Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Estudo norte-americano aponta que vacina da gripe pode reduzir gravidade da COVID-19 e até ajudar a evitar contaminação

Pesquisa com mais de 27 mil pessoas apontou que imunizados contra influenza tiveram resposta melhor ao coronavírus. Especialista reforça importância da vacinação em massa contra a gripe inclusive para evitar a demanda hospitalar neste momento

Um estudo publicado pelo American Journal of Infection Control, em fevereiro, apontou redução de 24% nas positivações da COVID-19 em pessoas vacinadas contra a gripe. Não só. A necessidade de hospitalização caiu para 42% e a necessidade de ventilação mecânica foi 55% menor, comparado a quem não se vacinou. Ou seja, respostas melhores à doença.

Segundo a enfermeira Miriam Regina Fuck, fundadora, proprietária e responsável técnica de enfermagem da Bravacinas Clínica de Vacinação, a vacina contra a gripe não substitui aquelas produzidas contra o Coronavírus, mas pode ser aplicada para diminuir os riscos de contaminação e complicações, além de evitar problemas que podem levar à necessidade de hospitalização — e até mesmo ao óbito, como pneumonia e insuficiência respiratória.

Para realização do estudo, as análises foram feitas com mais de 27 mil pessoas do Michigan, nos Estados Unidos, que fizeram o teste para Covid-19. No entanto, este é um estudo realizado após o fim dos quadros dos pacientes, chamado de estudo retrospectivo.

“O estudo aponta resultados positivos na gravidade da infecção, mas não substitui a vacina própria contra a doença. No entanto, principalmente considerando a atual crise do sistema de saúde e a escassez dessas vacinas, se imunizar contra a gripe neste ano é um escudo ainda mais importante e necessário para ajudar a reduzir a demanda sobre o atendimento hospitalar”, explica a especialista.

Ela reforça, ainda, que a vacina contra a gripe deve ser feita anualmente, pois o vírus Influenza passa por transformações e mutações, e a cada ano, conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, as vacinas são produzidas com base nos vírus mais ‘ativos’ em cada país.

“Por isso, as vacinas são atualizadas e todo mundo precisa se vacinar de novo. Existem duas opções de vacina contra a gripe. A trivalente, que é a disponível no SUS, e a ou quadrivalente, que protege contra quatro variações da Influenza e é fornecida em clínicas privadas. Ambas imunizam contra a h1n1”, esclarece.

Pessoas a partir de 6 meses de idade podem ser imunizadas contra a gripe, desde que não estejam com febre ou debilitadas no dia da aplicação, nem sejam alérgicas aos componentes da vacina. No SUS, a prioridade é para os grupos de risco, como idosos, crianças, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas.

“Para quem acabou de tomar dose contra a Covid-19, preconiza-se um intervalo de 14 dias até receber qualquer outra vacina, inclusive a da gripe. Ainda não há estudos nesse sentido, mas é a recomendação geral até que novas pesquisas sejam publicadas”, alerta Miriam.

Expectativa é de que no futuro exista uma só vacina
Futuramente, cientistas veem que uma vacina combinada contra a gripe e a Covid-19 possa existir – o assunto foi debatido recentemente pela chefe do Departamento de Doenças Infecciosas do Imperial College London, a virologista Wendy Barclay. Porém, até que isso aconteça e que todas as pessoas sejam vacinadas contra o Covid, o melhor cenário é a imunização em massa contra a gripe – o que deve ser feito anualmente.

Saiba mais
Há 13 anos no mercado, a Bravacinas é uma clínica altamente especializada, que trabalha exclusivamente com a vacinação humana. Atualmente possui duas unidades, uma localizada no centro de Itajaí, na Rua José Bonifácio Malburg, 470; e outra em Balneário Camboriú, na Avenida Martin Luther, 350.

 
Fotos: Divulgação / Huna Comunicação

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana