Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Credioeste celebra 22 anos com ação de conscientização ambiental

O aniversário de 22 anos da Credioeste foi marcado pelo cuidado com o meio ambiente. A agência de microcrédito distribuiu 1.500 mudas de árvores nativas e frutíferas para seus clientes e entidades de Chapecó (SC). O objetivo foi promover qualidade de vida e bem-estar para a população, além de conscientizar sobre a importância de preservar a natureza. A ação também foi realizada em alusão ao Dia da Ecologia e ao Dia Internacional do Meio Ambiente.

Durante o mês de junho foram entregues 23 espécies de mudas: angico-vermelho, araçá-vermelho, ariticum, camboatá-branco, canafístula, canela-amarela, canjerana, cedro, cerejeira, guanandi, ipê-amarelo, ipê-roxo, jaborandi, jaboticabeira, louro-mole, mamica-de-cadela, marmeleiro, pata-de-vaca, pessegueiro-bravo, pitangueira, quajuvira, tarumã e vacum. O engenheiro agrônomo, Alencar Belotti, sócio-proprietário da Bio Garden Meio Ambiente e Viveiro Florestal, empresa parceira da Credioeste, explicou sobre a relevância de cultivar árvores nativas ao invés de exóticas – de outro País.

“Um entre os principais problemas de desequilíbrio é a invasão por espécies exóticas, que incluem uma variedade de horticulturas, comestíveis, grande valor comercial e ornamentação. As espécies invasoras dominam florestas, parques e unidades de conservação. Elas representam grande ameaça à biodiversidade, pois quando presentes em ambientes favoráveis interferem no desenvolvimento das plantas nativas, além de alterar o funcionamento natural daquele local”, alertou Belotti.

O engenheiro agrônomo também ressaltou a importância de realizar ações que incentivem a conscientização. “Os problemas ambientais são de grandes proporções. O desmatamento e o desenvolvimento dos centros urbanos aceleraram a aproximação entre animais selvagens e humanos, aumentando a proliferação de vírus e bactérias. Por isso, iniciativas como a da Credioeste são indispensáveis e demandam esforço de todos. Essas ações são essenciais para reduzir os impactos ambientais. Percebemos que esse foi o grande propósito da Credioeste: estimular e fortalecer o cuidado com a nossa natureza”, afirmou.

O presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, salientou que o intuito da iniciativa foi sensibilizar funcionários, clientes, entidades e toda a comunidade em benefício da preservação dos ecossistemas. “Enfrentamos diversos problemas que prejudicam a nossa qualidade de vida, como a poluição das águas e dos solos, a contaminação do ar pela emissão de gases e o aquecimento global. Acredito que juntos podemos mudar esse cenário e proteger nossas riquezas: a fauna e a flora. É um orgulho afirmar que a Credioeste comemorou seu aniversário em grande estilo, cumprindo com a nossa responsabilidade social”, destacou.

ENTIDADES

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) foi uma das entidades que recebeu as mudas de árvores nativas e frutíferas da Credioeste. De acordo com o diretor executivo, Fabio Luis Magro, a iniciativa da Agência vem ao encontro de projetos e ações da ACIC. “Incentivamos práticas sustentáveis nas empresas, estimulando atitudes no dia a dia que promovam a melhoria da qualidade de vida. O plantio de mudas de árvores é um bom exemplo de ações simples que todos podem realizar. Ficamos felizes em fazer parte dessa ação que marca os 22 anos da Credioeste, o Dia da Ecologia e o Dia Internacional do Meio Ambiente. São atitudes como essa que tornam o lugar onde moramos e temos nossas empresas melhor para trabalhar e viver”, salientou.

O diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Jeancarlo Zuanazzi, evidenciou a responsabilidade da população mediante a preservação ambiental.  “Sabemos o quanto a sustentabilidade é essencial para preservar o meio ambiente e, consequentemente, para garantir saúde e qualidade de vida à população. Ao comemorar seus 22 anos com a doação de 1.500 mudas de árvores frutíferas e nativas, a Credioeste contribuiu com o futuro do planeta e ajudou a conscientizar a sociedade sobre a importância da adoção de práticas que minimizem os impactos ambientais no dia a dia. Afinal, todos nós temos responsabilidades socioambientais e, se cada um colaborar de alguma forma, teremos um futuro muito melhor. Parabéns Credioeste pelo aniversário e pelo incentivo à arborização de Chapecó!”.

A diretora executiva do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), Mayara Lazzarin, relatou sobre o papel fundamental das instituições locais para o desenvolvimento sustentável. “Empresas com consciência ambiental conseguem se destacar perante os consumidores, pois a sustentabilidade é uma demanda global que se tornou uma preocupação para grande parte da sociedade. A Credioeste se destaca com iniciativa importante no cenário atual. Em comemoração aos seus 22 anos foram entregues mudas de árvores para parceiros e clientes, uma forma de celebrar suas conquistas se preocupando com o todo. Parabéns Credioeste!”.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores