Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Camboriú recebe ações do Janeiro Branco

Na terça-feira, dia 24, uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Camboriú fará uma ação com a comunidade para divulgar a campanha nacional Janeiro Branco. Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da saúde mental e a felicidade na vida cotidiana, a ação acontece no centro da cidade, com início às 14h. Os profissionais farão a entrega de material informativo e darão orientações sobre o assunto.

A coordenadora do CAPS, Thalita Berlinck, explica que essas ações do Janeiro Branco já acontecem com os pacientes atendidos no local, mas ressalta a importância de difundir as orientações também entre a comunidade. “Essa atividade no centro de Camboriú tem como objetivo levar para a comunidade a conscientização e importância deste cuidado com a saúde mental, além da física”, diz ainda.

O CAPS de Camboriú fica localizado na Rua Lauro Muller, nº 250, com horário de atendimento das 7h às 18h. A coordenadora conta que a unidade é local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida. O CAPS realiza atendimentos individuais, em grupo e com familiares.

Palestras em comunidade terapêutica

O Centro Especializado em Reabilitação de Toxicômanos e Alcoolistas (Certa) de Camboriú também aderiu à campanha do Janeiro Branco. A psicóloga Maria Conceição Borba, conhecida como Sula, tem realizado durante o mês diversas ações para promover a reflexão sobre saúde mental e emocional com os internos, nas dependências instituição, que é conveniada com o Município, e da Policlínica Municipal de Camboriú.

Sula explica que o Janeiro Branco é uma campanha idealizada por psicólogos em Minas Gerais, que se propagou para todo o Brasil com a finalidade de enfatizar a importância da saúde mental no indivíduo e na sociedade. “Essa é a primeira edição da campanha na cidade, a qual tem como objetivo trabalhar as ações em vários órgãos, como as empresas, prefeitura, grupo de mulheres, jovens e comunidades terapêuticas”.

O diretor do Certa, Luciano Martins, esclarece que o Janeiro Branco foi inspirado na campanha Outubro Rosa e que o mês foi escolhido por simbolizar um momento de expectativas e realizações. “A nossa equipe de psicólogos está realizando um ciclo de palestras e debates sobre sentimentos e emoções, durante todo o mês, para mobilizar a sociedade em prol da importância da saúde mental, rompendo estigmas em relação à busca por profissionais e por uma vida tranquila e saudável”, completa.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril