Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Concurso do IMB Brasil irá desenvolver coleção especial em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque

Coleção sustentável com enfoque social será produzida por alunos da escola de moda internacional. Projeto desenvolvido em parceria com a empresa Manatex foi lançando nesta quinta-feira, 13

 

O Istituto di Moda Burgo Brasil (IMB) em parceria com a empresa Manatex Têxtil, lançou nesta quinta-feira, 13 de julho, projeto inédito de coleção Upcycling. Com a marca da sustentabilidade e da filantropia, o projeto consiste em um concurso que premiará as melhores produções desenvolvidas por alunos do IMB Brasil baseadas no conceito upcycling e voltadas à criação de lenços e turbantes.  Os produtos confeccionados pelos alunos posteriormente serão comercializados e a receita gerada será integralmente revertida à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.

O concurso foi concebido em parceria com empresa Manatex Têxtil, que irá fornecer os tecidos para a escola internacional de moda instalada em Brusque. Ao todo, serão doados cerca de 100kg de tecidos para o projeto.

 

Sustentabilidade e sensibilidade

Durante o lançamento do concurso, que contou com a presença de alunos do Istituto, convidados e imprensa, a diretora do IMB Brasil, a estilista Daniela Colzani, falou da importância do projeto, que tem alto impacto social já que contempla diferentes demandas da sociedade. “Para o IMB é uma satisfação enorme realizar esse concurso, já que ao mesmo tempo em que damos uma aplicação econômica a resíduos de nossa atividade, conseguimos estimular a sensibilidade de nossos alunos e futuros profissionais de moda e também destinar os recursos gerados por essas sobras, a uma entidade nacionalmente reconhecida por seu papel no apoio às mulheres com câncer”, comenta.

A coordenadora de desenvolvimento da empresa Manatex, Natália Schoening  acredita que a ideia do projeto deve influenciar e inspirar outros integrantes da cadeia têxtil, para que eles também entrem na tendência do Upcycling.”Para nós é uma grande satisfação ‘plantar a semente’ desse projeto, para que outros fins têxteis e pessoas da área da moda sejam conscientizados sobre a importância do processo de reaproveitamento. Esses tecidos seriam reaproveitados de alguma forma pela empresa, mas dar uma finalidade a eles e ajudar outras pessoas e instituições, como a Rede, é muito bacana”, comentou.

Para a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, Sônia Marise Oliveira Zink, ter a instituição contemplada com o projeto diferenciado, é motivador. “Ficamos muito felizes, em especial em ver pessoas tão novas engajadas, com essa preocupação e conscientização. É um projeto bem diferente e muito especial, principalmente para a auto-estima das nossas mulheres, já que muitas quando fazem o tratamento e perdem o cabelo utilizam apenas os lenços, que são uma ótima alternativa. Parabenizamos e agradecemos a todos os envolvidos nesse projeto”, ressaltou.

 

O concurso

Os alunos vencedores dos melhores trabalhos, eleitos por uma comissão técnica e pelo voto popular, ganharão um curso de 60 horas de Desenho Digital no IMB Brasil. O prazo para a entrega dos produtos já confeccionados pelos estudantes é 20 de setembro e a premiação acontecerá em outubro.  Além disso, todos os produtos serão fotografados e seus criadores terão preservados seus direitos autorais para publicar suas peças utilizando o hashtag do IMB Brasil e da empresa Manatex.

Para o público conferir de perto todas as criações, as peças do projeto ficarão em exposição durante o mês outubro no Shopping Gracher – período em que ocorre a campanha internacional alusiva à prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa. “Sempre que vimos um trabalho de idoneidade e honestidade, e uma iniciativa que envolve parceiros como o IMB e a Manatex, é fantástico. Abraçando as causas da comunidade, somos comunidade, e não podíamos deixar de abraçar uma causa dessas”, completou ainda a superintendente do Shopping Gracher, Gisela Gracher Stieven.

O concurso é voltado exclusivamente aos alunos do IMB Brasil. Interessados em participar do mesmo podem realizar a inscrição em algum dos cursos oferecidos pela escola de moda internacional, com sede em Brusque. Mais informações: (47) 3717-0371 ou (47) 9721-8080 ou contato@istitutoburgobrasil.com.br.

 

Saiba mais

Cada vez mais popular, o upycling é o processo de reaproveitamento inteligente e responsável de algo sem valor comercial, como resíduos, produtos inúteis ou descartáveis. No caso do concurso proposto pelo IMB, os participantes deverão desenvolver lenços e turbantes a partir de retalhos, sem submeter as sobras a processos químicos e físicos da reciclagem.

 

O IMB Brasil

Com sede em Milão, Itália, o Istituto di Moda Burgo – IMB é uma das mais tradicionais e conceituadas escolas de moda da Europa, com mais de 50 anos de história. Seu fundador, Fernando Burgo, trabalhou intensamente a fim de criar um conteúdo metodológico, atendendo ao intenso desenvolvimento do setor. Liderando uma equipe de renomados profissionais, Burgo foi responsável pela concepção de suportes didáticos exclusivos e avançados, com base em extensa pesquisa, assegurando o ingresso de várias gerações de designers no sistema produtivo com diferenciada qualidade.

Ampliando sua presença global, o Istituto inaugurou em 2015 a primeira filial Brasil. O processo de implantação da escola foi coordenado pela premiada estilista Daniela Colzani, que realizou especialização na própria escola e, posteriormente, tornou-se consultora do IMB.

A cidade de Brusque, maior polo do vestuário de Santa Catarina e um dos maiores do país, foi escolhida como sede da mais nova filial do Istituto, que já tem presença em mais de 20 países, com franquias ou instituições parceiras. O IMB Brasil fica na rua Alexandre Gevaerd, n° 45, sala 202, Edifício Innovare, centro de Brusque.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril