Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Empresa com projeto de píer para transatlânticos tenta reverter edital suspenso em Balneário Camboriú

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) emitiu uma certidão afirmando que a área onde se pretende implantar píeres para transatlânticos em Balneário Camboriú, junto ao molhe da Barra Sul, é pública – ou seja, não faz parte do espaço concedido à exploração da empresa Bontur, do Grupo Tedesco, que constrói no local uma marina.

A declaração integra um pedido feito pela PDBS, empresa dona do projeto do BC Port, para que o edital de chamada pública para exploração da Barra Sul e do Pontal Norte seja validado pelo Tribunal de Contas do Estado. Em outubro o TCE suspendeu o edital em resposta a uma ação movida pela Bontur, alegando que a área já seria alvo de concessão para o Grupo de Tedesco.

O relator, conselheiro Gerson dos Santos Sicca, também afirmou na decisão que o modelo de chamada pública de Balneário não é previsto na lei de licitações, e disse haver ¿indícios de direcionamento à empresa PDBS¿.

Caso não consiga reverter a decisão no Tribunal, a PDBS pretende recorrer à Justiça.

Esta semana a prefeitura de Balneário Camboriú também vai entregar sua defesa ao TCE. Recentemente o município respondeu à União que toda a área incluída na chamada pública ressalva o espaço concedido à Tedesco. O procurador do município, Marcelo Freitas, afirma que o edital é legal e entende que o processo garante a isonomia na avaliação de propostas. Como se trata de uma área da União, o município não faz a licitação, apenas emite um ¿nada a opor¿, documento que autoriza o prosseguimento do processo. E

m relação às suspeitas de favorecimento da PDBS, o procurador ressalta que o projeto do BC Port não foi o único protocolado para construção de um píer com receptivo para cruzeiros.

Falta pouco

A decisão da PDBS de recorrer ao TCE está diretamente ligada à pressa em agilizar o seu BC Port. O projeto já tem aval favorável do Conselho da Cidade e o ¿nada a opor¿ preliminar na Marinha, além de um estudo de impacto ambiental protocolado na Fatma. Mas não pode dar andamento ao processo enquanto não receber o parecer favorável do município.

Propostas

Além do BC Port, o edital da prefeitura de Balneário também já havia recebido a proposta de um outro píer para transatlânticos e de um serviço de transporte marítimo.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo