Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Empreendedorismo materno: a possibilidade de equilíbrio entre carreira e vida pessoal

Fundadoras da marca infantil MooMoo uniram propósito, maternidade e empreendedorismo em um case de sucesso

 

Fundada em 2019, por três mães paranaenses que encontraram na sua rede de apoio e no empreendedorismo materno um novo propósito – o de transformar o mundo em um lugar melhor -, a marca de produtos infantis MooMoo nasceu em uma conversa entre amigas e em três anos já conta com portfólio com mais de 500 produtos de moda, decoração e papelaria. A marca, que iniciou de forma online, hoje, possui lojas próprias e está em expansão para Santa Catarina.

 

Carolina Fiuza Parolin, Rafaela Negrão Abagge e Priscila Malucelli Zanardi ocupavam cargos de executivas com carreiras em ascensão nos setores bancário, de consultoria e educação, quando resolveram lançar uma marca inovadora. “Nossas famílias achavam que estávamos loucas por trocar nossas carreiras para empreender em algo incerto”, comenta a diretora de Marketing e Planejamento da MooMoo, Carolina Fiuza Parolin.

 

Além dos desafios de buscar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, as empresárias também enfrentaram o desafio que ninguém esperava: a pandemia. “Não poder abrir a primeira loja física em virtude do lockdown foi um grande desafio. Afinal, todo o planejamento de abertura, interação com os clientes e diversos planos para o espaço precisaram ser adiados e repensados”, explica.

 

O medo do incerto e os desafios não foram suficientes para fazer com que desistissem de seu propósito. Priscila Malucelli Zanardi, diretora financeira, conta que lidar com a incerteza de um novo negócio é algo que gera um enorme frio na barriga. “Tivemos muito medo de perder tempo, energia e não ter resultados”. Para a diretora de operações, Rafaela Negrão Abagge, apesar de não impedi-las de continuar, o medo não vai embora. “Na realidade, o medo existe a todo momento, já faz parte do nosso cotidiano”, comenta.

 

Empreendedorismo e maternidade lado a lado

 

Mães de três meninas de idades entre 4 e 8 anos, o primeiro produto surgiu para solucionar a dificuldade que tinham e enxergavam em outras mães: a de orientar as filhas a brincar com mais segurança e liberdade quando estavam de vestido ou saia. Dessa forma, surgiu o shorts for fun, para ser utilizado por baixo de saias e vestidos. “A partir da ideia do primeiro produto, novas necessidades e desafios foram surgindo, até que entendemos a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e a adequação de carga horária com filhos e tempo de qualidade”, explica a cofundadora da MooMoo Carolina.

 

Apesar dos desafios, em três anos, a marca já conta com um portfólio de mais de 500 produtos que vão além da linha de vestuário, com linhas de decoração, papelaria e produtos criativos, com peças focadas na diversão. “Sempre brincamos que o sucesso é o rebolado da mãe”. O segredo do crescimento da marca talvez esteja naquilo que as motivou desde o começo: a rede de apoio que representam uma à outra. “O equilíbrio é a nossa essência. Sempre priorizamos envolver as nossas famílias e crianças no dia a dia”. As sócias acreditam ter sido essencial o rompimento com protocolos e pré-conceitos presentes no mundo corporativo como a de levar os filhos para o trabalho ou gerenciar a demanda dos pequenos durante o horário comercial, algo que costuma ser considerado falta de profissionalismo e produtividade ou desorganização da mãe. A flexibilidade é a palavra-chave no empreendedorismo materno.

 

Desbravar esse novo modelo de negócio trouxe o equilíbrio que as sócias buscavam em suas carreiras mas não conseguiam encontrar em seus antigos cargos. Isso não significa que tenham menos preocupações, o ganho está no tempo de qualidade que é alcançado com a gestão do tempo. “É possível se perder nas horas se não houver foco e uma precisa gestão de produtividade do tempo.  Você não se desliga do trabalho, mas quando a sua vida profissional gera um nível tão alto de pertencimento, propósito e satisfação, a fusão trabalho e vida pessoal acontece de forma natural e automática”, explica Carolina.

 

Por um mundo melhor

 

Preocupadas com o futuro e na construção do mundo que será deixado para as próximas gerações, a MooMoo leva sempre em consideração a adoção de práticas sustentáveis e comunitárias que valorizam as pessoas e o desenvolvimento social. Essa preocupação vai desde a escolha do material “Na MooMoo adotamos o uso de algodão reciclado e desfibrado, fibras e tecidos de materiais reutilizados e introdução de materiais que seriam descartados por uma visão tradicional linear”, explica a diretora de operações, Rafaela Negrão Abagge, e passa pela elaboração do design do produto que é pensado para ter uma vida útil longa, com vestidos que podem se tornar camisetas conforme o crescimento da criança, por exemplo. Suas estampas valorizam a natureza e cultura brasileira e sua produção fomenta um relacionamento justo e saudável com produtores e mão de obra da comunidade.

 

A marca, que iniciou de forma online e ampliou para o físico em lojas colaborativas e na sequência em revendas, hoje possui lojas próprias em Curitiba (PR) e está em expansão para Santa Catarina. De acordo com as empresárias o objetivo é aumentar a presença da MooMoo no Brasil com novas lojas em cidades estratégicas e mini franquias para pequenos empreendedores no formato venda direta. As empreendedoras também enxergam a oportunidade de internacionalização da marca “Acreditamos que há espaço e potencial para a internacionalização, tendo em vista uma curva mais acentuada de consumo de forma internacional e um processo de maturidade para marcas socioambientalmente responsáveis crescerem”, explica.

Posts Relacionados

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar