Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú DESTAQUES Noticia SC Notícias

Coronavírus: Bancos e lotéricas reabrem em SC e clientes fazem fila para resolver pendências

Coronavírus: Bancos e lotéricas reabrem em SC e clientes fazem fila para resolver pendências.

Serviços foram retomados nesta segunda com regras específicas para evitar propagação da Covid-19.

Bancos, lotéricas e cooperativas de crédito voltaram a funcionar a partir desta segunda-feira (30) em Santa Catarina depois de um período sem atendimento como medida para conter o novo coronavírus.

No primeiro dia de retomada dos serviços, que vão operar com regras específicas para evitar a propagação da doença, muitos clientes aproveitaram para resolver pendências acumuladas durante a quarentena.

Em Florianópolis, Simone Mendes dos Santos, 44 anos, foi até uma agência no Centro da cidade para descontar cheques de clientes da empresa do marido.

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

— Estava tudo pendente, espero que agora a gente consiga resolver as pendências com clientes e com os próprios funcionários — contou.

Já a aposentada Rosângela Maria, 62 anos, que também aguardava na fila, disse que precisava receber a aposentadoria.

— Não tinha conseguido sacar, estava sem dinheiro, contando com o apoio de familiares.

A formação de filas ao redor das agências bancárias foi uma cena que se repetiu em grande parte das cidades catarinenses nesta manhã. No entanto, as agências devem adotar medidas para evitar a aglomeração de pessoas, como manter distância mínima entre as pessoas que aguardam atendimento.

As novas regras estão previstas em portaria pulicada no domingo (29). Elas visam manter a segurança de funcionários e clientes, evitando o risco de contágio pela covid-19 (confira as regras abaixo).

O Estado tem 197 casos confirmados da doença, 16 deles internados em unidades de terapia intensiva (UTI), e uma morte, conforme o último boletim da Secretaria de Saúde, divulgado neste domingo.

De acordo com as regras estipuladas pelo decreto, os estabelecimentos bancários devem manter o mínimo de atendimento direto emergencial somente para associados que efetivamente tiverem necessidades de operações, como pagamento ou saque, créditos emergenciais ou renegociações urgentes.

Regras para serviços bancários

– Priorização do afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes a grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos.

– Priorização de trabalho remoto para os setores administrativos.

– Adoção de medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho.

– Utilização, se necessário de veículos de fretamento para transporte de trabalhadores, ficando a ocupação de cada veículo limitada a 50% da capacidade de passageiros sentados.

– Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento, bem como a organização das filas para que seja mantida a distância mínima de 1,5 m entre cada pessoa.

– Estabelecer que as pessoas que acessarem e saírem do estabelecimento façam a higienização com álcool em gel 70% ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, disponibilizando em pontos estratégicos como na entrada do estabelecimento, nos corredores, balcões e mesas de atendimento dispensadores para uso dos clientes e funcionários.

– O ingresso no estabelecimento será feito em número proporcional à disponibilidade de atendentes, evitando aglomerações em seu interior.

– Deve ser dado atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes garantindo um fluxo ágil de maneira que essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento.

– Manter todas as áreas ventiladas, incluindo caso exista, os refeitórios de funcionários e locais de descanso.

– Os trabalhadores devem ser orientados a intensificar a higienização das mãos, principalmente antes e depois do atendimento de cada cliente, após uso do banheiro, após entrar em contato com superfícies de uso comum como balcões, corrimão, teclados de caixas, etc.

– Realizar procedimentos que garantam a higienização contínua do estabelecimento, intensificando a limpeza das áreas com desinfetantes próprios para a finalidade e realizar frequente desinfecção com álcool 70%, quando possível, sob fricção de superfícies expostas, como maçanetas, mesas, teclado, mouse, materiais de escritório, balcões, corrimões, interruptores, elevadores, balanças, banheiros, lavatórios, entre outros.

– Nos locais onde há uso de máquina para pagamento com cartão, esta deverá ser higienizada com álcool 70% ou preparações antissépticas após cada uso.

– Os caixas eletrônicos de autoatendimento ou qualquer outro equipamento que possua painel eletrônico de contato físico deverão ser higienizados com álcool 70% ou preparações antissépticas, após cada uso.

– Os trabalhadores que atendem ao público nas operações bancárias devem usar máscara cirúrgica devido a proximidade exigida pela confidencialidade das operações. O mesmo não se aplica aos trabalhadores das casas lotéricas que trabalham atrás de guichês de vidro. A presente norma se aplica também aos trabalhadores que irão organizar as filas de entrada aos estabelecimentos.

– Manter o mínimo de atendimento direto emergencial somente para associados/as que efetivamente tiverem necessidades de operações como pagamento ou saque, créditos emergenciais ou renegociações urgentes.

– Efetuar o controle de acesso, mantendo trabalhador na porta da unidade para orientar os associados/as que buscarem atendimento, o qual deverá estar utilizando máscara facial cirúrgica, fazendo triagem para encaminhando para atendimento de um associado por vez somente nas condições de ser emergencial e orientar que os demais atendimentos deverão ser feitos por meio eletrônico ou por telefone.

– Os shoppings, galerias e centros comerciais que abrangem o funcionamento de agências bancárias, de cooperativas de crédito e lotéricas devem providenciar a abertura somente da porta de acesso mais próxima à agência ou unidade de atendimento. As demais áreas devem ser bloqueadas, não permitindo a circulação de pessoas.

Comércio em geral continua fechado

Atividades como comércio não essencial, bares, restaurantes, shoppings e academias continuam sem funcionar em Santa Catarina. Após anunciar um plano de retomada que previa o retorno dessas atividades, o governador Carlos Moisés voltou atrás e anunciou neste domingo (29) que a quarentena será prorrogada por mais sete dias. O atual decreto de restrição se estende até terça-feira (31), e será prorrogado pelo menos até o dia 7 de abril.

 

Posts Relacionados

Daniel “Paxtorzão” na Live com Caio Fábio.

diariodacidade

CRENTE HATER – APÓSTOLO ARNALDO

diariodacidade

Rev. Caio Fabio: “Silas Malafaia é um Anti-Evangelho vivo!”

diariodacidade

Balneário Camboriú registra 33 novos casos de coronavírus nesta sexta-feira (05)

diariodacidade

Produtor de Água entrega mudas nativas em alusão ao Dia do Meio Ambiente

diariodacidade

Empresa de Balneário Camboriú recebe primeiro título de registro do SIM/POA

diariodacidade

Retomada dos ônibus intermunicipais será feita nesta segunda-feira

diariodacidade

Balneário Camboriú é destaque nacional em saneamento básico

diariodacidade

Camboriú adere ao Sistema de Gerenciamento de Operações contra o Covid-19

diariodacidade

Sábado, dia 6, é Dia D Vacinação em Camboriú

diariodacidade

Campanha alerta sobre importância do Teste do Pezinho para o diagnóstico precoce de doenças genéticas

diariodacidade

UniAvan promove live nesta segunda para falar sobre desafios das carreiras em tempos de pandemia

diariodacidade

Rogério Minotouro na live com Caio Fábio!

diariodacidade

Cesta Básica registra aumento de valores em junho

diariodacidade

Itajaí e Balneário Camboriú ganharão cinema drive-in

diariodacidade

Santa Catarina receberá R$ 97 milhões para auxílio ao setor cultural

diariodacidade

Itajaí Shopping recebe exposição fotográfica em homenagem ao aniversário de Itajaí

diariodacidade

Santa Catarina registra aumento de 21% no consumo de gás natural em maio

diariodacidade

Fort Atacadista confirma inauguração de próximas lojas em Santa Catarina

diariodacidade

Sebrae/SC lança guia de turismo para anunciar em plataformas de hospedagem

diariodacidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: