Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC zEsporte

Catarinense Mateus Herdy é campeão do Vans Pro Júnior, nos Estados Unidos

Catarinense Mateus Herdy é campeão do Vans Pro Júnior, nos Estados Unidos

Uma das grandes promessas do surfe brasileiro acaba de conseguir mais uma grande conquista, nos Estados Unidos. O catarinense Mateus Herdy, de apenas 16 anos, conquistou o título do Vans Pro Júnior. De quebra, correndo entre grandes nomes de todo o mundo, ficou em 5º lugar no torneio profissional, válido como World Qualifying Series (WQS).

O Vans Pro foi disputado em Virgínia Beach, na Virginia, Leste dos Estados Unidos. Herdy chegou ao dia decisivo em ambas as competições, Júnior e profissional. O catarinense é ainda tão novo que mesmo na categoria Júnior continua sendo um dos mais jovens. Santa Catarina vive um grande momento com Yago Dora, Tomas Hermes e Willian Cardoso à beira de classificar para o CT. Em um futuro próximo, Herdy pode ser mais um na elite do surfe mundial.

Nos EUA, o barriga-verde acabou caindo nas quarta de final do torneio profissional, mas ainda tinha o Júnior pela frente. Nas semifinais, surfou muito e se classificou em segundo, só ficando atrás do grande japonês, Yuji Mori. Na final, os dois teriam pela frente ainda o norte-americano Tyler Gunter e Joh Azuchi, também do Japão.

A expectativa era de que o catarinense e Yuji Mori brigassem pelo título. Porém, o outro japonês, Joh Azuchi, surpreendeu ao pegar uma onda nota 9.40 e deixou seu compatriota para trás, quase ultrapassando Mateus Herdy. Ainda assim, o barriga-verde manteve a tranquilidade e mostrou muito surfe e maturidade para pegar duas ótimas ondas e somar um total de 16.43 pontos, contra 15.17 de Joh.

Por fim, Mateus foi campeão, Joh vice e Yuji Mori terceiro lugar, com 10.90. O norte-americano, Tyler Gunter, foi o quarto melhor com 7.67 pontos. O catarinense comemorou muito a volta ao topo do pódio, mas ressalta que seu foco é pontuar ainda mais no WQS. “Estou feliz depois de ter passar algum tempo desde a minha última vitória e agora vou direcionar meu foco para o QS, mas vou aproveitar esse momento“.

Mateus já havia sido campeão do Vans Pro Júnior na África do Sul e voltou a ser campeão nos EUA. O atleta afirma que o apoio que recebeu foi fundamental para esta façanha. “Eu vi Yuji (Mori) pegando muitas ondas na semifinal, então sabia que teria que encontrar algumas boas ondas e tentava me concentrar nos aéreos. Infelizmente, perdi nas quartas (do profissional), mas isso me ajudou a manter minha energia e assim só precisava escolher as ondas certas. A maioria dos meus amigos poderiam ter ido para a Europa, mas ficaram para me apoiar, o que significou muito para mim. É bom estar surfando contra esses caras“.

Mateus Herdy comemora o título do Vans Pro Júnior. Foto: John Ferguson

Confira quem foram os melhores do Vans pro Júnior

Final
1º Mateus Herdy BRA (8.50 + 7.93) – 16.43
2º Joh Azuchi JPN (5.77 + 9.40) – 15,17
3º Yuji Mori JPN (5.67 + 5.23) – 10.90
4º Tyler Gunter EUA (4.77 + 2.90) – 7.67

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina