Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Dia do Deficiente Físico é celebrado nesta terça-feira

Dia 11 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Deficiente Físico. Porém, a data comemorativa é apenas algo para ser lembrado. Oferecer boas condições e qualidade de vida é obrigação de todos, inclusive do poder municipal. Em Balneário Camboriú, diversas obras e serviços são realizados para auxiliar os munícipes com algum tipo de deficiência.

Nos últimos anos foram realizadas diversas adequações nas vias da cidade, escolas e ginásios com a implantação de rampas de acessos e banheiros adaptados. Além destas intervenções, a Prefeitura apoia grupos e entidades com trabalhos direcionados a estas pessoas, como é o caso da Associação de Apoio as Famílias de Deficientes Físicos (Afadefi). Por meio de convênios, o executivo colabora com a instituição na contratação de dois fisioterapeutas, um psicólogo, uma assistente social e um advogado.

“Há 10 anos trabalhamos para dar mais qualidade de vida aos deficientes físicos de Balneário Camboriú. Nosso objetivo é dar todo suporte a nossos associados, que somam cerca de 650. Procuramos a cada dia lutar pelo aprimoramento da acessibilidade do município”, conta o diretor administrativo da Afadefi, Valdecir Matias. 

As travessias elevadas e as calçadas que facilitam a locomoção de deficientes físicos e visuais são os principais destaques no quesito mobilidade. A Administração Municipal orienta a população a implantar os pisos táteis, que auxiliam os deficientes visuais a se locomoverem. Em Balneário Camboriú, a manutenção, conservação e limpeza de calçadas são de responsabilidade do proprietário do imóvel, conforme a Lei Municipal nº 2794/2008.

“Nos preparamos para deixar nossa cidade segura e acessível a todos. Trabalharmos com o objetivo que os deficientes possam ser incluídos nos nossos programas e serviços como qualquer outro cidadão”, aponta o secretário de Inclusão Social, João Olindino Dão Koeddermann. Ele ainda aponta que existem outros projetos de Inclusão, como a oferta de vagas de emprego exclusivas para deficientes através do Sistema Municipal de Emprego (SIME) e a parceria com a Fundação Municipal de Esportes e a própria AFADEFI na realização de escolinhas e atividades esportivas adaptadas.

As ações da Prefeitura, em parceria com o setor privado e o terceiro setor, buscam promover uma melhor qualidade de vida no cotidiano dos deficientes físicos que circulam pelas calçadas e travessias elevadas. No trânsito, por exemplo, apenas na área central da cidade, há 115 vagas de estacionamento exclusivas para deficientes.

Atualmente, a rede municipal de ensino possui 29 salas multifuncionais, destinadas ao atendimento de alunos com deficiência. As salas estão dispostas nos Núcleos e Centros Educacionais do município. As salas multifuncionais são compostas por equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e materiais de acessibilidade para a organização do espaço, seguindo as orientações do Ministério da Educação (MEC).

Mais informações na Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social pelo telefone (47) 3363-2745.

Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
Texto: Rodrigo Rodrigues (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefBC

Posts Relacionados

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro