Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Campanha de mudas totaliza 424 compradores em Penha SC

Um total de 424 compradores já está recebendo desde o dia 23 de junho as unidades compradas através da Campanha Municipal de Mudas Frutíferas e Ornamentais da Prefeitura de Penha, promovida pela Secretaria de Pesca e Agricultura local.

Segundo o secretário Rogério Pedro Gomes, a maioria dos compradores foram moradores do centro e o interior de Penha, com destaque para o São Nicolau, que teve uma listagem de opões de mudas e preços disponibilizada na própria comunidade, para os moradores do bairro. Mas também houve compradores de Balneário Piçarras e Blumenau.

Os preços partiram de R$ 5,50 até a peça mais cara – uma muda de jabuticabeira comprada a R$ 30. Os valores, entretanto, são muito mais baratos dos que os praticados por agropecuárias ou estabelecimentos agrícolas, já que a Secretaria de Pesca e Agricultura apenas procede o pedido e recebe as peças compradas para repassar aos moradores.

Neste ano, o fornecedor que oferece a melhor condição de preço e variedade veio de Pouso Redondo. “Houve equilíbrio entre os pedidos de frutíferas e também de ornamentais”, detalha a servidora Cris Natali. “Mas nas frutíferas, predominaram os pedidos de frutas cítricas. Entre as flores, os pedidos de rosas foram em maior número”, completa. A campanha promovida em Penha é anual, e ocorre sempre entre abril e junho de cada ano.

Entre as opções oferecidas, estavam várias alternativas de laranjeiras, como lima, seleta e pera; entre as videiras, as opções de uvas Niágara, moscato e rubi; já entre as limeiras foram comercializadas mudas de lima da Pérsia e limão cravo, entre outras. Chorões, ciprestes e aroeiras e ainda frutíferas como anona, acerola, guabiroba e guaraná também chamaram atenção dos compradores.

Horta Familiar
A Secretaria de Pesca e Agricultura de Penha também reforça que estão à disposição os kits gratuitos de sementes do “Programa Horta Familiar” do Governo do Estado. Há sementes de salsa, feijão, vagem, beterraba, pepino e rabanete para distribuição, além de salsa, repolho e outros.

Basta solicitar diretamente na sede da secretaria, anexa ao sindicato dos trabalhadores rurais, à Rua Manoel Henrique de Assis, no centro. Para receber o kit de sementes, o morador não paga nada, mas precisa levar o comprovante de residência, provando que reside em Penha.

O secretário Rogério frisa que se for necessário, o morador pode ainda ter orientação técnica para sua horta caseira prestada pela Epagri local.

 
Juvan Neto

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores