

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Entenda o que é e quais as vantagens do pagamento recorrente para consumidores e empresas