Empresas que querem alcançar o sucesso no mercado precisam pensar não apenas na parte técnica, mas também nas pessoas, isto é, seus colaboradores. Nesse processo, pensar em proporcionar um ambiente de trabalho saudável torna-se obrigatório. A atração e a retenção de talentos são áreas que se beneficiam muito com um ambiente confortável para todos.
Além delas, outras áreas, como a de desempenho e de resultados, também podem crescer em uma organização com um bom ambiente.
O que define um ambiente de trabalho saudável?
Um ambiente saudável proporciona aos funcionários bem-estar (saúde física e mental) e fatores profissionais basilares para a execução das atividades, como bons relacionamentos entre equipe e com gestores, comunicação, feedbacks, entre outros.
Portanto, esse tipo de ambiente deve primariamente ser um local físico confortável e que proporcione boas condições de ergonomia: iluminação, equipamentos de trabalho, altura de móveis e mais. Ter áreas de descontração, para descanso e pausas também é fundamental.
Além disso, a saúde mental e o bem-estar devem ser prioridade. Para isso, a gestão e a equipe precisam ter bom relacionamento e estar alinhados, além de definir processos de trabalho claros e positivos para todos.
Importância de um ambiente saudável para as empresas
Em um ambiente saudável, os colaboradores podem desempenhar as suas funções de uma forma mais eficiente e com mais resultados. Como foi dito anteriormente, a atração e a retenção de talentos dependem de um bom ambiente corporativo. Isso porque candidatos a vagas priorizam empresas que se importam com o seu bem-estar, assim como os funcionários se sentem mais motivados e felizes ao estarem em um bom ambiente.
Além do bem-estar e da felicidade pessoal de cada uma das pessoas, os resultados entregues podem ser maiores em uma empresa de ambiente saudável. Por exemplo, funcionários motivados tendem mais a buscar melhorar seus resultados e desenvolver melhor suas atividades, em comparação com aqueles que se sentem deslocados, desmotivados e tristes com seu trabalho.
Como criar um ambiente saudável na sua empresa?
Faça uma pesquisa de clima organizacional
Saiba como seus funcionários se sentem trabalhando na empresa. Essas informações vão ajudar a implementar ações para melhorar a organização.
Tenha uma boa estrutura física
Invista em ergonomia e proporcione aos colaboradores tudo o que eles precisam da maneira mais confortável e saudável para sua saúde física.
Crie uma cultura de feedback
É muito importante que os funcionários saibam quais são seus pontos positivos e o que precisam melhorar. Só assim as pessoas vão conseguir se desenvolver.
Tenha benefícios de saúde e bem-estar
Proporcione benefícios para a saúde e o bem-estar dos funcionários, como planos de terapia virtual, desconto em estabelecimentos, como academias e farmácias, e cursos.
Promova uma boa comunicação
Comunicação é tudo. Somente através dela as pessoas conseguem se alinhar e entender as motivações pessoais e da empresa.
Tenha uma boa gestão
Uma empresa organizada e com boa gestão motiva os colaboradores a crescer junto da organização. Ter um banco de horas e utilizar outras ferramentas de gestão de trabalho pode otimizar a jornada e criar indicadores profissionais.
Crie rituais de descontração
Além do dia a dia de trabalho, os colaboradores podem se divertir e estreitar relações em rituais de lazer e descontração, como happy hours, festas e eventos.
Coloque a diversidade e a inclusão como elementos fundamentais
Empresas com pessoas de perfis iguais não conseguem ter novos pontos de vista. Pessoas diversas adicionam experiências, visuais e conhecimentos. Além disso, um ambiente diverso ajuda na identificação de outros colaboradores, que podem se sentir mais acolhidos.
Créditos: iStock