Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Enem: 7 técnicas de memorização para melhorar os estudos

* Leonardo Chucrute é Diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021 será realizado nos dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão digital quanto na impressa. Com a proximidade da prova, é normal a pessoa ficar nervosa, principalmente no dia. Por exemplo, quem não ficou desesperado ao ter o famoso branco diante do exame? Ou mesmo durante a preparação não sabia como memorizar o conteúdo para conseguir ter uma boa nota?

 

É importante ressaltar que a memorização ajuda, porém, o mais importante é entender o conteúdo. Assim você pode com suas palavras e entendimento explicar o que aprendeu. Mas vale ressaltar que a memorização não é algo que acontece rápido. Trata-se de um treino para aumentar a capacidade da sua mente de reter um conteúdo.

 

Minha primeira dica é ‘sair do óbvio’. Já ouviu dizer que, quando a gente foge do comum, aprendemos mais? Por isso, fuja do piloto automático. Para que você reprograme o cérebro para aumentar a capacidade de aprender coisas novas, comece pelo simples. Estude em ambientes novos. Ao fazer algo diferente, força sua cabeça a pensar mais e achar outras soluções que não as mesmas de sempre.

 

Outro método é ter foco. A Memorização está ligada ao foco. Portanto, pratique sua percepção. Use técnicas de relaxamento para não deixar que os problemas te atrapalhem ou sejam uma distração no momento de estudar. Dessa forma, ao estudar bem e focado, vai conseguir se lembrar mais do que aprendeu.

 

A terceira dica é a auto-explicação. Já ouviu falar que professor aprende mais dando aula? Isso é porque nós estamos revisando tudo o que aprendemos e que temos que ensinar. Inspire-se no seu professor preferido e explique em voz alta para você o conteúdo, pois assim seu cérebro vai captar mais o que tem que aprender.

 

O fichamento é outra técnica. Fichamento é fazer tópicos com palavras-chave do que lemos. Assim, conseguimos memorizar melhor e mais rápido. A quinta dica é praticar a memória reversa. A memória reversa é relembrar de tudo o que aconteceu no seu dia antes de dormir. Ao fazer isso, estamos forçando a nossa memória a se expandir e a aumentar a capacidade de lembrança.

 

O penúltimo método de memorização é o flashcards. São cards de papel em que você escreve a pergunta na frente e a resposta atrás. Além de ajudar a lembrar do conteúdo, pode ser uma forma de estudar em grupo, pois parece com jogos de perguntas e respostas.

 

Por último, indico que faça sua revisão semanal para melhorar a memorização dos estudos. É necessário estudar constantemente para não esquecer. Utilize essas dicas e não se esqueça que cada um tem seu jeito de estudar. Encontre o seu e pratique! Dedique-se e terá uma excelente nota no Enem.

 

(*) Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.

Posts Relacionados

Fitland escolhe Balneário Piçarras para abrir a 24ª unidade

Concurso cultural “Nossa Água, Nossa Vida” premia escolas de Camboriú

Temporada de verão será aberta neste sábado, com evento nas areias da nova Praia Central

Nova Praia Central de Balneário Camboriú sedia Open de Beach Tennis

Balneário Camboriú recebe a 5ª Etapa do Torneio das Estrelas de Foot Table neste sábado; confira quem vai participar

Governo de SC publica portaria que pode comprometer o Réveillon de Balneário Camboriú

Acordo inédito proposto pelo TCE/SC possibilita liberação do Centro de Eventos de Balneário Camboriú

Transporte público volta a circular nesta quarta-feira em Balneário Camboriú; veja linhas e horários

Campeão Brasileiro mirim de skate park é de Balneário Camboriú

Surfland Brasil apresenta 2º Surfamily ASJ 2021

Diário da Cidade

Balneário Camboriú recebe o primeiro transatlântico da temporada de cruzeiros; veja fotos

Emasa lacra duas saídas irregulares de esgoto com destino final a bacia do Rio Marambaia

SIME de Balneário Camboriú divulga 565 vagas de emprego

Balneário Camboriú conquista melhor colocação na história dos Jogos Abertos de Santa Catarina

Camboriú inicia Operação Urbana Consorciada

Balneário de Piçarras recebe mais uma loja do Komprão Koch Atacadista

Audiência pública sobre o transporte público de Balneário Camboriú acontece nesta quinta-feira

Uso de máscara não é mais obrigatório em ambientes abertos em Santa Catarina

Vereadores de Balneário Camboriú aprovam orçamento de 1,38 bilhão para 2022

Governo do Estado anuncia construção de Hospital Regional em Camboriú