Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Experiência prática e amadurecimento profissional são apenas algumas das vantagens de se frequentar um curso técnico. O ensinamento teórico aliado às atividades do dia a dia, rotina, desafios e resolução de problemas vão moldando os profissionais e ajudam a construir a carreira de quem passa pelos cursos do SENAI do Vale do Itajaí Mirim. E o campo de trabalho é muito vasto: além de atuar em vagas especializadas em diferentes empresas, um técnico tem a oportunidade, ainda, de empreender e gerenciar seu próprio negócio.

Essa tem sido a caminhada da engenheira mecânica e técnica em mecânica industrial, Camila Imianovsky Correa, moradora de Brusque. O foco na carreira veio desde cedo: com cerca de 15 anos ela iniciou o curso técnico no SENAI de sua cidade, com duração de dois anos. Logo depois veio o curso de Aprendizagem, seguido pela graduação e, mais recentemente, pós-graduação na área de gestão de projetos.

“Sem dúvidas um curso técnico profissionalizante faz muita diferença no currículo. Se eu puder dar algum conselho para as novas gerações, seria isso: estudem, façam um curso antes mesmo de entrar na graduação, para compreender na prática como será a faculdade. Eu mesma, se não tivesse feito o técnico primeiro, não sei se teria conseguido concluir a graduação”, comenta ela.

Com apenas 24 anos, Camila faz a gestão da oficina mecânica da família e conta que a área tem muito espaço, principalmente para o público feminino. “Desde 2019 toco o negócio da família e temos trazido essa visão para as mulheres, tanto é que em março oferecemos um curso de mecânica básica só para elas. É uma área sempre em crescimento que precisa de capacitação”, completa.

A projeção de carreira da engenheira não para por aí: de estudante, ela tem a intenção de um sai se tornar professora. “Não podemos parar, tem muita tecnologia surgindo, sempre algo novo. É uma área que eu gosto muito, quem sabe um dia eu também possa lecionar”, conclui.

Cursos técnicos no Vale do Itajaí Mirim

Além do curso técnico em mecânica industrial, o SENAI da regional de Brusque disponibiliza também cursos em Eletrotécnica, Informática, Produção de Moda, Segurança do Trabalho e Vestuário. Para Silvana Meneghini, gerente executiva do SESI SENAI de Brusque, um curso profissionalizante abre as portas para um novo futuro em qualquer carreira.

“Além de trabalhar nas empresas, que cada vez mais exigem profissionais qualificados e valorizam os profissionais que atendem esta demanda, um técnico pode também seguir carreira solo empreendendo e gerando novas oportunidades no município. Ser dono do próprio negócio, estabelecendo os próprios horários e o crescimento profissional dentro do empreendedorismo”, conclui Silvana.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril