Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Camisa comemorativa usada por Pelé antes de seu milésimo jogo é exibida no Museu do Futebol

O uniforme foi presenteado pela Revista Placar, em 1971. O Rei do Futebol entrou em campo com a camisa, que agora os visitantes podem ver de perto no Museu do Futebol.

Os fãs do Rei Pelé têm um motivo a mais para visitar o Museu do Futebol a partir desta terça-feira (1/2): a camisa usada por ele para entrar em campo em seu milésimo jogo oficial estará em exposição na vitrine de honra do museu. Trata-se de uma camisa de malha com as cores preto e verde confeccionada pela Revista Placar e customizada especialmente para a ocasião, com o número mil bordado no peito. Ela foi usada por Pelé antes da partida contra o Transvaal, no Suriname, em 1971, e agora pode ser vista de perto pelos visitantes. Localizado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A camisa do milésimo jogo foi emprestada ao museu pelo colecionador Moacir Andrade Peres. “Na década de 1970, época em que a camisa foi confeccionada, usava-se nos uniformes gola polo. Mas a camisa em questão era diferente, tinha gola redonda, mais simples”, conta ele. “Fora criada pela revista Placar para que jornalistas e outras pessoas jogassem partidas recreativas às margens do rio Tietê, em São Paulo. Em 1970, a revista criou o Prêmio Bola de Prata para homenagear os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro, e passou a presentear os craques com uma camisa do Time da Placar”.

Pelé foi escolhido para receber a Bola de Prata hors concours. Foi o fotógrafo Lemyr Martins que recebeu a missão de levar o presente para o Rei do Futebol. O número 1000 foi costurado por sua esposa, Dione. Já no Suriname, Lemyr convenceu o roupeiro a falar com Pelé no vestiário – e foi assim que o Rei entrou em campo com o presente da Placar, que o público agora vê no Museu do Futebol.

Vitrine de honra
Com acervo composto quase exclusivamente por experiências audiovisuais, o Museu do Futebol mantém uma única relíquia em sua coleção – a camisa que Pelé usou na final da Copa de 1970 contra a Itália, e com a qual se tornou tricampeão do mundo. Mas objetos em tecido são bastante suscetíveis à ação do tempo e do ambiente. Por isso, periodicamente ela é retirada da exposição e colocada para “descansar” na horizontal, num compartimento sem incidência de luz. Nesse momento, também passa por avaliações e ações de conservação.

É nessas ocasiões que a equipe do Museu garimpa outros uniformes históricos para ocupar temporariamente a vitrine, que fica no segundo andar, entre as salas Copas do Mundo Pelé e Garrincha. Antes de receber a camisa do milésimo jogo de Pelé, a vitrine exibia uma camisa do goleiro Dida na Seleção Brasileira.

 

 

SERVIÇO

Museu do Futebol  
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,00 por três horas

 

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

 

PATROCÍNIOS E PARCERIAS

A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: Movida Aluguel de Carros, EMS Farmacêutica e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Posts Relacionados

Médicos alertam para risco de distúrbio na menopausa causado pela lipedema

Farmácias Nissei transformam mais de 400 lojas em pontos de doação para vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Feedback, check out, business: ranking revela os termos do vocabulário corporativo mais pesquisados pelos internautas

Filtro de barro: invenção brasileira é considerada um dos melhores purificadores de água

Comunicado Oficial – Winter Play 2024

Pet já faz parte da família e compra de ração em supermercados é tendência do consumidor

Sodiê mobiliza franquias de Santa Catarina para auxiliar vítimas do Rio Grande do Sul

Max Mohr dará auxílio moradia de até seis meses para profissionais vindos do RS

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

Startup oferece cursos de idiomas gratuitos online