Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Câmara de BC aprova concessão para construção do Mercado Público da Barra

Os vereadores de Balneário Camboriú aprovaram na sessão desta quarta-feira (10) o projeto de lei que autoriza a prefeitura de Balneário Camboriú a conceder, pelo prazo de 30 anos, o direito de alguma empresa, mediante a realização de concorrência pública, construa e administre o Mercado Público da Barra.

Uma emenda do vereador Marcelo Achutti, fixando um preço mínimo para a concessão e diminuindo o prazo de 30 anos para 10 anos, foi reprovada pela maioria do plenário.

O projeto foi aprovado com 14 votos favoráveis, um contrário e três abstenções, também foi igualmente aprovada a emenda 03, também do Poder Executivo, por 13 votos favoráveis e cinco abstenções. A proposição, assim, segue em tramitação no Legislativo para deliberação da redação final.

O Mercado Público da Barra, deverá ser construído ao lado da praça do pescador, próximo a Passarela da Barra.

Confira o texto do projeto na íntegra:

Projeto de Lei Ordinária N.º 55/2021

Autoriza a outorga onerosa de Concessão de Direito Real de Uso, de área pública para os fins que menciona, e dá outras providências 

Art. 1º Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal, autorizado a realizar Concessão de Direito Real de Uso, de forma onerosa, da área sito à Rua Emanuel Rebelo dos Santos, conforme matrícula, ao lado da Casa Linhares, no Bairro da Barra, microzona ZOR-II-A, conforme Lei Municipal nº 2.794/2008, mediante a realização de concorrência pública, para construção e gestão do Mercado Público da Barra. 

Parágrafo único. Os procedimentos para outorga da concessão de que trata o caput deste artigo, inclusive à elaboração do respectivo contrato de concessão, serão realizados diretamente pelo Município de Balneário Camboriú, através do Poder Executivo, observados os parâmetros dispostos nesta Lei.

Art. 2º Para a presente concessão, compete ao vencedor da concorrência a elaboração do projeto executivo, a construção, implantação, manutenção e melhorias na área referida, apresentados em projeto e aceitos pelo Município, de acordo com as especificações desta Lei, do Edital de Concorrência e demais normas urbanísticas, de obras, segurança, saúde, posturas e licenciamento aplicáveis.

Parágrafo único. Todas as despesas decorrentes da presente concessão se darão por conta e risco do concessionário, não cabendo ao mesmo qualquer pleito de participação ou indenização por parte do Município.

Art. 3º A concessão de que trata esta Lei, se fará pelo prazo de até 30 (trinta) anos, contados da data da celebração do contrato, admitida prorrogação por igual período, desde que, presente e demonstrado o interesse público, a critério exclusivo do Município, seja requerida pela concessionária até seis meses antes do término do contrato, após o que, a área cedida, bem como todas as edificações e melhorias de caráter urbanístico nele existentes, retornarão ao Município de Balneário Camboriú, passando a integrar seu patrimônio, sem ônus para o Poder Público.

Art. 4º A concessão se fará a título oneroso, cabendo ao concessionário, a execução de obra pública, construção total, conservação, reforma, ampliação ou melhoramentos para fins de exploração, desde que as mesmas passem por aprovação do Município e devam ocorrer como contraprestação do objeto da concessão.

Parágrafo único. Todas as licenças referentes às melhorias, implantações, intervenções à área destinada ao Mercado Público, ficam por conta do concessionário.

Art. 5º A concessão de que trata esta Lei, se fará em caráter exclusivo ao vencedor do certame, com o qual será firmado o respectivo contrato administrativo, ficando vedada ao concessionário a transferência ou cessão dos direitos da concessão, mantidas todas as condições pactuadas e mediante prévia e expressa anuência do Município.

Art. 6º A presente concessão, além da cessão da área pública, não implica em concessões ou isenções de ordem fiscal ou tributária ao concessionário nele instalado.

Art. 7º Fica sob a responsabilidade da concessionária a obtenção das licenças obrigatórias para a realização da construção, melhorias e manutenção do objeto da concessão, bem como as demais autorizações, que se fizerem necessárias durante a vigência da concessão de uso do espaço público.

Art. 8º A concessionária arcará com total responsabilidade por eventuais incidentes e/ou acidentes que vierem a ocorrer durante a vigência do contrato de concessão, bem como deverá ser adequada ao pleno atendimento dos usuários, satisfazendo as condições de segurança, higiene e cortesia.

Art. 9º Findo o contrato, com ou sem prorrogação, o imóvel retornará à posse plena do Município, que poderá optar pela permanência ou retirada dos equipamentos sobre ele edificados, hipótese em que os custos da remoção serão de inteira responsabilidade da concessionária.

§ 1º A opção pela permanência dos equipamentos não confere à concessionária o direito à indenização ou a retirada de quaisquer componentes integrados ao objeto da concessão.

§ 2º Caso o poder concedente opte pela remoção dos equipamentos, esta não poderá dar-se em prazo inferior a 60 (sessenta) dias e nem superior a 60 (sessenta) dias.

Art. 10. Independentemente do prazo de vigência, o contrato poderá ser rescindido, no prazo de 60 (sessenta) dias, mediante instalação de procedimento administrativo, assegurado o direito de defesa na esfera administrativa, se a concessionária:

I – encerrar suas atividades, desviar-se de suas finalidades, negligenciar na manutenção dos itens de segurança e de qualidade dos serviços oferecidos à população, omitir-se na preservação e conservação dos bens objeto da concessão ou incorrer em práticas ou execução de obras e serviços em desacordo com as cláusulas contratuais;

II – reincidir em infração a preceito da legislação ambiental, urbanística e sanitária de quaisquer esferas federativas, ou às normas de segurança ou de proteção ao consumidor;

III – demais hipóteses previstas nas Leis nºs 8.666/1993 e 8.987/1995.

Art. 11. A concessionária fica obrigada a iniciar a execução do projeto e a concluí-la dentro dos prazos estabelecidos no Alvará de Construção expedido pela Prefeitura Municipal.

Parágrafo único. Se, decorrido o prazo previsto no caput deste artigo, a concessionária não houver dado início à execução do projeto nem requerido sua prorrogação, a concessão ficará revogada e a posse do imóvel revertida desde logo em favor do município, independentemente de notificação.

Art. 12. Poderá o poder concedente, a qualquer tempo, no exercício do poder de polícia de que esteja legalmente investido, vistoriar e supervisionar a regular utilização do imóvel cedido, devendo notificar a concessionária acerca de qualquer irregularidade que vier a constatar, estipulando prazo para a correção.

Art. 13. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

FABRÍCIO JOSÉ SATIRO DE OLIVEIRA
Prefeito Municipal

EMENDA MODIFICATIVA APROVADA

Emenda Modificativa N.º 3 ao Projeto de Lei Ordinária N.º 55/2021
Autoriza a outorga onerosa de Concessão de Direito Real de Uso, de área pública para os fins que menciona, e dá outras providências.

EMENDA MODIFICATIVA 1: A ementa do Projeto de Lei nº 55/2021, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Autoriza a Concessão de Obra Pública, de área pública para os fins que menciona, e dá outras providências.”

EMENDA MODIFICATIVA 2: O caput do art. 1º passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 1º Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a realizar a Concessão de Obra Pública na área situada na Rua Emanuel Rebelo dos Santos, conforme matrícula, ao lado da Casa Linhares, no Bairro da Barra, microzona ZOR-II-A, conforme Lei Municipal nº 2.794/2008, mediante a realização de concorrência pública, para construção e gestão do Mercado Público da Barra.”

EMENDA MODIFICATIVA 3: Fica acrescido o § 2º ao art. 4º, de modo que o atual parágrafo único passe a ser renumerado como § 1º:

Art. 4º ……………………………….

§ 2º As obrigações referidas no parágrafo anterior, bem como a alocação de riscos da concessão, observarão os estudos técnicos elaborados e aprovados pelo Município de Balneário Camboriú, admitindo o compartilhamento de risco quando demonstrada sua vantajosidade.”

EMENDA MODIFICATIVA 4: O art. 5º passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 5º A concessão de que trata esta Lei, será feita em caráter exclusivo ao vencedor do certame, com o qual será firmado o respectivo contrato de concessão, respeitada as normas gerais da Lei Federal nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995 e suas alterações.”

EMENDA MODIFICATIVA 5: O art. 6º passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 6º A presente concessão não implica concessões ou isenções de ordem fiscal ou tributária ao concessionário.”

EMENDA MODIFICATIVA 6: Fica suprimido o § 2º do art. 9º, de modo que o atual § 1º passe a ser renumerado como parágrafo único.

EMENDA MODIFICATIVA 7: O art. 10º passa a vigorar com a seguinte redação, devendo ser suprimidos os seus incisos:

Art. 10. Independentemente do prazo de vigência, o contrato disciplinará as sanções às quais o concessionário estará sujeito em caso de descumprimento do contrato de concessão, a ser apurada em procedimento administrativo específico, assegurado o direito à ampla defesa e ao contraditório na esfera administrativa nos termos da legislação aplicável.”

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana