Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Centro de Controle Operacional ajuda a manter sistema de distribuição de água em Penha

Centro de Controle Operacional ajuda a manter sistema de distribuição de água em Penha

Um sistema automatizado tem contribuído na gestão dos serviços de distribuição de água tratada de Penha. O Centro de Controle Operacional  (CCO) da concessionária Águas de Penha funciona 24 horas por dia e trabalha online, transmitindo e repassando informações de forma instantânea para a central e ajudando a controlar e manter em funcionamento a operação do sistema de distribuição para o município.

O equipamento monitora o quanto de água está chegando da Estação de Tratamento (ETA) para abastecimento minuto a minuto; os níveis de água nos reservatórios; níveis de pressão nas adutoras que transportam água; pressão nas redes de distribuição em locais estratégicos; informações sobre a produção dos poços (se estão funcionando ou não), se há falha na operação; informações dos boosters; e informações de qualidade em todos os pontos da cidade.

De acordo com o gestor operacional da Águas de Penha, Guilherme Bueno, caso o sistema identifique algo fora dos padrões de funcionamento, envia alertas por celular e por e-mail. O equipamento garante eficiência e agilidade na resposta das manutenções e correções que se façam necessárias. “Como se trata de um serviço essencial, a velocidade em retornar ao normal é muito importante. Por isso o diagnóstico ou o controle de informações podem ajudar muito no efeito tempo de resposta”, destaca Guilherme.

A integração destas informações são trabalhadas não somente por softwares,  mas também por um setor especifico do grupo Aegea, que prioriza o combate às perdas, a eficiência energética e a dinâmica de distribuição dentro de um sistema tão complexo como o de distribuir água. Com o CCO, é possível identificar vazamentos através do monitoramento de pressão das redes e dos status de operação de todo sistema de água. “Ou seja, se um problema ocorre há quilômetros de distância, o setor identifica na hora e emite um alerta para a concessionária”, finaliza Guilherme.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril