Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Brusque tem 14º melhor índice de desenvolvimento humano do estado

Brusque é a 14ª cidade de Santa Catarina melhor posicionada no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) 2010 e a 100ª melhor do Brasil. A cidade ocupa a 56ª posição, empatada com Itajaí. A informação foi divulgada na semana passada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), responsável pela elaboração do ranking. Guabiruba aparece na 467ª posição e Botuverá na 1.191ª.

 

O índice, publicado com o nome de Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, analisa os 5.565 municípios brasileiros e avalia as respostas da população nos Censos de 1991, 2000 e 2010. Educação, longevidade e renda são os três pontos levados em consideração. Quanto mais perto do número 1 a cidade chega, melhor é a qualidade que oferece aos moradores.

Longevidade é o item com melhor pontuação em Brusque – 0,894, seguido de renda 0,794 e educação – 0,707.

Na lista aparecem 23 municípios de Santa Catarina, o que posiciona o estado como o terceiro melhor entre todos do país. Entre as três cidades catarinenses melhores colocadas no ranking estão Florianópolis em 3º, Balneário Camboriú em 4º, e Joaçaba em 8º.

A secretária de Educação, Gleusa Fischer, diz que Brusque vem numa crescente na educação e que é resultado dos investimentos feitos no setor. Ela destaca a melhoria nos espaços, melhoria salarial dos profissionais e o ingresso de professores especializados.

Conforme dados de 2015, Gleusa afirma que 80% dos professores da Educação Infantil, além do Ensino Superior, tinham uma especialização. “Estar nesta posição em mais de 5 mil municípios é a demonstração do trabalho e dos investimentos feitos. Com certeza há uma evolução na qualidade da educação pública”.

O secretário de Assistência Social e Habitação, Rodrigo Cesari, diz que o resultado mostra a força da comunidade brusquense. “Nenhum governo conquistaria esse resultado se a população não desse retorno. São as pessoas que fazem a cidade e por isso Brusque está neste nível e certamente a tendência é que melhore cada vez mais”.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores