Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Emasa promove limpeza de reservatórios com mergulhadores especializados

Para garantir a qualidade na água distribuída à população, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), executa anualmente, a limpeza preventiva dos reservatórios de abastecimento de água. O procedimento é feito tanto em tanques da Estação de Tratamento de Água (ETA), como nos reservatórios localizados nas diversas regiões da cidade. Nesta segunda-feira (07), a limpeza ocorreu por meio de um método diferente, com o auxílio de mergulhadores especializados.

A técnica é feita com os reservatórios cheios, portanto, não afeta o sistema de abastecimento. Passaram pelo processo, o tanque de contato da ETA, onde ocorre a última etapa do tratamento de água; o reservatório pulmão, que recebe a água que é recalcada para a cidade; e uma das células do Reservatório R1 – composto por quatro tanques que abastecem a região Central.

Dentre as vantagens da limpeza com mergulhadores está a economia de tempo. O trabalho é feito de forma mais ágil, sem afetar o abastecimento para a população, assim como a qualidade da água distribuída. Conforme o gerente da Emasa, Jonas Garcia, esse é o segundo ano que é utilizado esse procedimento moderno, feito geralmente, antes da temporada de verão. “Estes procedimentos trazem diversos pontos positivos para o sistema e as operações. Além de ser mais ágil e não interromper o abastecimento, garante a qualidade da água distribuída”, comenta.

Ainda nas limpezas preventivas, que antecedem a temporada de verão, a Emasa executa na próxima quarta e quinta-feira (9 e 10), a limpeza do canal aberto na Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) – onde ocorre a captação de água do Rio Camboriú. Lá o procedimento é mecanizado com retroescavadeira.

A Emasa também reforça sobre a importância da limpeza nas caixas d’água, em residências, condomínios e estabelecimentos comerciais. A dica é para que os moradores e comerciantes façam a limpeza de seus reservatórios a cada seis meses, principalmente antes da chegada do verão, garantindo a qualidade do abastecimento.

Posts Relacionados

Campeonato de Futebol de Areia de Balneário Camboriú tem abertura adiada para o sábado

Prefeitura de Balneário Camboriú oferece mais de 1,5 mil vagas no Projeto Oficinas

A CiaI Arthousebc de Teatro abre inscrição para equipe técnica e artística

Duas camionetes Toyota Hilux furtadas em Balneário Camboriú neste final de semana

Polícia Militar intensifica fiscalização no trânsito de Balneário Camboriú e Camboriú

Morador de Ibirama vence a segunda etapa do Campeonato de Embaixadinhas em Balneário Camboriú

Abertas inscrições para Programa Jovem Aprendiz da Univali em Balneário Camboriú

Carnaval 2024: Bloquinho da Pessoa Idosa acontece nesta sexta-feira em Balneário Camboriú

Afluentes Digital, promovido pela Águas de Camboriú, apresenta conquistas da empresa para comunidade

Advogado de Camboriú ganha ação de danos morais contra Instagram após ter conta roubada