Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Familiares e infectados pela Covid-19 têm direito a benefícios do INSS

Há pelo menos 1 ano e meio, muitos brasileiros estão sendo infectados pelo vírus da Covid-19. A doença deixa sequelas e já matou mais de 580 mil pessoas no Brasil. Segundo o advogado Jean Postai, especialista em Direito Previdenciário, familiares e cidadãos que passam pelo Coronavírus têm direito a receber benefícios do INSS. Entre eles, estão: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

Segundo dados da Secretaria de Previdência, somente no primeiro semestre deste ano – de janeiro a junho de 2021 – 64.861 pessoas foram afastadas do trabalho por conta da doença, ante 37.045 de todo o ano passado.

AUXÍLIO DOENÇA: é o benefício mais solicitado, sendo concedido após 16º dia de afastamento. Também conhecido como Auxílio de Incapacidade Temporária. Para ter o direito, a incapacidade temporária deve ser constatada por perícia médica. O advogado pontua que o segurado precisa geralmente comprovar a carência mínima de 12 contribuições para ter direito de pedir o auxílio-doença. “O trabalhador também precisa ficar atento às contribuições pagas pelos empregadores para que o benefício não seja negado, em caso de necessidade futura, por falta de pagamento por parte da empresa”, diz Jean.

AUXÍLIO-DOENÇA POR ACIDENTE DE TRABALHO: Esse auxílio vale para os profissionais que adquiriram a doença em sua atividade de trabalho. “A contaminação por Covid-19 é considerada ocupacional quando a infecção ocorre de forma acidental no ambiente de trabalho. Porém, é necessário comprovar que o local não estava em conformidade com as medidas de segurança exigidas pelos órgãos de saúde”, explica Jean. Com isso, o trabalhador tem direito ao benefício integral, a partir do primeiro dia de contratação, e estabilidade de 12 meses no emprego.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ (OU INCAPACIDADE PERMANENTE): o trabalhador tem direito a solicitar quando um perito atesta sua incapacidade – definitiva ou por tempo indeterminado – para exercer sua atividade profissional.

PENSÃO POR MORTE: Em caso de morte de segurado por causa da Covid-19, os familiares podem reivindicar pensão por morte ao INSS. “Se a doença foi causada em razão do trabalho, o cálculo será de 100% sobre o salário de benefício, e não existe número mínimo de contribuições para o seu pagamento. Caso não seja em decorrência do trabalho, o valor inicial é de 50%, mais 10% para cada dependente”, explica o advogado.

DIREITOS TRABALHISTAS: o advogado Jean Postai também destaca que além desses benefícios, o trabalhador e seus dependentes podem também ter direitos securitários e trabalhistas, tais como: Indenização por dano moral; Indenização por danos materiais (exemplo: compra de remédios, fisioterapia e gastos hospitalares); Estabilidade acidentária no caso de retorno ao trabalho (pelo período de 12 meses); Recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) durante o afastamento; Pensão mensal, paga pelo empregador, aos dependentes em caso de falecimento; e recebimento de eventual seguro de vida profissional (caso a empresa oferecesse aos funcionários).

Como solicitar o benefício

Os segurados podem agendar a perícia presencial em uma das agências do INSS que estiverem prestando este serviço, pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS.

Posts Relacionados

Aumento do desemprego, queda do poder de compra e a recuperação do orçamento familiar preocupam na região Sul

Maior evento de geotecnologia acontece esse mês e mostra quem está na liderança da transformação no país

Vida de 35 milhões de brasileiros está em risco por falta de saneamento básico

Setembro Amarelo: ansiedade e estresse deixam trânsito brasileiro mais violento

Diário da Cidade

‘Golpe da novinha’, a nova modalidade de cibercrime no Brasil

Pela primeira vez, aplicativo de comida brasileiro atenderá uruguaios na fronteira

Mandar prints de conversas do WhatsApp pode gerar indenização

Agosto encerra com a média da gasolina próxima dos R$ 6 na Região Sul, aponta Ticket Log

Venda de passagens rodoviárias dobra no feriado de 7 de setembro

“Passaporte da vacina está em conformidade com a Constituição Federal e não há impedimento à sua aplicação”

Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT) repudia o ataque feito à imprensa nesta quarta-feira (08/09)

Mitos e verdades sobre a mamografia

Estes são os top 10 países mais felizes do mundo

Dia mundial de Duchenne: PTC apoia campanha “Esse menino sou eu” para conscientização sobre doença rara

Tecnologia brasileira para transporte público sustentável é destaque em evento internacional

Diário da Cidade

PT perde ação de dano moral contra Luciano Hang

Diário da Cidade

CBF anuncia Kwai como novo patrocinador das seleções femininas e masculinas

PL quer restringir direito de dirigir a agressores de mulheres

Correios, Viracopos e Receita Federal iniciam projeto para embarque de carga internacional

Indústria do cimento apresenta soluções para gestão e destinação de resíduos para cidades sustentáveis