Ciclo de Concertos de Violão

476
Ciclo de Concertos de Violão

Nesta sexta-feira, dia 22 de abril, acontecerá o primeiro concerto do Ciclo de Concertos de Violão do músico Marcos Paulo Dalmacio. O projeto foi contemplado com a  Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Será realizado no Teatro Municipal Bruno Nitz, a partir das 20h.

O ciclo compreende sete apresentações, nos quais o público poderá apreciar um amplo repertório, que vai desde o ano 1507 com as primeiras publicações para alaúde, instrumento de cordas dedilhadas de origem árabe, na Itália, até o século XXI com produções latino-americanas, incluindo composições de 2015.

Este primeiro concerto compreenderá um repertório do século XIX que será interpretado com instrumento de época, uma guitarra clássico-romântica. Segundo o músico, “as obras escolhidas alternam entre o lirismo romântico de inspirada veia melódica e o virtuosismo instrumental típico do período”, ressalta Dalmacio.

O repertório é dividido em sete ciclos, apresentados sempre no mesmo horário:

Ciclos I e II (22/04 e 27/05)- Guitarra clássico-romântica (música de começos do século XIX)
Ciclo III (24/06) – Violão de oito cordas (música barroca)
Ciclo IV (22/07) – Duos de violões, vihuelas e guitarras clássico-românticas com Cristo Miguel de la Cruz
Ciclo V (02/09) – Alaúde, Vihuela, Guitarra renascentista (música da renascença)
Ciclo VI e VII (14/10 e 18/11) – Violão tradicional (música de compositores não violonistas e música latino-americana dos séculos XX e XXI)

Mais informações com a FCBC, no (47) 3366-5325, ou pelo site oficial de Dalmacio http://www.marcospablodalmacio.com/.