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Distribuição de água é destaque na temporada de verão em Penha

Durante o período de maior consumo de água da temporada de verão 2022/2023, a Estação de Tratamento de Água de Penha (ETA Penha) distribuiu 85,8 mil litros de água por dia, volume 47,42% superior ao distribuído no mesmo período do ano passado (58,2 mil litros). Esses e outros números estão no balanço com o resultado do fornecimento de água do município que acaba de ser apresentado pela presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb, aos vereadores de Penha.

Considerando também a água produzida pelos poços artesianos e mais a importada de Balneário Piçarras, a concessionária chegou a distribuir 190,7 mil litros de água por dia neste período. O levantamento da concessionária tem por base o consumo entre os dias 20 de dezembro de 2022 e 27 de janeiro de 2023

Para o presidente do Legislativo, o vereador Adriano Tibeco, foi um sucesso o fornecimento de água no município uma vez que teve pouca reclamação por parte da população penhese. “Nos meus 41 anos de vida, foi a primeira vez que não soube de falta de água na cidade”, conta.

Para atender a temporada de verão e reduzir os impactos do aumento do consumo de água devido ao fluxo turístico do município, a concessionária investiu na disposição de aproximadamente 200 litros de água por segundo, com água  proveniente da  Estação de Tratamento de Águas (ETA Penha), poços tubulares de grande profundidade, importação de água, capacidade de reservação de 6.500 metros cúbicos de água, melhorias nas captações das lagoas 1 e 2 no bairro Santa Lídia, automação do Centro de Controle Operacional e avanços nos sistemas de pressão dos bairros São Cristóvão e São Nicolau.

“Em todos os aspectos, observamos uma operação que transcorreu da melhor maneira possível, dando o melhor atendimento à população e aos veranistas “, diz a presidente da concessionária. “O resultado foi ainda melhor que o registrado no ano passado”, acrescenta.  O balanço também apontou queda de 42% no uso de caminhões pipas para atender consumidores que podem ter sido afetados pela precariedade de abastecimento, devido a problemas na rede de distribuição a exemplo no rompimento na rede provocado por terceiros no dia 15 de janeiro.

Antes do começo da temporada de verão, a direção da concessionária apresentou um plano com o conjunto de ações que havia definido para atender a demanda da população com a oferta de água tratada à comunidade. Agora voltou à Câmara para prestar contas do serviço prestado.

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