Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Camboriú adere ao Sistema de Gerenciamento de Operações contra o Covid-19

A partir desta semana a Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, adere ao Sistema de Gerenciamento de Operações (SGO) contra o Covid-19, que é um software desenvolvido pelo Laboratório de Informática da Biodiversidade e Geomática (LibGeo) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e que visa unificar as informações sobre a pandemia nos municípios da Foz do Rio Itajaí. O projeto piloto integra as ações da Rede de Pesquisa e Estudo sobre riscos e Desastres na Foz do Rio Itajaí (REPEDfri), que é Coordenada pela Regional de Proteção e Defesa Civil, e irá contribuir na compilação de dados, otimizará os serviços dos profissionais e trará mais transparência e agilidade nas informações entre os municípios participantes.

“Esta ferramenta permitirá mais agilidade na troca de informações dos profissionais e com certeza nos permitirá agir de forma mais planejada e estratégica, tanto a curto prazo, como a longo prazo, pois possibilitará maior interação e transparência entre os municípios”, explicou o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Daniel Bazanella Cardoso.

Para o secretário de Defesa Civil, Adelson Maçaneiro, está é mais uma ferramenta que vem para contribuir na luta contra a pandemia do Covid-19. “Essa nova ferramenta só vem a somar neste momento, pois permite mais transparência e agilidade nos dados, além de contribuir de forma expressiva na postura dos profissionais de planejar e executar ações futuras”, avalia.

Segundo professor André Barreto, coordenador do Laboratório de Informática da Biodiversidade e Geomática (LibGeo) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o software foi criado em 72horas, seguindo o briefing da Defesa Civil regional. Em seguida foram feitas diversas melhorias, de modo a atender as necessidades que surgiram. “Nosso foco foi priorizar as solicitações apresentadas, de modo a organizar dados para que assim fosse atendido a demanda do momento. Porém, compreendemos a importância dessa ferramenta a longo prazo, por isso, agora a intenção é que possamos evoluí-lo conforme a necessidade apresentada pelos usuários do sistema”, explica.

Para Barreto, essa parceria entre a instituição de ensino e a comunidade é extremamente importante. “Fazemos parte dos municípios e estamos sempre abertos a parcerias. Cada um está fazendo a sua parte e com certeza não poderíamos ficar de fora nesse momento, pois mais do que produzir conhecimento, a Univali compartilha resultados que refletem diretamente na comunidade”, pondera o professor.

 

Prefeitura de Camboriú
Secretaria de Saúde
Assessoria de Imprensa
(47) 3365-9500

Posts Relacionados

Dicas da Saúde de Camboriú: Aprenda como diferenciar os sintomas e sinais de gripe, covid, viroses e dengue

Acessos à Praia de Taquaras recebem melhorias na iluminação pública

Águas de Camboriú e prefeitura municipal oficializam obras de esgotamento sanitário nesta sexta-feira

Prefeitura de Camboriú abre Processos Seletivos Simplificados para Profissionais da Educação

Homem baleado em Camboriú após suposto ataque do ex-marido de sua namorada

Saúde de Camboriú promoverá mutirão de triagem para atendimentos de psicologia e fonoaudiologia

Saúde de Camboriú promove nova ida de doadores de sangue ao HEMOSC de Blumenau

Guarda Municipal prende grupo suspeito de roubo de celulares na região central de Balneário Camboriú

Guarda Municipal reforça patruplhamento na região central após vandalismo na Praça Tamandaré

Balneário Camboriú recebe o navio MSC Preziosa nesta terça-feira