Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Exposição gratuita mostra as transformações do Rio de Janeiro no início do século XX

“Rio, cidade luz” será inaugurada com evento no Centro Cultural da Light no dia 19 de dezembro e permanecerá no local até 28 de fevereiro de 2024

Um olhar sobre o Rio de Janeiro do passado. O Museu Virtual Rio Memórias e a Light apresentam a exposição “Rio, cidade luz”, que será inaugurada em evento no Centro Cultural da Light, no Centro, no dia 19 de dezembro, terça-feira, das 17h às 19h. A exposição permanecerá no local até 28 de fevereiro de 2024 e poderá ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 17h, com entrada gratuita.

A mostra reúne cerca de 35 imagens que documentam o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro e as principais transformações sociais e urbanas ocorridas na primeira metade do século XX. A curadoria da exposição é assinada por Joaquim Marçal Ferreira de Andrade, designer, fotógrafo e ex-pesquisador da Biblioteca Nacional, curador do portal Brasiliana Fotográfica e professor licenciado da PUC-Rio. A abertura contará com um bate-papo entre o curador e o fotógrafo carioca Rogério Reis que tem sua obra centrada nas questões urbanas do Rio. Após o bate-papo, haverá uma visita guiada.

Mais novidades 

Simultaneamente à inauguração da exposição física, serão lançados o portal “Acervo Light” e mais duas galerias (exposições virtuais) no site Rio Memórias (www.riomemorias.com.br), todos com a curadoria de Joaquim Marçal Andrade. No portal, encontram-se disponíveis para consulta e download gratuito 1.100 fotografias do importante acervo iconográfico da Light, que poderá ser acessado a partir do site do Rio Memórias. Nas exposições virtuais “Rio cidade-luz” e “Rio, suas ruas, sua gente”, a história da expansão da infraestrutura da cidade e da ocupação das ruas é contada através de imagens que capturam momentos singulares e textos que guiam o olhar dos visitantes por novas avenidas, velhas ruas em ebulição, trilhos, bondes, chapéus, conversas roubadas e modas passadas.

– Visitar as exposições é entender as transformações da cidade, os seus costumes e o importante papel desempenhado pela Light tanto no registro quanto nas mudanças tecnológicas e urbanas. Essa iniciativa promove a democratização do acesso a esse importante acervo que até então não era disponibilizado de forma ampla para o público geral, que, a partir de agora, poderá ver imagens inéditas e icônicas, celebrando a história, cultura e contribuindo para a preservação e disseminação do valioso patrimônio histórico do Rio de Janeiro – explica Livia Baião, diretora do Rio Memórias.

Sobre o Rio Memórias 

O Rio Memórias é um Museu Virtual, fundado em 2019, que tem como missão registrar, valorizar e divulgar a história e a cultura do Rio de Janeiro. A iniciativa busca contar e recontar narrativas conhecidas e outras frequentemente esquecidas, amplificando vozes silenciadas, locais e indivíduos desaparecidos, tanto de um passado recente quanto de um passado remoto. As suas galerias narram a história da cidade sem seguir uma ordem cronológica, permitindo que os visitantes construam seus próprios roteiros pelas narrativas.

O Rio Memórias é patrocinado pela Light S.A, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pela Norsul e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual, Adam Capital, Kasznar Leonardos através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Sobre a Light 

A Light, uma das mais antigas empresas do setor elétrico no Brasil, desempenhou um papel crucial no desenvolvimento cultural e econômico do Rio de Janeiro. Fundada em 1904, a empresa foi responsável por introduzir a eletricidade na cidade, transformando radicalmente o estilo de vida e impulsionando o progresso industrial. Ao longo do tempo, a Light não apenas forneceu energia elétrica, gás, telefonia e transporte, mas também se envolveu ativamente em iniciativas culturais.

A empresa atua em 31 municípios do Rio de Janeiro, incluindo a capital, e mantém um compromisso com o desenvolvimento social, cultural, educacional, esportivo e ambiental do estado do Rio de Janeiro, por meio de uma política de patrocínio a projetos incentivados que estejam alinhados aos valores da empresa, buscando entregar serviços que possam contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade.

Esse comprometimento cultural culminou na inauguração do Centro Cultural Light, concebido como um espaço multifuncional, promovendo exposições, eventos culturais, palestras e atividades educativas.

Evento de lançamento – programação:

Data: 19/12/23, terça-feira, das 17h às 19h

Local: Centro Cultural da Light – palco do bonde

Endereço: Av. Marechal Floriano, 168, Centro, Rio de Janeiro – RJ

17:10 – 17:20 – abertura formal da exposição pelo Diretor Vinicius Roriz e o Superintendente Daniel Mendonça, da Light, e Mary Paranaguá e Livia Baião, diretoras do Rio Memórias.

17:20 – 18:00 – Conversa entre o curador do portal “Acervo Light” e das exposições físicas e virtuais – Joaquim Marçal Andrade – e Rogério Reis. Temas a serem abordados: a constituição do acervo da Light, seus fotógrafos, o olhar do curador, a Light e o desenvolvimento da cidade.

18:00 – 18:30 – Visita à exposição com o curador.

18:30 – 19:00 – Coffee Break

Convidados especiais: Secretaria de Cultura do Estado e do Município

Serviço da exposição:

“Rio, cidade luz”

Local: Centro Cultural da Light, avenida Marechal Floriano, 168, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Duração: de 19 de dezembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2024

Dias e horários: de segunda a sexta, das 10h às 17h

Entrada: gratuita.

Mais informações: https://riomemorias.com.br/

Posts Relacionados

Expoflora inicia venda de ingressos promocionais em número limitado

Bruno Mello anima happy hour no Mercadão de Coqueiros, em Florianópolis

Sete shows musicais agitam o Jurerê OPEN no final de semana

Dia da Obesidade (4/03): exposição fotográfica reúne 12 histórias de superação em Florianópolis

Reabertura do Main Room do Warung, o famoso ‘pistão’, será em 29 de março com Vintage Culture e Paul Kalkbrenner

Cantora Dani Kramar grava DVD ‘Estrelar’ nesta quarta-feira, na SHED Club, em Balneário Camboriú

4 dicas para montar um bar em casa

Sono é importante para promover saúde física e mental

Orquestra Filarmônica Catarinense divulga 41 músicos pré-selecionados para seu corpo fixo

Tetto BC tem carnaval e jazz no final de semana