Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

DEVE oferta capacitação sobre Sífilis para funcionários da rede

O Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE), em parceria com estudantes de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), ofertou na tarde da última segunda-feira (24) aos funcionários da rede municipal de saúde uma capacitação sobre Sífilis. O encontro, realizado no auditório do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), tinha por objetivo estreitar o processo de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de casos positivos da doença, em decorrência do alerta de epidemia nacional emitido pelo Ministério da Saúde (MS). Cerca de 40 profissionais foram contemplados com a ação.

Divida em quatro momentos, a capacitação abordou temas como a situação epidemiológica da Sífilis no município; os sinais clínicos, a evolução e o tratamento da doença; e a importância das notificações para análise dos casos, acompanhamento do paciente e levantamento de dados. Laís Emídio, diretora do DEVE em Balneário Camboriú, comenta que “o momento serviu para reforçar a importância do protocolo criado para esses tipos de casos e alinhar o método de trabalho em toda a rede”.

Atualmente, caso uma testagem rápida positive para Sífilis, a Vigilância Epidemiológica solicita um teste confirmatório e, com a confirmação, inicia-se a dosagem, de acordo com o estágio da enfermidade no paciente.

No início desta semana, o Ministério da Saúde reconheceu que o país vive uma epidemia da Sífilis. Desde junho de 2010, foram notificados quase 230 mil novas ocorrências da infecção em todo o Brasil, com maior incidência no Sudeste: 62,1% do número total (três em cada cinco casos, como estimam). Além disso, a transmissão, majoritariamente, acontece de gestantes para bebês.

A doença infecciosa, transmitida por contato sexual, é dividida em estágios e se manifesta em sintomas como febre, mal-estar, perda de apetite e peso, verrugas genitais, úlceras indolores, erupção nos pés e nas mãos, entre outros. O tratamento é realizado com Penicilina, após prescrição médica.

Testes rápidos para detecção de Sífilis são realizados em gestantes e parceiros nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada bairro, ou ofertados para a população no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A unidade está localizada na Rua 2.350, nº 560, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

Mais informações com Laís Emídio, no DEVE, pelo telefone (47) 3363-4170.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores