Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Dário Berger é absolvido no Supremo Tribunal Federal

Dário Berger é absolvido no Supremo Tribunal Federal

O jornalista da TVBV, Vânio Bossle, noticiou em sua página no Facebook: “O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), absolveu o senador Dário Berger de processos que levantavam supostas práticas de crimes de responsabilidade, associação criminosa, fraude em licitação, patrocínio direto ou indireto de interesse privado perante a administração, todos relacionados quando exerceu o mandato de prefeito de São José.”

Continuou; “Com base no Código Penal, tanto o ministro Levandowski como a Procuradoria Geral da República decidiram arquivar o processo quando os fatos narrados nas denúncias não constituem crimes. Ainda de acordo com manifestação da Procuradoria Geral da República, as provas apresentadas pelo Ministério Público de Santa Catarina e pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Florianópolis não demonstram narrativas contidas na denúncia.”

Prosseguiu: “O ministro entendeu que ‘os fatos descritos na denúncia não sinalizam a prática, nem em tese, dos crimes previstos no Decreto-Lei 201/67, uma vez que os fatos imputados ao denunciado foram praticados de forma lícita e de acordo com as prerrogativas e funções inerentes ao cargo público no qual estava investido’.
Segundo a decisão, as provas indicam o uso de carro oficial, na hora apurada, para buscar o então prefeito Dário Berger em heliponto de São José (SC), ‘após compromisso constante de sua agenda oficial em Criciúma. Também, segundo o ministro, constatou-se que ‘a presença de material de campanha no interior do veículo não configura, por si só, indício de materialidade do crime imputado ao réu.”

 

QUESTÕES

Dário Berger foi acusado de supostas práticas de:

crime de responsabilidade,
associação criminosa,
fraude em licitação,
patrocínio direto ou indireto de interesse privado perante a administração.
Chamou-nos a atenção o seguinte trecho da notícia de Bossle: “Ainda de acordo com manifestação da Procuradoria Geral da República, as provas apresentadas pelo Ministério Público de Santa Catarina e pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Florianópolis não demonstram narrativas contidas na denúncia.”

Depois outro trecho a destacar: “(…) ministro Levandowski como a Procuradoria Geral da República decidiram arquivar o processo quando os fatos narrados nas denúncias não constituem crimes.”

Espera aí.  Então, o Ministério Público de Santa Catarina e a 2ª Vara da Comarca de Florianópolis “não demonstram narrativas contidas na denúncia” e o os “fatos narrados nas denúncias não constituem crimes”?

Pensar e questionar não ofendem, mas que conclusão podemos ter? Que o Ministério Público simplesmente não conseguiu levantar provas suficientes para mostrar que Dário Berger praticou os crimes que eles acusaram? Todo o trabalho do Ministério Público foi completamente em vão, pois sequer eles souberam distinguir o que é “crime”, segundo o que se pode deduzir a partir da sentença do ministro Lewandowski?

Com todo o respeito ao Ministério Público, mas a sentença do Ministro Lewandoswski não foi um literal “tapa na cara” dos promotores dando a entender que eles não conseguem argumentar uma denúncia que “constitui crimes”?

Então, pelo que estamos entendendo, todas as acusações levantadas contra Dário não passaram de “perseguição” pura e simples do Ministério Público?

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril