Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Faesc reúne Sindicatos Rurais em Chapecó para comemorar conquista sanitária

Faesc reúne Sindicatos Rurais em Chapecó para comemorar conquista sanitária

Com o objetivo de comemorar o DIA A – que assinala a plena erradicação da Febre Aftosa no Brasil – a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) reunirá os Sindicatos Rurais do oeste e extremo oeste nesta quinta-feira (05), às 10 horas da manhã, na Sala Guarani do Mogano Premium Hotel (Avenida Fernando Machado – 574-E) em Chapecó.

Além de lideranças, produtores e empresários rurais, participarão do evento representantes do Ministério da Agricultura, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

O presidente José Zeferino Pedrozo disse que é preciso celebrar a conquista do status sanitário – para todo o Brasil – de área livre de febre aftosa com vacinação, com a mobilização dos produtores rurais. Lembra que o País necessitou de 60 anos de trabalho para ficar livre de aftosa com vacinação, enquanto Santa Catarina está ainda mais avançada, pois desfruta da condição de área livre sem vacinação.

O dirigente destacou o papel dos produtores rurais, das agroindústrias e do Ministério da Agricultura em criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de País livre da febre aftosa com vacinação e ampliar as zonas livres da doença (sem vacinação). Zona livre sem vacinação, o Estado de Santa Catarina manteve em 2017 seu status sanitário.

Em maio deste ano, durante a reunião anual da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, a entidade deverá anunciar o Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação. A certificação oficial pela OIE de que todo o território nacional é livre da doença com vacinação contribuirá para ampliar e abrir novos mercados internacionais às carnes brasileiras.

O reconhecimento pela OIE deverá consolidar o processo coordenado pelo Ministério. No início de dezembro, quando foram declaradas novas zonas livres da febre aftosa com vacinação no Amapá, Roraima, em grande parte do Amazonas e em áreas de proteção no Pará, finalizou-se nacionalmente o processo de erradicação da doença. Em abril, completaram-se 11 anos sem registro de ocorrência de aftosa no País.

A programação prevê às 10 horas recepção, às 10h15 abertura, às 11 horas manifestações e palestras sobre o DIA A e a plena erradicação da febre aftosa no Brasil. Às 12 horas será servido almoço.

REUNIÃO REGIONAL

No período da tarde, a Faesc reunirá os Sindicatos Rurais do oeste e extremo oeste catarinense a partir das 14 horas, no mesmo local, para a discussão de assuntos relacionados à agricultura e ao agronegócio. O encerramento está previsto para as 17 horas.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo