Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Conheça as modalidades de ensino superior presentes no Brasil

Veja quais são as diferenças e vantagens de cada tipo de ensino superior hoje no Brasil

No Brasil, atualmente, existem 3 grandes modalidades de ensino superior: as modalidades são divididas em ensino presencial, ensino semipresencial (ou híbrido) e ensino a distância (também conhecido por EaD). Todas essas modalidades possuem certas vantagens. Conheça um pouco mais de cada uma e qual pode se encaixar melhor ao seu estilo de vida. Confira:

Ensino presencial

O ensino presencial é conhecido por ser a forma mais tradicional de ensino no Brasil, milhões de alunos são formados dessa forma desde o jardim de infância. Nesse tipo de ensino, os estudantes frequentam as aulas diariamente, de forma 100% presencial, em uma instituição de ensino superior juntamente de seus colegas e professores, todos juntos na mesma sala de aula (muitas dessas salas comportando mais de 100 alunos).

A vantagem dessa modalidade de ensino ocorre pela interação social entre os alunos e também pela proximidade deles com os professores (diversos alunos acabam se tornando amigos dos professores, o que acrescenta mais uma camada de interação social). Essa proximidade permite que o ensino presencial seja bem imersivo e intenso, com trocas culturais e de experiências, além de permitir que o aluno tenha acesso aos laboratórios e às bibliotecas da universidade.

Ensino a distância

O ensino a distância (EaD) é oposto ao ensino presencial. Essa forma de ensino ganhou cada vez mais espaço no Brasil, principalmente depois dos eventos da pandemia de Covid-19.

Nessa modalidade, as aulas são realizadas totalmente a distância, através de plataformas digitais desenvolvidas pelas universidades. Essas plataformas englobam videoaulas, fóruns de discussão, painéis para postagens de trabalhos e acervos digitais de livros e apresentações disponibilizadas pelos professores com assuntos pertinentes às suas matérias.

A principal vantagem desse método é a possibilidade de o estudante acessar o conteúdo das aulas em qualquer lugar com flexibilidade de horários, e o único requisito é que ele tenha acesso à internet. Essa modalidade é ideal para pessoas que moram muito longe dos centros universitários ou que seus horários de trabalho não permitam o ingresso em universidades presenciais.

Semipresencial, ou híbrido

A modalidade semipresencial, também conhecida como ensino híbrido, é o meio termo entre o ensino tradicional e o ensino a distância.

Nesse tipo de ensino, uma parte do conteúdo é transmitida de forma remota, por meio de plataformas digitais utilizadas no EaD, e outra parte do ensino é feita de forma presencial. Essa mistura nos dois estilos de ensino tenta buscar um equilíbrio entre a flexibilidade de horários e vantagens de acervos digitais com a interação social entre alunos e a possibilidade de discutir assuntos com os professores de forma presencial.

Qual escolher?

Para essa pergunta, não existe uma resposta certa. Escolher qual tipo de ensino é o melhor para cada um envolve uma análise profunda sobre o curso desejado, quais universidades estão disponíveis e o custo de cada curso.

No que tange a universidades, muitas são conhecidas pela sua qualidade de ensino presencial, como a USP, outras já foram adaptadas para comportar uma maior quantidade de cursos EaD, como no caso da Estácio de Sá, e algumas se tornaram especializadas em manter os sistemas híbridos (com os alunos podendo optar por aulas 100% presenciais ou a distância), como visto na UNINASSAU. Cabe a cada um analisar todas as opções e decidir qual pode se encaixar melhor em cada situação.

Créditos: iStock

Posts Relacionados

Comunicado Oficial – Winter Play 2024

Pet já faz parte da família e compra de ração em supermercados é tendência do consumidor

Sodiê mobiliza franquias de Santa Catarina para auxiliar vítimas do Rio Grande do Sul

Max Mohr dará auxílio moradia de até seis meses para profissionais vindos do RS

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

Startup oferece cursos de idiomas gratuitos online

Tirol envia mais de 150 mil litros de leite para o Rio Grande do Sul

Dívida da família do senador bolsonarista Jorge Seif com a União chega a R$ 15,2 milhões

Diário da Cidade

Dia das Mães: conheça franquias para empreender em família

Smart Fit faz campanha de arrecadação para ajudar vítimas das chuvas no RS