Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Entenda o que é e quais as vantagens do pagamento recorrente para consumidores e empresas

O avanço das tecnologias e inovações de recursos do dia a dia trazem muitas facilidades para consumidores e empresas. Uma delas, que surgiu recentemente, foi o pagamento recorrente. Essa modalidade nada mais é do que uma espécie de assinatura de um serviço, um tipo de pagamento pré-programado para acontecer com uma frequência estipulada.

 

Já bastante difundido entre os usuários de diversos serviços de streaming, o pagamento recorrente é feito por meio de um débito automático diretamente na conta do consumidor. Diferentemente do cartão de crédito — que, embora gere valores para cada parcela de uma compra que se soma em uma fatura mensal —, o pagamento recorrente significa não uma, mas várias transações.

 

Estas podem ter o caráter de mensalidades, como o caso dos serviços de streaming, mensalidades de escolas e academias, assinatura de revistas e periódico. E, também, podem ter períodos maiores como cobranças bimestrais, semestrais, anuais ou ainda mais curtos como quinzenais, semanais ou até mesmo diárias.

 

Vantagens para o consumidor

 

Na prática, o consumidor pode usufruir do serviço enquanto as parcelas estiverem vigentes. Geralmente, o acordo é feito por meio de contrato, no qual as partes entram em consonância quanto a forma de pagamento, o prazo e alguma multa, caso o contrato seja quebrado a qualquer tempo.

 

O pagamento recorrente pode, por exemplo, ser feito via cartão de débito ou Pix — neste caso chamado de Pix por recorrência. O comprador escolhe um dia do mês para acontecer o débito programado na sua conta, e, então, a cobrança será efetuada por todo o prazo de assinatura do serviço. A função do Pix é parecida, mas possui algumas regras a mais, conforme o Banco Central do Brasil.

 

Segundo o BC, o serviço passará a ser obrigatoriamente oferecido por todas as instituições financeiras a partir de outubro de 2024, e, por ora, permanece facultativo. Nele, serão incluídos pagamentos de contas comuns, como água, internet e luz. Nesse caso, o  consumidor não precisará autorizar a transação em seu banco digital, assim como é o débito automático usual.

 

Uma vantagem oferecida por diversas plataformas que oferecem o serviço é a possibilidade de flexibilizar o tipo de pagamento. Ou seja, se em determinado mês o cliente não tiver saldo ou não queira pagar por Pix ou débito em conta, a cobrança poderá ser feita no cartão de crédito, e vice-versa.

 

Vantagens para empresas

 

A adesão ao pagamento recorrente para as empresas é um serviço muito interessante de ser ofertado por uma série de razões. A primeira, certamente, é a fidelização do cliente. Oferecer um serviço como este facilita a vida do cliente, que não precisa ficar tendo que se lembrar sempre de pagar a fatura. Além disso, é possível fazer planos mais interessantes para essa parcela de consumidores e criar canais de aproximação, por exemplo.

 

Ademais, é uma maneira de diminuir a inadimplência dos consumidores. Afinal, o débito ocorre garantidamente. Sendo assim, a previsibilidade do faturamento fica muito mais evidente. Ainda que as pessoas possam deixar de aderir ao serviço por desistência ou qualquer outra razão, a receita tende a ser muito mais constante e, logo, torna-se um dado muito mais fidedigno.

 

Isso é especialmente importante para a tomada de decisões estratégicas e até mesmo para a manutenção de estoques, uma vez que se torna mais fácil quantificar o que será vendido no período. A assertividade e previsibilidade dos dados pode se tornar um bom indicativo da saúde financeira da empresa, além de torná-la muito mais transparente para os investimentos.

 

É importante, contudo, que as empresas adotem plataformas de recorrência que se adequem bem às suas necessidades. Pode ser, por exemplo, que seja necessário que todas as notas fiscais de cada transação sejam enviadas para os clientes ou que seja possível monitorar todas as transações de um único HUB. Esse e outros níveis de automação variam de plataforma para plataforma e devem ser bem observados.

Créditos: Thx4Stock/iStock

Posts Relacionados

Olimpíada de Administração destaca a sustentabilidade

Desenrola para pequenos negócios: Nova iniciativa do governo ajuda pequenos empreendedores a renegociarem dívidas

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina