Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Dona de brechó encontrou oportunidade de formalizar sua empresa durante a pandemia

Iniciativa surgiu após a comerciante confeccionar mais de 450 máscaras para projeto que auxilia hospitais da região

A crise econômica devido a pandemia do Coronavírus pegou a maioria dos microempreendedores da região da foz do Itajaí de surpresa negativamente. Para a proprietária do “Closet Schons Brechó e Ateliê”, localizado no bairro São João, em Itajaí, o período serviu para se reinventar e formalizar o seu próprio negócio. A empreendedora, Elizaine Patrícia Schons Domingues, se tornou microempreendedora individual (MEI), após participar de um projeto voluntário na confecção de 453 máscaras destinada aos hospitais da região. Com a repercussão da iniciativa no início de março, uma empresa do município solicitou a compra de máscaras de proteção respiratória para seus colaboradores e a partir daí a proprietária do brechó sentiu a necessidade de formalizar definitivamente sua microempresa.

Apaixonada por moda e brechós, Elizaine iniciou o seu projeto em 2019, em um quartinho de sua casa. Comprou algumas peças de roupas em brechós da região e colocou à venda, com divulgação nas redes sociais. Para entender melhor como levar adiante o seu negócio, a comerciante participou de capacitações ofertadas pelo Sebrae/SC sobre preços, vendas e controle financeiro, além de feiras e eventos de brechós. “Eu comecei a buscar algo que eu realmente me identificasse e que me permitisse ter mais flexibilidade, além de poder passar mais tempo com meu filho. Então tive a ideia de abrir um brechó junto com ateliê de costura, já que cresci entre linhas e máquinas de costura. Além de vender roupas novas e seminovas, ofereço os serviços de reformas de roupas, customização e algumas peças por encomenda. Vestir a camisa de uma empresa é bom, mas vestir a camisa da minha própria empresa é melhor ainda”, ressalta.

Com o decreto n° 515 do Governo do Estado, que fechou por algumas semanas os comércios, a proprietária do brechó se voluntariou no projeto Veste Vida, de Balneário Camboriú, e com ajuda da sua mãe, em três dias confeccionaram as 453 máscaras que foram doadas para a linha de frente do combate ao Covid-19, nos hospitais da região. Por conta da repercussão, as pessoas começaram a procurar a empreendedora pedindo para comprar as máscaras. “Eu explicava que era de um projeto voluntário e que eu não poderia vender. Aos poucos percebi ali, uma oportunidade de ter alguma receita durante esse período”, conta.

Depois de muitos pedidos particulares, uma grande empresa do município realizou a encomenda de 206 máscaras para os colaboradores e pediu nota fiscal para efetuar o pagamento. Foi aí, que depois de tantos adiamentos, Elizaine abriu o seu MEI. “Fiquei tão feliz porque é um passo importante para o meu negócio. Sei que muitas empresas deixarão de existir nessa pandemia, mas para a minha foi o nascimento. A venda de máscaras trouxe um socorro nesses dias, mas é uma solução temporária. Entendo que terei que me destacar e investir forte no digital para poder atender os novos hábitos e as novas necessidades dos clientes”, finaliza.

Em 2020, o Sebrae/SC irá realizar a 12ª edição da Semana do MEI 100% Digital. Entre os dias 18 e 22 de maio serão realizadas palestras, webinar e lives com conteúdos voltados para quem quer ser MEI, para quem já é microempreendedor individual e quer expandir os negócios, para aqueles que precisam se reinventar neste momento de crise, e para os empresários que querem melhorar o marketing e as vendas do seu negócio. Durante a Semana, a equipe do Sebrae/SC também estará disponível para atendimento online ao empresário e futuro empreendedor. A participação é gratuita e a programação pode ser acessada por meio da página http://sebrae.sc/semanadomei2020.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril