Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

O edifício The Wave, da Vetter Empreendimentos em Balneário Piçarras, e o edifício Colina Di Roma, da Haacke Empreendimentos em Balneário Camboriú, são as mais novas obras do Litoral Norte a receberam a certificação “Obra Mais Segura”. A iniciativa, do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) da Foz do Rio Itajaí e de Balneário Camboriú e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), visa prevenir acidentes e promover a cultura de saúde e segurança no trabalho.

As empresas que demonstram compromisso contínuo com a segurança e saúde do trabalhador são certificadas com o selo “Obra Mais Segura”. Para alcançar seus objetivos, o programa conta com a atuação dos “Supervisores Obra Mais Segura”, também conhecidos como Agentes SOMAS. Esses profissionais são treinados para identificar riscos, orientar colegas e promover práticas seguras no canteiro de obras.

Em Santa Catarina, 257 obras estão ativas no programa. No total, 460 obras já passaram pelo projeto, 103 foram certificadas com o SELO de Obra Mais Segura e 469 foram impactadas até o momento no Estado. Esses números estão em constante atualização devido ao dinamismo do setor.

“Trabalhar na construção civil é cheio de desafios, e fiquei muito feliz quando o The Wave foi selecionado para o programa Obra Mais Segura. Receber o selo foi uma grande conquista”, afirma o agente SOMA Paulo Fernando Arraes. “É nítido o quanto a segurança do trabalho e as atitudes dos trabalhadores melhoraram. O mais importante é que todos percebemos que podemos trabalhar em um ambiente seguro”, ressalta o gestor de segurança da Vetter, Sandro José Paula e Silva.

De acordo com Maicon de Oliveira, diretor da Vetter, a empresa busca garantir o selo Obras Mais Segura em todos os seus empreendimentos. “O The Wave é a obra com os melhores resultados de segurança”, destaca.

Colina Di Roma

 

Para o empresário Carlos Haacke, o Selo Obra mais Segura é um reconhecimento da importância da segurança no trabalho. “Nosso objetivo é proporcionar o máximo de segurança e saúde para todos na obra”, afirma o empresário.

Inspeções periódicas são realizadas nas obras participantes para identificar e avaliar os riscos existentes. A partir dessa análise, são gerados relatórios que recomendam medidas para que a construção atenda às normas de segurança do setor. As obras que atingem a pontuação exigida recebem o SELO de Certificação como Obra Mais Segura, que é afixado no canteiro.

Fernanda Retzem, coordenadora estadual do Programa Obra Mais Segura, destaca a importância dessa avaliação constante. “Os relatórios gerados nas inspeções servem como um guia para as empresas, orientando-as sobre as medidas necessárias para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com as normas da construção civil”, complementa Fernanda.

Posts Relacionados

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar