Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Distribuída no SUS, dose contra HPV combate câncer de colo de útero e outros tipos da doença

Distribuída no SUS, dose contra HPV combate câncer de colo de útero e outros tipos da doença.

A ciência ainda não descobriu a cura para o Câncer, mas já se sabe como prevenir alguns tipos da doença. O Câncer de Mama é o que mais mata no Brasil, mas não é o único que preocupa. Neste mês, a Campanha do Outubro Rosa chama atenção para os cuidados necessários, diagnóstico precoce e direitos das pacientes. Mas é possível ir além, e alertar sobre a existência de outros tipos de câncer que são tão perigosos quanto, e tem prevenção por meio de uma vacina.

Estamos falando do câncer do colo do útero, da vulva e vagina, e do ânus. São mais raros, porém existem e podem agravar se não forem tratados. Cerca de 16 mil casos de câncer de colo de útero são diagnosticados todos os anos no Brasil, praticamente 100% são causados pelo HPV. A infecção pelo papiloma vírus humano, o HPV, atinge homens e mulheres, são mais de 150 tipos. Atenção para um detalhe, o HPV não produz sintomas ou sinais visíveis, por isso qualquer um pode se infectar ou transmitir o vírus sem saber.

Mas com a Vacina é possível combater o papiloma vírus humano, para prevenir as doenças causadas por ele, inclusive o Câncer. Ela é distribuída na rede pública pelo SUS, e na rede particular em clínicas de imunização.

A vacina oferecida pelo SUS é a quadrivalente, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. Está disponível gratuitamente nos postos de saúde, aplicada em 2 doses, para Meninos e meninas dos 9 aos 15 anos incompletos, como uma medida de prevenção. Para pessoas acima de 15 anos, a vacina está disponível na rede privada.

Na Primme Vacinas, que tem salas de imunização em Florianópolis, São José, Palhoça e Balneário Camboriú, a aplicação é realizada para meninos e meninas entre 9 e 26 anos de idade, com a vacina nonavalente. Para meninas e mulheres entre 9 e 45 anos de idade, se for a vacina quadrivalente. Para meninos e homens entre 9 e 26 anos de idade, com a vacina quadrivalente. A enfermeira Amanda Fernandes reforça a importância dessa vacinação.

“Ainda pouco conhecida, a Vacina do HPV ajuda o corpo a produzir os anticorpos necessários para combater o vírus e assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença, pois está protegida”, explica Amanda.

Melhor do que tratar a doença, é prevenir. Sempre é tempo de cuidar da saúde, converse com um médico, peça orientações, e se proteja. A doença não escolhe classe social, e a saúde não pode esperar.

Posts Relacionados

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono