Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Decreto reserva áreas no entorno do Porto de Itajaí para expansão portuária

Decreto reserva áreas no entorno do Porto de Itajaí para expansão portuária

A prefeitura de Itajaí publicou um decreto que torna oficialmente de interesse público os imóveis vizinhos ao porto a partir da Avenida Marcos Konder, para extensão da área portuária. O documento suspende a emissão de consultas prévias, alvarás e licenças de construção, e é válido por seis meses _ período em que deverão ser concluídos estudos para embasar as desapropriações.

Estão incluídas no documento a Avenida Cel. Eugênio Müller, Av. Marcos Konder, Rua Silva, Rua Tijucas, Rua Olegário de Souza Júnior e seu prolongamento, Av. Irineu Bornhausen, Rua Max e Rua Blumenau.

O decreto, na prática, formaliza a proposta de ampliação que já consta no Plano de Desenvolvimento e Zoenamento do Porto de Itajaí (PDZ) desde 2004. Em 2006, o Plano Diretor de Itajaí já delimitou os terrenos como Zona de Apoio ao Porto (ZAP), e estabeleceu a Rua Silva como limite, o que quer dizer que o porto não pode avançar mais do que isso em direção ao Centro.

Nos últimos anos, as enchentes e os prejuízos que vieram a reboque protelaram o projeto. Mas a expectativa de conclusão da nova bacia de evolução e da reforma dos berços 3 e 4 promete demandar mais área alfandegada, com a chegada de navios maiores e mais carregados, o que aumenta a necessidade de ampliação.

Segundo o superintendente Marcelo Salles, o Porto de Itajaí está atendendo às diretrizes de planejamento estratégico do governo federal e o processo ainda está cumprindo os procedimentos legais, passo a passo.

Verbas

O recurso necessário para a desapropriação deverá ser definido após os estudos, mas a localização das áreas leva a crer que o valor chegará aos nove dígitos. Para pagar a conta, o porto poderá ter que contar com os arrendatários, como já ocorreu em processos anteriores.

A ampliação deverá ser feita gradativamente, conforme forem negociadas as indenizações.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo