Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Em tempos de COVID-19 é essencial monitorar e manter a imunidade

Diretora médica do Ghanem Labotarório alerta para a importância de manter a saúde em dia, apesar da pandemia

A pandemia do novo coronavírus já atingiu mais de 526 mil pessoas no Brasil, com mais de 29 mil óbitos, de acordo como Ministério da Saúde. De contágio rápido, a COVID-19 pode ser agravada por fatores de risco associados a doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão arterial e até mesmo imunossupressão (pacientes com a imunidade baixa). Em Santa Catarina, a doença contabiliza 9.498 casos e 146 óbitos.

Myrna Campagnoli, diretora médica do Ghanem Laboratório , que integra a Dasa, líder em medicina diagnóstica na América Latina, explica a correlação da imunidade geral da pessoa com a infecção da COVID-19. “Estudos têm indicado que indivíduos saudáveis podem contrair a doença e possivelmente desenvolver sintomas mais leves da COVID-19, como febre e tosse. Já pacientes com doenças crônicas e idosos, tendem a apresentar quadros mais graves do novo coronavírus, com doença pulmonar e de outros órgãos”, explica.

A imunidade é o mecanismo de defesa do organismo ao ataque de bactérias, vírus, fungos e parasitas em células, órgãos e tecidos. “Se o paciente tem comorbidades, o tempo de resposta ao ataque do novo coronavírus pode ser maior. O organismo sobrecarregado tem mais dificuldades de combater o adversário”, completa Myrna.

Diagnóstico de COVID-19

Se o paciente for clinicamente suspeito o médico que o atende pode indicar o RT-PCR, exame de biologia molecular indicado, preferencialmente, entre o 5º e o 7º dia de sintomas. A coleta é feita por meio de um swab (uma espécie de cotonete) que retira secreções respiratórias (nariz e garganta) e identifica a presença do vírus”, explica a Dra. Myrna.

Para identificar se o paciente sem sintomas teve ou não contato com o Sars-CoV-2, o coronavírus, o médico pode indicar a realização do exame de Sorologia IgM e IgG ou IgA e IgG, também conhecido como teste imunológico. Realizada por meio de coleta de sangue e analisada por metodologia automatizada, a sorologia avalia a presença de anticorpos produzidos pelo corpo para combater a infecção. Como o organismo só começa a produzir anticorpos após a infecção instalada, o IgM (fase aguda de infecção) tem mais sensibilidade após o 10º dia de início dos sintomas e os da classe IgG após o 15º dia de início dos sintomas, mas esse prazo varia de indivíduo para indivíduo.

“Nos testes sorológicos, os resultados positivos confirmam o diagnóstico e os negativos não excluem uma infecção recente. Por isso, recomendamos o teste apenas após o 10º dia de sintomas, sendo possível a necessidade de repetição seriada do mesmo”, finaliza Myrna. Para que o paciente seja avaliado de forma correta, é muito importante que esses exames sejam interpretados por um médico, pois existem várias possibilidades a serem consideradas em cada fase da infecção pelo coronavírus.

As unidade do Ghanem Laboratórios estão realizando os exames RT-PCR e sorologia para o diagnóstico da doença.

SOBRE O GHANEM

O Ghanem Laboratório atua em Joinville e região oferecendo atendimento laboratorial personalizado aos seus pacientes. Para acolher com carinho e exclusividade mulheres e gestantes foi criado o Ghanem Mulher. Os exames realizados em crianças e seus responsáveis podem ser feitos no Ghanemzinho, que conta com uma unidade toda personalizada com a turma do Scooby-Doo. E o Laboratório Popular oportuniza preços diferenciados com a Qualidade Ghanem. O laboratório Ghanem integra a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina, rede que processa 250 milhões de exames por ano, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, com um portfólio de mais 2.500 tipos diferentes de exames.

Posts Relacionados

Santa Catarina registra aumento de renegociação de dívidas de 52%

diariodacidade

Unidade Básica de Saúde dos Estados estende atendimento até às 19h

diariodacidade

Covid-19: Webinário debate controvérsia sobre envio de dados nacionais ao Ministério da Saúde

diariodacidade

10 de julho Dia da Saúde Ocular: a importância dos cuidados com a visão

diariodacidade

Núcleo de Academias da ACIC estimula doação de sangue

diariodacidade

Aprovada lei que suspende prazos de concursos públicos em SC

diariodacidade

Selo Resgata: 94 empresas que atuam no sistema prisional de SC recebem reconhecimento nacional

diariodacidade

MPF pede informações ao município de Criciúma sobre tratamento precoce da covid-19

diariodacidade

Prefeitura de Balneário Camboriú esclarece episódio do “falso médico”

diariodacidade

Udesc avança e está entre as cem melhores universidades em ranking da América Latina

diariodacidade

Sesc e Fundo de População das Nações Unidas firmam parceria para enfrentamento à violência de gênero

diariodacidade

Grupo CCR assume primeira concessão em Santa Catarina

diariodacidade

Ciclone em SC: Defesa Civil visita municípios atingidos no Vale do Itajaí e região Norte

diariodacidade

Cadastro para beneficiários do passe livre do ferry boat entre Itajaí e Navegantes ocorre de 1º a 10 de julho

diariodacidade

Projeto de Lei viabiliza Fundos Patrimoniais para Universidades Públicas Catarinenses

diariodacidade

Coronavírus em SC: Portarias regulamentam medidas para retorno de aulas presenciais do ensino superior e cursos técnicos no estado

diariodacidade

Feira do Mel deste ano será online com venda para todo o país

diariodacidade

Grupo Pereira amplia rede de farmácias em Santa Catarina

diariodacidade

Parceria da ACIC com instituições financeiras facilita acesso ao crédito

diariodacidade

Correios utilizará navios para distribuir livros didáticos

diariodacidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: