Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Comitê gestor do Programa Bandeira Azul apresenta diagnóstico da Praia do Estaleiro

Comitê gestor do Programa Bandeira Azul apresenta diagnóstico da Praia do Estaleiro

Depois da Praia de Taquaras, foi a vez da Praia do Estaleiro ser avaliada pelo comitê gestor do Programa Bandeira Azul. O diagnóstico, que identificou a infraestrutura existente e a qualidade ambiental, foi apresentado nesta semana.

O diagnóstico apontou ainda o que deve ser feito para que a praia possa hastear a Bandeira Azul até final de 2018. As praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho estão inscritas na fase piloto do Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas.

Formado por representantes dos poderes executivo e legislativo, setores privados, entidades de classe, sociedade civil organizada, Ongs e comunidade em geral, o comitê gestor indicou o que precisa ser implantado para o cumprimento dos critérios do programa. Na categoria segurança, a praia precisará de mais três postos guarda-vidas. O local tem dois postos: um deles necessita de ajustes e manutenção, e o outro, de substituição.

Na limpeza, os atuais recipientes compostos por uma armação de ferro e sacos plásticos teriam de ser substituídos. O comitê também apontou que não há separação do lixo reciclável na praia. “Identificamos que as principais debilidades da praia no momento estão relacionadas às infraestruturas de acesso, segurança aquática e também à conservação dos ecossistemas, à faixa de restinga”, disse o especialista em gestão de praias do comitê, Luidgi Marchese.

O diagnóstico mostrou pontos positivos, como a balneabilidade (a praia é própria para banho) e ações de educação ambiental, como o Projeto Praia Limpa.

“Temos o monitoramento da balneabilidade, que está sendo feito por laboratório contratado, campanhas de educação ambiental, como o Praia Limpa, e análises da percepção dos usuários para saber como eles estão avaliando a praia”, enfatizou Marchese.

Estaleirinho também terá diagnóstico elaborado

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para Educação Ambiental e conta com apoio de instituições internacionais. No Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis. O programa está pautado em quatro grandes áreas que definirão as praias como ecologicamente corretas: Educação Ambiental e Informação, Saneamento/Qualidade das Águas, Segurança e Serviço e Gestão Ambiental.

“O próximo passo será elaborar o diagnóstico do Estaleirinho. Feito isso, vamos montar um plano de trabalho e fazer o levantamento de tudo que vai ser preciso para adequarmos as praias aos critérios do Bandeira Azul. Tendo esse levantamento, vamos conseguir ter uma noção do custo e vamos atrás de recursos”, comentou o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.
______________________
Informações Adicionais:

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3363-7145

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril