Coleção sustentável com enfoque social será produzida por alunos da escola de moda internacional. Projeto desenvolvido em parceria com a empresa Manatex foi lançando nesta quinta-feira, 13
O Istituto di Moda Burgo Brasil (IMB) em parceria com a empresa Manatex Têxtil, lançou nesta quinta-feira, 13 de julho, projeto inédito de coleção Upcycling. Com a marca da sustentabilidade e da filantropia, o projeto consiste em um concurso que premiará as melhores produções desenvolvidas por alunos do IMB Brasil baseadas no conceito upcycling e voltadas à criação de lenços e turbantes. Os produtos confeccionados pelos alunos posteriormente serão comercializados e a receita gerada será integralmente revertida à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.
O concurso foi concebido em parceria com empresa Manatex Têxtil, que irá fornecer os tecidos para a escola internacional de moda instalada em Brusque. Ao todo, serão doados cerca de 100kg de tecidos para o projeto.
Sustentabilidade e sensibilidade
Durante o lançamento do concurso, que contou com a presença de alunos do Istituto, convidados e imprensa, a diretora do IMB Brasil, a estilista Daniela Colzani, falou da importância do projeto, que tem alto impacto social já que contempla diferentes demandas da sociedade. “Para o IMB é uma satisfação enorme realizar esse concurso, já que ao mesmo tempo em que damos uma aplicação econômica a resíduos de nossa atividade, conseguimos estimular a sensibilidade de nossos alunos e futuros profissionais de moda e também destinar os recursos gerados por essas sobras, a uma entidade nacionalmente reconhecida por seu papel no apoio às mulheres com câncer”, comenta.
A coordenadora de desenvolvimento da empresa Manatex, Natália Schoening acredita que a ideia do projeto deve influenciar e inspirar outros integrantes da cadeia têxtil, para que eles também entrem na tendência do Upcycling.”Para nós é uma grande satisfação ‘plantar a semente’ desse projeto, para que outros fins têxteis e pessoas da área da moda sejam conscientizados sobre a importância do processo de reaproveitamento. Esses tecidos seriam reaproveitados de alguma forma pela empresa, mas dar uma finalidade a eles e ajudar outras pessoas e instituições, como a Rede, é muito bacana”, comentou.
Para a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, Sônia Marise Oliveira Zink, ter a instituição contemplada com o projeto diferenciado, é motivador. “Ficamos muito felizes, em especial em ver pessoas tão novas engajadas, com essa preocupação e conscientização. É um projeto bem diferente e muito especial, principalmente para a auto-estima das nossas mulheres, já que muitas quando fazem o tratamento e perdem o cabelo utilizam apenas os lenços, que são uma ótima alternativa. Parabenizamos e agradecemos a todos os envolvidos nesse projeto”, ressaltou.
O concurso
Os alunos vencedores dos melhores trabalhos, eleitos por uma comissão técnica e pelo voto popular, ganharão um curso de 60 horas de Desenho Digital no IMB Brasil. O prazo para a entrega dos produtos já confeccionados pelos estudantes é 20 de setembro e a premiação acontecerá em outubro. Além disso, todos os produtos serão fotografados e seus criadores terão preservados seus direitos autorais para publicar suas peças utilizando o hashtag do IMB Brasil e da empresa Manatex.
Para o público conferir de perto todas as criações, as peças do projeto ficarão em exposição durante o mês outubro no Shopping Gracher – período em que ocorre a campanha internacional alusiva à prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa. “Sempre que vimos um trabalho de idoneidade e honestidade, e uma iniciativa que envolve parceiros como o IMB e a Manatex, é fantástico. Abraçando as causas da comunidade, somos comunidade, e não podíamos deixar de abraçar uma causa dessas”, completou ainda a superintendente do Shopping Gracher, Gisela Gracher Stieven.
O concurso é voltado exclusivamente aos alunos do IMB Brasil. Interessados em participar do mesmo podem realizar a inscrição em algum dos cursos oferecidos pela escola de moda internacional, com sede em Brusque. Mais informações: (47) 3717-0371 ou (47) 9721-8080 ou contato@istitutoburgobrasil.com.br.
Saiba mais
Cada vez mais popular, o upycling é o processo de reaproveitamento inteligente e responsável de algo sem valor comercial, como resíduos, produtos inúteis ou descartáveis. No caso do concurso proposto pelo IMB, os participantes deverão desenvolver lenços e turbantes a partir de retalhos, sem submeter as sobras a processos químicos e físicos da reciclagem.
O IMB Brasil
Com sede em Milão, Itália, o Istituto di Moda Burgo – IMB é uma das mais tradicionais e conceituadas escolas de moda da Europa, com mais de 50 anos de história. Seu fundador, Fernando Burgo, trabalhou intensamente a fim de criar um conteúdo metodológico, atendendo ao intenso desenvolvimento do setor. Liderando uma equipe de renomados profissionais, Burgo foi responsável pela concepção de suportes didáticos exclusivos e avançados, com base em extensa pesquisa, assegurando o ingresso de várias gerações de designers no sistema produtivo com diferenciada qualidade.
Ampliando sua presença global, o Istituto inaugurou em 2015 a primeira filial Brasil. O processo de implantação da escola foi coordenado pela premiada estilista Daniela Colzani, que realizou especialização na própria escola e, posteriormente, tornou-se consultora do IMB.
A cidade de Brusque, maior polo do vestuário de Santa Catarina e um dos maiores do país, foi escolhida como sede da mais nova filial do Istituto, que já tem presença em mais de 20 países, com franquias ou instituições parceiras. O IMB Brasil fica na rua Alexandre Gevaerd, n° 45, sala 202, Edifício Innovare, centro de Brusque.