Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Centro de Referências e Especialidades de Itapema disponibiliza atendimento ortopédico

O Centro de Referências e Especialidades (Ceres) de Itapema tem um excelente grupo de profissionais especializados e bem capacitados para disponibilizar gratuitamente o atendimento ortopédico de qualidade para todos os pacientes que necessitam. As consultas ortopédicas são realizadas com o devido agendamento e encaminhamento dos clínicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.

O ortopedista é o médico especialista que realiza diagnóstico e tratamentos de lesões nos sistemas de locomoção do corpo humano, tais como os ossos e os músculos de mãos, braços, pés, quadril e demais regiões locomotoras. Ele solicita exames que apontam as causas da lesão, realiza o tratamento e os cuidados, fazendo todo o acompanhamento do paciente. É responsabilidade de o ortopedista zelar pelo bem-estar e pela prevenção de possíveis lesões.

O número de atendimentos ortopédicos no Ceres de Itapema varia entre 30 a 35 pacientes por dia, dependendo muito da demanda vinda através dos clínicos gerais e médicos da saúde da família de cada UBS. O clínico que já fez um atendimento inicial com os primeiros diagnósticos e encaminha para o ortopédico continuar o tratamento da lesão ou fratura, fornecendo toda a estrutura para a melhoria do paciente. A maioria dos casos atendidos está ligada às fraturas, traumas, doenças crônicas degenerativas como artrose, artrite, osteoporose, sequelas de doenças reumáticas, pós fraturas e retornos de cirurgias.

De acordo com o ortopedista e professor da Univali, Hélio C. Gomes Reis, a estrutura de saúde oferecida no município de Itapema é muito satisfatória, tanto para os especialistas quanto para os pacientes. “Eu sou um dos médicos mais antigos daqui, pois trabalho desde a época em que o Ceres era apenas uma sala pequena. Hoje eu vejo que a estrutura melhorou completamente, ampliando bastante espaço, tanto para o médico quanto para o paciente que recebe um atendimento de maior qualidade. A quantidade de consultas também aumentou bastante devida a demanda de novos médicos. Eu lembro que no começo haviam apenas cinco médicos no total, hoje temos cinco médicos para cada especialidade. O acesso aos exames também melhorou muito, antes havia uma demora de quase um ano para conseguir um exame, hoje eu tenho a grata satisfação de pedir o exame de algum paciente e esperar no máximo três dias para obter acesso ao resultado. Esta é uma enorme conquista para população do município e sinal da melhoria do serviço prestado”, afirmou.

Além de falar sobre a boa estrutura que o município de Itapema conquistou para com a saúde, o ortopedista destacou seu principal objetivo como profissional da saúde. “Eu adoro a medicina, trabalho há 22 anos aqui. O meu principal objetivo é ajudar as pessoas ao máximo e da melhor maneira possível. pois acho que é essa a essência da medicina. Na ortopedia, nós já podemos ajudar de imediato, é uma especialidade que, em muitas vezes, com um ato médico ou procedimento, já resolvemos o problema e tiramos a dor do paciente. É claro que muitas vezes há casos mais complicados, de vários extremos, mas sempre procuramos fazer o máximo possível para resolver e fornecer o melhor tratamento possível”, concluiu.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo