Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Expedição Ondas Limpas na Estrada, chega a Florianópolis neste final de semana

Promovida pela Sea Shepherd Brasil com apoio da Odontoprev, ação tem como objetivo mapear cientificamente o perfil de detritos marinhos em toda a costa brasileira

BRASIL – A Sea Shepherd Brasil, unidade brasileira da maior organização sem fins lucrativos de proteção da vida marinha e do oceano do mundo, com apoio da Odontoprev, empresa líder em planos odontológicos na América Latina, realizam a primeira expedição terrestre para mapear cientificamente o perfil de detritos marinhos em 300 praias brasileiras. A expedição chega a Florianópolis neste final de semana, realizando limpeza científica na Praia Pântano do Sul e mutirão de limpeza na praia do Campeche.

Cobrindo toda a costa brasileira, do sul ao norte, os cientistas voluntários a bordo do ônibus irão avaliar desde praias urbanas até praias desertas.

Juan Pablo Torres-Flores, Coordenador Técnico da Sea Shepherd Brasil, conta que o objetivo da expedição é gerar dados para informar a população e influenciar órgãos governamentais na criação de políticas públicas. “Mesmo com a Sea Shepherd expondo por anos como o plástico está em todo lugar no oceano, nada significativo ainda foi feito. Fica clara a urgência de abordar a questão do plástico no oceano com ciência e dados concretos, para assim exigir por políticas públicas com argumentos fortes e convicção. A expedição Ondas Limpas na Estrada visa trazer evidências científicas para que ações bem embasadas sejam tomadas com urgência”.

 

O projeto é financiado pela Odontoprev, que busca apoiar ações sociais e ambientais e, desde 2020, neutralizou 100% de suas emissões de carbono.  Durante a expedição, também serão oferecidas consultas odontológicas gratuitas para catadores em algumas áreas de parada da jornada. Renato Costa, Diretor da Odontoprev, conta que a decisão de apoiar a Sea Shepherd Brasil foi por conta da dimensão do impacto positivo que a expedição pode trazer. “Buscamos parceiros que tenham ideais alinhados aos nossos, compreendendo que questões ambientais e sociais não podem ser dissociadas. Com isso, esperamos impactar positivamente a vida de milhões de pessoas, além de gerar dados que podem resultar em ações ambientais cada vez mais efetivas”.

Sheila Ferrari, gerente de Marketing e Sustentabilidade da Odontoprev lembra que a ação faz parte da Década da Ciência Oceânica proposta pela ONU. “A Odontoprev é signatária do Pacto Global da ONU e essa expedição e todos os dados gerados vão nos ajudar a destacar a urgência na proteção do maior bioma do planeta. Essa conscientização é fundamental para o cumprimento dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente o ODS 14 –Vida na Água”.

 

A expedição conta ainda com a parceria científica do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP), referência mundial no estudo sobre resíduos m​​arinhos, participando com laboratórios de primeira linha e os melhores pesquisadores na área. Alexander Turra, Professor Titular do IOUSP, aponta a abrangência e profundidade do estudo: “Esta parceria tem a importante ambição de realizar uma leitura abrangente e a longo prazo do perfil do lixo marinho no Brasil, considerando macro detritos e microplásticos no ambiente praial e riscos do consumo de animais marinhos, e seguindo padrões mundiais de mensuração”. Atualmente, o Brasil despeja diariamente 890 toneladas de plásticos nos oceanos (Oceana, 2021), e é o sexto país que mais descarta plásticos nos oceanos em todo o mundo (Our World In Data, 2021).

SOBRE A SEA SHEPHERD BRASIL

 

A Sea Shepherd é reconhecida globalmente como a organização mais poderosa e passional da proteção da vida marinha e dos oceanos. Estabelecida em 1977 pelo capitão Paul Watson, a organização sem fins lucrativos está na missão de defender, proteger e conservar os oceanos e a vida marinha. Ela conta com a maior marinha privada do mundo, e lidera campanhas colaborativas de ação direta ‘Pelo Oceano’. No Brasil ela está presente desde 1999, e conta hoje com ações diretas de limpeza de praias, proteção de cetáceos e de educação ambiental. Para mais informações sobre a Sea Shepherd Brasil e suas campanhas por aqui, por favor, visite o site www.seashepherd.org.br

 

Emeline Domingues – Assessoria de Imprensa

Contato: comunicacao@seashepherd.org.br

Telefone/ whatsapp: (11) 96488-5548

Sobre a Odontoprev

Com cerca de 8 milhões de beneficiários, a Odontoprev é a líder no segmento de Assistência Odontológica, presente em mais de 2.600 municípios, em todas as regiões do Brasil, com mais de 26 mil dentistas credenciados.

Fundada em 1987, a empresa conta com soluções para todos os perfis de clientes, desde grandes corporações, empresas PME e planos individuais, nas marcas Odontoprev, Bradesco Dental, BB Dental e Odonto System, entre outras.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril