Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Estado convoca 861 novos agentes de segurança

PM inicia curso para 711 novos soldados, porém déficit continua

Após quatro adiamentos, concursados serão nomeados nesta quarta-feira e começam curso de preparação de oito meses

 

Foram quatro adiamentos para que 861 novos concursados passem, a partir desta semana, a fazer parte do quadro de servidores da segurança pública de Santa Catarina. Prevista inicialmente para setembro de 2015, a nomeação de policiais militares e auxiliares criminalísticos será publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira com nove meses de atraso. Apesar de representativo, o número de novos profissionais somente ameniza um problema histórico nas forças de segurança do Estado: o efetivo.

 

Na Polícia Militar, que até a terça-feira tinha 10.193 homens e mulheres a serviço, haverá um incremento de 711 pessoas. No Instituto Geral de Perícias, serão 150 a mais. Somente na PM, o mesmo número do quadro a ser formado em fevereiro do ano que vem é o que deve se aposentar até o final do ano. No entanto, diante da crise financeira atual, o governo do Estado não sinaliza novas contratações. Até mesma as atuais ficaram em cheque diante da queda na arrecadação.

– É um número representativo quando se olha ele isoladamente, mas quando olhamos para o tempo em que eles deveriam ter entrado passa a ser insignificante. Ano passado foram 681 saídas– destaca o presidente da Associação de Praças de Santa Catarina, Edson Fortuna.

 

Os excedentes do concurso da PM cobram a nomeação, mesmo que dentro de um ano, o que não foi confirmado pelo governo. O secretário de Segurança César Grubba, consultou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre a possibilidade de prorrogação do concurso, previsto para ter um ano de validade. A PGE ainda não deu resposta. No final de abril, Grubba admitiu que o efetivo é o maior problema atualmente na segurança pública catarinense.

– Estamos correndo atrás. Não precisamos ser chamados agora, mas queremos que nos aproveitem, é mais viável economicamente do que fazer um novo concurso – pontuou Jéssica Fernanda Araújo, integrante da comissão dos excedentes do concurso da PM de 2015.

Nos próximos dias, uma audiência pública na Assembleia Legislativa debaterá a questão dos excedentes. A data ainda será marcada. A Secretaria de Segurança Pública foi procurada pela reportagem para falar sobre as nomeações e as futuras contratações, mas não retornou ao pedido de entrevista.

Nomeação de policiais civis está indefinida

Também prevista para esta quarta-feira, a nomeação de 486 policiais civis teve uma reviravolta e pode ser adiada pela quinta vez. Um processo na Justiça questiona duas questões do concurso que selecionou os candidatos. Até o início da noite desta terça-feira, a assessoria da Polícia Civil disse que ainda não havia uma decisão judicial sobre o caso. Caso as questões sejam realmente anuladas, haverá mudança na lista dos nomeados, o que acarretará em mudança na nomeação. A assessoria espera que até a manhã desta quarta-feira a situação esteja definida.

Caso confirmada a nomeação, os alunos iniciam a formação no dia 1o de julho na Academia da Polícia Civil em Canasvieiras, em Florianópolis. A duração do curso é de quatro meses e meio. Serão 420 agentes e 66 delegados.

Polícia Militar

Quando começa: convocação foi há um mês e os policiais se apresentam nesta quarta, às 8h, em sete cidades.

Curso: inicia nesta quarta-feira com a apresentação de documentos. A aula inaugural será em 13 de junho.

Onde: Centro de Ensino da Polícia Militar, no Bairro Trindade, em Florianópolis, e nos batalhões da PM de Criciúma, Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Lages e Joinville

Como será: os alunos-soldados vão se apresentar hoje e terão duas semanas para adaptação no quartel e na estrutura administrativa da corporação. No dia 13 de junho ocorrerá a aula inaugural em Florianópolis e nos outras seis cidades onde haverá formação. Os concursados terão um grade curricular de 10 horas de aula por dia nos primeiros dois meses. Ao todo, serão três módulos com 46 disciplinas. A partir do terceiro mês, em dois dias por semana, parte das tardes serão destinadas para ações monitoradas nas ruas. A carga horária foi diminuída de 1.445 horas/aula para 1.249 horas/aula. Com isso, o curso que antes era de nove meses, foi reduzido para oito meses. A intenção da diretoria de ensino é fazer com que os alunos estejam mais presentes nas ruas para treinamento. Dentre as disciplinas estudadas estão direitos humanos, criminologia e direito penal. A intenção da PM é que no final de janeiro de 2017 os policiais já possam fazer parte da Operação Veraneio. O último mês do curso de formação será voltado para o estágio com instrutor nas ruas.

Onde vão atuar: os 711 soldados serão distribuídos nas 295 cidades de SC. O governo garante que a divisão será técnica.

Instituto Geral de Perícias

Quando começa: nomeação sai no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira e os concursados têm 30 dias para apresentarem a documentação

Curso: inicia em 1º de julho

Onde: Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros, no Bairro Trindade, em Florianópolis

Como será: os concursados terão aulas de segunda à sexta-feira durante oito horas por dia por dois meses e meio. As disciplinas serão ministradas por professores contratados pelo IGP e que trabalham no governo do Estado. Parte também virá de fora de Santa Catarina. Os estudos serão focados em direito, perícias e toda a parte  de atividade prática. A partir da terceira semana, os alunos também vão trabalhar nos plantões do instituto para entrarem no ritmo dos trabalhos.

Onde vão atuar: os 147 auxiliares criminalísticos serão distribuídos nas 31 sedes regionais do IGP. Eles são os responsáveis por dar o apoio aos peritos nos trabalhos do instituto. Trabalham dentro e fora das estruturas. Nas ações de campo, seguem as orientações dos peritos. A maioria dos novos contratados será o trabalho de identificação civil, no registro das pessoas para a confecção de RGs, onde a demanda é maior. Já os auxiliares de laboratório vão ser divididos nas unidades de Criciúma, Florianópolis e Balneário Camboriú.

 

Escolhido em votação pelos catarinenses, o tema segurança será prioritário em 2016. Durante todo o ano, acompanharemos indicadores criados junto com especialistas na campanha Segurança SC – Essa Causa é Nossa. Você também pode participar desse movimento! Clique na imagem abaixo, acesse o site da campanha e saiba como. Em redes sociais, utilize a hashtag#SegurancaSC e compartilhe sua história sobre o tema.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril