Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Conheça algumas curiosidades sobre a Marejada

Conheça algumas curiosidades sobre a Marejada

– A primeira edição da Marejada foi realizada de 08 a 12 de outubro de 1987. Criada como Festa Portuguesa e do Pescado, o evento popular buscava atrair visitantes por meio do turismo gastronômico, mas com uma temática diferenciada da Oktoberfest.

– O mascote Marejão é a caricatura de uma sardinha e completa 30 anos em 2017. O boneco de bigode foi desenhado pelo modelista naval, Rui Flores Filho. A primeira roupa do Marejão era cinza e foi sendo ajustada ao longo dos anos.

– Até 2012, a Marejada elegia Rainha e Princesas da festa. A itajaiense Raquel Seide recebeu a primeira coroa em 1987. Na época, ela trabalhava no supermercado Hiper. A última embaixadora da Marejada foi Bruna Jessika Piske.

– Em 1987, a Marejada foi montada com tendas de circo onde hoje fica o Centreventos e, naquele tempo, funcionava o Terminal Rodoviário. Os pontos de ônibus viraram quiosques e o evento também recebeu a 1ª Feira Industrial da Pesca.

– Por mais de duas décadas, os restaurantes da Marejada funcionavam dentro de barquinhos. Diversas entidades de Itajaí eram responsáveis pela gastronomia da festa. “Olha a paellaaaaaa!” é o lema de Sandra Zen, entoado há mais de 20 anos na Marejada. Ela estará novamente presente nesta edição.

– A Marejada já recebeu artistas nacionais e locais ao longo dessas três décadas. O português Roberto Leal foi figurinha carimbada de várias edições, bem como as bandas de baile. Fundador da Banda Marejada, o trompetista Dirceu Nascimento Santos, 75 anos, participa desde a primeira edição da festa, quando tocava com a Banda Guarani clássicos da música portuguesa. Para 2017, a banda prepara samba nacional, música espanhola e também portuguesa.

– Já passaram pelos palcos da Marejada grupos como Jeito Moleque, Luan Santana, Michel Teló e Exaltasamba, além de artistas locais: Giana Cervi, Sem Abuso, Rodrigo Valentim, Giza Carla e Célia Pedro. Nesta edição, a festa voltará a valorizar os artistas locais e regionais com apresentações em três palcos.

– A festa popular já teve várias fases. Marcada inicialmente pela tradição portuguesa e do pescado, acabou saindo do mês de outubro para acompanhar as regatas internacionais. Retorna para o calendário da primavera com forte apelo gastronômico, em especial aos frutos do mar. Não vai faltar sardinha na brasa e os mais variados petiscos.

– Em 2012 foi o último ano em que houve cobrança de ingresso para prestigiar a Marejada. Para 2017, estão programadas mais de 100 atrações culturais gratuitas em três pavilhões.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril