Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde comemora 10 anos

Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde comemora 10 anos

Estabelecimento oferece serviços de medicina complementar e grupos terapêuticos

Nesta sexta-feira (29), o Município comemora os 10 anos da criação do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí (Cepics). A inauguração da unidade representa uma mudança na forma de cuidar das pessoas, com foco na promoção da saúde e na oferta de tratamentos não-convencionais. O ato comemorativo inicia às 17h30 e integra a programação do aniversário de 158 anos da cidade.

Inaugurado em 2008, o Cepics oferece gratuitamente a comunidade atendimentos de homeopatia, acupuntura, auriculoterapia, terapias comunitárias e grupos terapêuticos. Em 2017, o município aumentou o número de médicos homeopatas da unidade e vem trabalhando para ampliar os serviços disponibilizados à população. Ao todo, 28 profissionais de saúde atuam no centro.

“Com o Cepics o município passou a dar mais atenção à promoção da saúde ao invés de apenas tratar as doenças dos pacientes. Hoje são mais de seis mil usuários cadastrados e a meta é ampliar os serviços e o acesso às práticas integrativas, que antes eram restritas à rede privada”, pontua o prefeito Volnei Morastoni, que é médico homeopata.

Durante a comemoração de 10 anos, a população poderá conhecer um pouco mais sobre os atendimentos e grupos terapêuticos oferecidos na unidade gratuitamente. Também serão distribuídas mudas de plantas e feitas demonstrações de fitoterapia, auriculoterapia e quick massage.

Práticas integrativas

As práticas integrativas e complementares em saúde têm ganhado cada vez mais atenção dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde estima que cerca de cinco milhões de pessoas utilizem esses recursos terapêuticos anualmente para prevenção, tratamento e cura de problemas. Recentemente, mais procedimentos terapêuticos foram incorporados ao SUS, totalizando 29 práticas oferecidas – com isso, o Brasil passou a liderar a oferta de modalidades integrativas na saúde pública.

No município, as práticas são acessíveis, gratuitas e prestadas por profissionais habilitados para pessoas das mais diversas idades, como a homeopatia, a acupuntura e auriculoterapia. O objetivo desses recursos é oferecer um cuidado integral dos usuários. Já os grupos terapêuticos de Do-in, Lian Gong e Relaxamento são uma alternativa para alívio de dores e manutenção de uma vida saudável.

Além desses atendimentos, o Cepics conta com outras assistências nas áreas de Neonatologia, Cardiopediatria, Psicologia, Fisioterapia, Fisioterapia Domiciliar, Nutrição e Gastropediatria. O Centro fica localizado na rua Rubens de Almeida, s/nº, Centro, ao lado do Crescem. Telefone: (47) 3908-6027.

Mais atendimentos na Atenção Básica

Para difundir as práticas integrativas, a Secretaria de Saúde de Itajaí tem incentivado os grupos de terapia comunitária nas unidades de saúde com a capacitação de mais profissionais. Outro projeto em andamento visa difundir a técnica do Do-in na Atenção Básica no município. Profissionais das unidades de saúde São Vicente e Praia Brava já estão sendo capacitados para criar novos grupos terapêuticos e iniciar a aplicação das técnicas de automassagem do Do-in em suas comunidades.

O projeto pioneiro que vai oferecer tratamento homeopático a dependentes químicos de crack e cocaína em Itajaí também já começou a sair do papel e deve ser implantado em agosto em cinco unidades de saúde. O tratamento vai auxiliar, inicialmente, 120 dependentes químicos na diminuição da “fissura” pelas drogas. O projeto é uma parceria entre Município, Conselho Federal de Farmácia, Univali e Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas.

Além disso, está em andamento o projeto “Farmácia Viva: plantas medicinais”, que tem como objetivos a implantação da fitoterapia como prática no Sistema Único de Saúde (SUS) de Itajaí. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Univali, está planejando a implantação de um horto medicinal, bem como a capacitação dos profissionais de saúde da rede municipal sobre o assunto e orientação à população.

Saiba mais sobre as práticas oferecidas no Cepics:

Homeopatia: A homeopatia é uma especialidade, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira, que auxilia a solucionar diversos problemas. Atua por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos, com o intuito de reequilibrar a energia vital dos pacientes. É considerada ainda um tratamento preventivo e curativo. O objetivo dos medicamentos homeopáticos é estimular o sistema imunológico para restaurar o equilíbrio energético. A homeopatia é indicada para problemas do trato gastrointestinal, ginecológicos, dermatológicos, respiratórios, emocionais, entre outros.

Acupuntura: Modalidade terapêutica milenar, originária da Medicina Tradicional Chinesa e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, que utiliza agulhas para liberar substâncias químicas no organismo, com efeito analgésico e/ou anti-inflamatório, para aliviar as dores e outros sintomas. É indicada para tratar mais de 40 doenças, como sinusite, rinite, resfriado, amigdalite, dor no peito e palpitações, asma crônica, ansiedade, entre outras. Pode ainda ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos.

Auriculoterapia: Técnica terapêutica que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha – local onde todo o organismo se encontra representado como um microssistema.

Terapia comunitária integrativa: Prática terapêutica coletiva que envolve os membros da comunidade numa atividade de construção de redes sociais solidárias. O objetivo da terapia é criar espaços de acolhimento dos pacientes, estimulando a troca de experiências entre as pessoas, com o objetivo valorizar as histórias pessoais para que ocorra um resgate da identidade do paciente, a restauração da autoestima e da autoconfiança, bem como a ampliação da percepção para conseguir resolver problemas.

Lian Gong: Consiste na prática de exercícios corporais. Sua finalidade é terapêutica, prevenindo e tratando as dores do corpo e outros males como ansiedade, estresse, má respiração e problemas de pressão.

Do-in: São técnicas de automassagem de origem chinesa, que utilizam os pontos energéticos do corpo humano. É uma técnica curativa, preventiva e que pode ser praticada todos os dias.

Relaxamento: É uma técnica física que auxilia nos estados de estresse, tensão muscular ou ainda um meio revigorante, que atua beneficamente sobre a saúde física, mental e emocional, através de um ato consciente e dirigido. O relaxamento é baseado na consciência corporal e no reequilíbrio do tônus, influenciando assim de forma significativa no desempenho funcional destes indivíduos.

_________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo