Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Escola da Itaipava promove ação de conscientização e combate à dengue

Quem passou pela avenida Itaipava, em frente à Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira, nesta quarta-feira (17) percebeu uma movimentação diferente. É que 70 estudantes do 4º e 5º ano da unidade de ensino promoveram uma ação de conscientização e combate à dengue. A iniciativa também contou com o apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde. Mais de 2 mil informativos foram distribuídos ao longo do dia pelos alunos que estavam caracterizados de mosquito e de guardiões da natureza.

“A dengue mata e já matou muita gente. Então, eu acho essa ação bem necessária. É importante as pessoas saberem que não podem deixar água parada, caixa d´água destampada ou garrafas viradas para cima com água dentro”, enfatizou a estudante do 5º ano, Júlia Lunardelli.

Uma das estratégias da ação da escola foi o Portal da Conscientização, montado em frente a unidade. O espaço recebeu ainda uma decoração especial para chamar a atenção de quem passava pelo local. “Achei bem interessante toda essa movimentação. Importante receber orientações e ver que nossas crianças estão atentas a esse problema de saúde pública”, comentou Michele Menezes, que passou em frente à escola com a família.

Na ocasião, também foi lançado o vídeo “5 lugares que o Mosquito da Dengue Adora”, produzido pelos estudantes com o apoio da professora Patrícia Wanderlinde Alves, idealizadora do projeto. Para conferir o material é só  clicar aqui.

“A temática da dengue foi escolhida para ser trabalhada pelos alunos, que foram protagonistas em toda a realização desta ação. Ainda tivemos o envolvimento da comunidade, familiares, empresas e demais professores da nossa escola”, explicou a docente.

As crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Nilton de Andrade, também do bairro Itaipava, foram visitar o espaço e ficaram encantadas. Saíram da ação felizes e com muitas informações para compartilhar. “Não pode deixar a água parada, tem que cuidar com o lixo no chão. Tudo isso dá mosquito e é perigoso”, contou a estudante Ana Júlia de Oliveira Ferreira, de 5 anos.

“Trouxemos cerca de 40 alunos ao longo do dia porque entendemos ser de suma importância essa conscientização. É desde pequeno que formamos adultos ambientalmente conscientes”, complementou a professora do CEI, Rose Lana.

Outras ações devem ser realizadas ao longo do ano com o objetivo de promover uma reflexão sobre o impacto que as atitudes de cada um causam no meio ambiente, principalmente, no que diz respeito à propagação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Manuela da Veiga Marques, uma das guardiãs da natureza, sabe bem da importância de propagar essas informações e colocá-las em prática. “Uma vez por semana eu vou com a minha mãe até o cemitério do bairro para fazer uma espécie de blitz no local. Lá a gente vê onde tem água parada, conferimos os vasos. É muito legal”, disse a estudante do 5º ano da Escola Judith.

Posts Relacionados

Patinetes elétricos da JET contam com seguro para acidentes; saiba como funciona

Itajaí Shopping promove 1ª edição da Feira de Vinil de 2024

Contratação de lideranças do setor imobiliário marca início de nova fase da Lotisa em Santa Catarina

Águas de Penha e Rede Sustentável se unem em campanha de solidariedade

Itajaí inicia distribuição de uniformes de inverno e verão para cerca de 38 mil alunos

Praça do bairro São Paulo passa por revitalização em Navegantes

Almoço Festivo Nossa Senhora de Fátima, Comunidade São Roque Itajaí

Diário da Cidade

Feira de artesanato de Dia das Mães inicia nesta quarta-feira (08) em Itajaí

Semáforos do novo retorno de quadra da avenida Adolfo Konder serão ativados nesta quinta (09)

Nova sede do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí é inaugurada