Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Bússola Social é destaque em programa nacional de aceleração de startups

Tecnologia itajaiense vai receber capital e mentoria especializada em startups com financiamento da Bossanova Investimentos, Sebrae SC e Raja Ventures

 

A empresa Bússola Social, de Itajaí, é uma das 22 selecionadas dentre as mais de 1000 inscritas no programa Inova para receber investimento e mentoria para tração do negócio. Além de ser a única selecionada da região da Amfri, que contempla os municípios da Foz do Vale do Rio Itajaí, a Bússola também se destaca por ser a única da lista com serviços específicos para o desenvolvimento do Terceiro Setor, com tecnologia para investidores sociais e ONGs.

 

Segundo o cofundador da Bússola Social, o bacharel em Ciência da Computação e especialista em gerenciamento de projetos Vinicius Schlup, a oportunidade vai ser aproveitada para identificação e desenvolvimento de melhorias, com foco no crescimento escalável.

 

Com um potencial de crescimento no Brasil e no exterior, a Bússola atende clientes como Petrobras, Roche, Gerando Falcões e Prefeitura de Florianópolis. O objetivo da empresa hoje é ser reconhecida como a principal plataforma de gestão de investimentos e projetos sociais do país. Tanto pelas empresas, institutos e fundações que investem no Terceiro Setor, quanto pelas organizações sociais que desenvolvem os projetos.

 

“Nós saímos de dentro de uma ONG em 2012 para criar uma solução específica para o setor porque conhecemos bem as dificuldades”, comenta Vinícius. Ele e o jornalista Áureo Giunco Jr. se dedicaram ao desenvolvimento de uma plataforma que permite desde o processo seletivo por parte de quem investe – como empresas, prefeituras e fundações – até a coordenação completa dos atendimentos sociais pelas ONGs, com segurança de dados e relatórios em tempo real.

 

O primeiro grande cliente da Bússola foi o braço social da Rede Salesiana do Brasil, que investiu no desenvolvimento da tecnologia modelo e foi a primeira investidora da empresa. Com o sistema Bússola presente em todos os projetos sociais que desenvolve e apoia no país, a rede estimula a internacionalização da plataforma, de maneira a contemplar os países membros da Rede Salesiana das Américas.

“Hoje o tripé ESG está dado como uma exigência do mercado e o foco da Bússola é, justamente, na gestão qualificada do Social”, explica Vinícius. Para isso, a empresa agrega uma equipe multidisciplinar que inclui profissionais como pedagogos, sociólogos, assistentes sociais e desenvolvedores de sistemas.

 

Além da Bússola Social, outras nove empresas de Santa Catarina foram selecionadas nesta primeira fase do programa Inova: as startups Hallo Assembleias.online e 8quali de Blumenau; Nia, Data Guide, Locates, ManyConvert e Ahoy, da Grande Florianópolis; Becon, de Joinville; e a TeamMove, de Criciúma.

 

Smart Money

 

O investimento da Bossanova, Sebrae e Raja Ventures, será de até 20 milhões nas startups selecionadas, divididos em três etapas. A cada fase, as startups classificadas receberão novos aportes e uma intensificação do programa para acompanhar a escalada do investimento.

 

Esse investimento é chamado de “smart money”, ou dinheiro inteligente numa tradução literal. A expressão representa que, além do capital em si, os investidores também aplicam conhecimento e experiência de mercado nas empresas selecionadas.

 

Segundo Fernando Henrique Berwanger, gestor do programa Inova e analista de corporate venture capital na Bossanova Investimentos, foram mais de mil empresas inscritas. O processo de avaliação ultrapassou 2 meses e envolveu 15 analistas.

 

“A Bossanova tem como objetivo impactar o ecossistema de investimento em startups do Brasil, mostrando que investir no setor é uma ótima escolha, tanto para corporações quanto para pessoas físicas. E o melhor jeito disso é escolhendo as melhores startups para o nosso portfólio com um criterioso processo seletivo”, finaliza Fernando.

Posts Relacionados

Festival Conecta + reunirá grandes nomes da Comunicação e Desenvolvimento

Águas Azuis participa da SC Expo Defense 2024

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado